sexta-feira, 20 de julho de 2007

Tragédia TAM - “Melhor Prevenir do que Remediar”

Tragédia TAM - “Melhor Prevenir do que Remediar”

A paz de Cristo. Quem nunca ouviu o ditado popular melhor prevenir do que remediar? Acredito que a maioria já ouviu. Mas nós, brasileiros, dificilmente remediamos, quase nunca nos antecipamos aos problemas, é uma questão cultural. Vou citar alguns exemplos:
Sempre fazemos as compras na véspera do natal e sabemos que fazendo assim enfrentaremos aquele tumulto, sendo que poderíamos ter ido comprar antes;
Esperamos o doente doer para irmos ao dentista;
Esperamos chegar o bilhete da escola, para então fazermos uma visita na instituição que cuida do nosso maior patrimônio: nossos filhos.

Poderia escrever aqui umas 10 páginas sobre atitudes tomadas sem a mínima prevenção. Agora, as atitudes relacionadas acima são de cunho pessoal, cada autor arca com as devidas conseqüências. Mas o que fazer quando atitudes de autoridades, órgãos governamentais e empresas não se previnem e o cidadão comum é penalizado? É assim que vejo essa tragédia com o avião da TAM. Não me interessa saber se a culpa foi do piloto(inclusive ele também foi vítima e sua família chora essa perda, apesar da mídia nem tocar no assunto como se ele e o co-piloto não existissem),, se foi falha no sistema da aeronave, ou se a pista estava sem condições de pouso, importa é que duas centenas de pessoas ou mais, pagaram um alto preço perdendo a própria vida. Primeiro se espera que a tragédia, o desastre ocorra e depois se estuda a decisão para que um outro desastre não aconteça. E nessa atitude débil e nojenta, quantas pessoas inocentes terão que morrer para que as autoridades entendam que é “melhor prevenir do que remediar”. Há, parece que o Sr. Presidente resolveu criar umas medidas preventivas, afinal de contas, o excelentíssimo sempre desembarca em congonhas e com certeza não quer ser a vítima de número duzentos e alguma coisa.
O Brasil está de luto. Que Deus conforte o coração das famílias das vítimas nesse momento intenso de dor. Quanto a nós, oremos para que eles recebam refrigério na alma, e principalmente, para que não ocorra mais nenhuma tragédia.

Em Cristo,
Anderson Vieira

terça-feira, 17 de julho de 2007

EVANGELISMO – A CHAMA QUE ARDE NO CORAÇÃO DE DEUS

Evangelismo – A chama que arde no coração de DEUS

A paz de Cristo. Nesses últimos dias o Espírito Santo tem me inspirado a escrever sobre missões, salvação, evangelismo, proclamação do evangelho. Tenho refletido e buscado entender a razão pela qual nos dias em que estamos vivendo, muito pouco se fala acerca da importância do evangelismo, quer seja nos púlpitos, quer seja em campo, ou até mesmo pela internet. No sábado que passou não consegui pregar os olhos enquanto não escrevi esse devocional, Deus por alguma razão me fez escrever sobre este assunto e espero que edifique o Corpo de Cristo, ou seja, a todos nós. E o que é Evangelismo?

Evangelismo é a ação cujo objetivo é levar os homens a conhecerem sua condição de pecadores perdidos e a conhecerem o plano de Deus para sua salvação; induzi-los à aceitação de Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador e Senhor, e integrá-los na vida cristã.

Nesta definição vamos encontrar três pontos básicos de apoio que devem ser verificados, são eles:

1 - Informação: Evangelismo é uma ação que tem por fim informar. Se faz necessário que o ser humano seja informado de sua condição de pecador e de sua vida distanciada da presença de Deus, da necessidade de arrepender-se de seus pecados e ser informado que Deus o ama (Jo 3.16), que entregou seu filho para salvá-lo.

2 - Convencer: Evangelizar também é convencer o homem de seu estado pecaminoso, é convencer o pecador de que ele precisa de salvação.

3 - Integração: Consiste no discipulado, durante o qual o novo crente aprende as doutrinas bíblicas, cresce em poder e fé e se desenvolve, aplicando-se cada vez mais ao serviço de Deus. Desta forma a evangelização de uma pessoa não termina quando ele aceita a Jesus, mas começa.

Mas quero transmitir aquilo que brotou em meu coração enquanto eu meditava nas Sagradas Escrituras acerca de Evangelismo. Acredito que, alguns fatores podem ser os responsáveis pela falta de proclamação das boas novas no mundo:

1º) A maioria das pessoas não exerce o evangelismo pela falta de esclarecimento e ferramentas acerca do assunto:
Os crentes de nossa época em sua maioria ainda não entenderam que missão é o apostolado transferido para a igreja, que somos nós. O “ide” está direcionado a todos que foram alcançados pela graça de Deus e que desfrutam do novo nascimento. Missão não é primariamente uma atitude da igreja, mas um atributo de Deus. Concordo que para se falar do amor de Jesus e dar testemunhos não é necessário ser Doutor em Divindade em Teologia, mas para se fazer evangelismo é necessário estratégias, preparo e muita, mas muita intercessão, pois evangelismo é uma batalha. Ao olharmos para Jesus vemos claramente que o Messias possuía estratégias. E sempre que Jesus abria a boca alguém era alcançado por sua graça. Hoje, a maioria das igrejas(não estou generalizando, apenas partindo dos programas evangélicos que são expostos nos grandes veículos de comunicação de massa), quase não falam de evangelismo e de como ganhar almas, já que o que ocupa quase todo o tempo das mensagens são os temas: prosperidade e bênçãos. Não tenho nada contra isso, pois são temas bíblicos e estão dentro da vontade de Deus, mas temo que supervalorizamos o que é material e passageiro, e nos esquecemos do que é eterno. É bem provável que a liderança eclesiástica tem falhado em não dar a devida atenção ao tema evangelismo e à sua prática.

2º) O egoísmo tem sido uma barreira para que não propaguemos o evangelho:
No salmo 103, a Palavra de Deus nos alerta a não nos esquecermos de nenhum dos benefícios de Deus. Mas vivemos dias de falta de sensibilidade para com o nosso próximo, para com as pessoas, para com a natureza e o mundo. Tem pessoas que são capazes de tropeçar num mendigo e sequer estendem a mão para ajudá-lo ou até para orar por ele. Se nós somos gratos a Deus por tudo o que Ele tem feito, qual a melhor forma de agradecê-lo senão compartilhando pelos quatro cantos da terra acerca do seu infinito amor Ágape. A verdade é que a nossa relação vertical com Deus se reflete na nossa relação horizontal com as pessoas no meio onde estamos inseridos.

3º) As pessoas não fazem evangelismo porque não se sentem preparadas:
Por que digo isso, com que base, que petulância você pode estar dizendo! Mas temos visto e buscado as bênçãos de Deus e não o Deus das bênçãos. O direcionamento ao que é passageiro e a falta de foco no que é eterno tem separado as pessoas do Deus verdadeiro, o que tem gerado inevitavelmente, falta de intimidade com o Senhor, que gera um despreparo. E como que se faz evangelismo, como se fala de Deus sem possuir intimidade? Sem possuir o mínimo de preparo? Só podemos falar daquilo que conhecemos.

Alguns fatores têm ajudado em nosso despreparo:

Falta de Leitura da Bíblia – O profeta Oséias disse - o povo tem padecido pela falta de conhecimento das Escrituras. A cultura brasileira não é adepta à leitura e quando nos deparamos com a Bíblia contendo 66 livros, nem preciso dizer o que ocorre, prova disso é que muitos sequer conhecem os evangelhos. Sem leitura bíblica fica difícil ter intimidade com Deus, pois sem leitura não há conhecimento das promessas feitas a nós.

Falta de Oração, Intercessão e Vigília - Sem leitura bíblica, sem conhecimento das promessas, sem oração, intercessão e vigílias, acontece muitas vezes de termos que fazer orações relâmpagos por nos faltar palavras. E aí acabamos orando com vãs repetições. A oração é um momento íntimo com Deus. Se muitas vezes não oramos nem por nossas vidas, quanto mais interceder por alguém. Sem oração e sem intercessão, coitada da igreja.

Falta Escola Bíblica Dominical – Contemplamos no passar dos anos a extinção da EBD em inúmeras denominações. Essa prática tem se tornado comum por incrível que pareça. O culto não abre espaço para sanar dúvidas, lugar de aprender é na EBD. Agora sem a EBD, sem estudos, como fica a intimidade com Deus? Que Deus tenha misericórdia de nós. Pois muitos estão perguntando o que é evangelismo, o que é o evangelho, o que são as boas novas?

Fica no ar a pergunta: A igreja de hoje tem datashow, internet, liberdade para proclamar o evangelho em solo brasileiro sem perseguição e sabe que Jesus Cristo transpirava evangelismo. O que falta para a igreja se posicionar e resgatar tantas almas que carecem de salvação?

Efatah

Em Cristo,
Anderson Vieira

quarta-feira, 11 de julho de 2007

JESUS CRISTO VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO!

Jesus Cristo veio buscar e salvar o perdido!
(Lc 19:10)


A paz de Cristo. Vivemos dias caóticos, dias de quebra de valores morais, familiares, sociais e econômicos, jamais se viu tantos escândalos cuja motivação foi o dinheiro. Não é novidade que o mundo está repleto de pessoas que não conhecem a Palavra de Deus e nem o Deus da Palavra, e por serem ignorantes quanto aos mandamentos divinos vivem uma vida marcada pelo pecado. Existem ainda pessoas que conhecem, e bem, as Escrituras Sagradas, mas mesmo assim pecam incessantemente.

Esse artigo é direcionado para todos que desconhecem o Redentor da humanidade, Jesus Cristo, o meigo nazareno. Quero dizer que Deus ama o pecador, mas abomina o pecado. A prática do pecado desagrada a Deus e gera condenação eterna para todo aquele que nele permanece e não busca uma mudança de atitude, mas hoje, se reconheceres sua posição de pecador e se arrepender, poderás ser perdoado e ainda alcançar a vida eterna na pessoa de Jesus Cristo. Aceite-o como Único e Suficiente Senhor e Salvador da sua vida e desfrute da graça(favor imerecido) da parte de Deus.

Você pode estar dizendo nesse momento que não é digno sequer de rogar o nome de Cristo por estar fazendo algo errado, mas saiba que Jesus Cristo quer transformar a sua vida. Jesus disse: Os sãos não precisam de médicos, e sim os doentes. Não vim chamar os justos, e sim os pecadores, ao arrependimento. Mesmo ignorando a Jesus, Ele se preocupa com você e quer te libertar de prisões e algemas do reino físico e espiritual. Jesus te chama, o que acha? Não gostaria de atender ao seu chamado? Saiba que Deus é amor. Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração. Jesus veio buscar e salvar o perdido(Lc 19:10).

Está relatado na Bíblia acerca de uma mulher que foi flagrada em adultério e levada pelos doutores da lei à presença de Jesus. O mestre disse aos homens que a levaram: Quem nunca pecou atire a primeira pedra e todos os homens se retiraram e então Jesus disse-lhe: Eu também não a condeno, vá e não peques mais(Jo 8:11). Deixe agora mesmo a vida de pecados e se entregue aos braços de Jesus. Viva a verdadeira liberdade, pois se Jesus libertá-lo, verdadeiramente sereis livre(Jo 8:36).

Eu que vos escrevo, um dia estive algemado e preso espiritualmente, mas hoje vivo livre e na graça de Cristo. Tome essa decisão. Se você confessar com a sua boca que Jesus é o Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo(Rm 10:9). Aleluia. Só Jesus é o caminho, a verdade, e a vida(Jo 14:6). Venha agora mesmo pra Jesus.

Deus te ama!

Em Cristo,
Anderson Vieira

terça-feira, 3 de julho de 2007

Os Frutos da Provação

Os Frutos da Provação
“O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos corações prova o Senhor”. Pv 17:3

A paz de Cristo. Esse texto de Salomão é extremamente interessante, pois o autor utiliza-se de uma analogia para nos ensinar algumas verdades. O crisol como todos sabem, é um tubo de ensaio, onde se coloca a prata e produtos químicos com o intuito de clareá-la, já que com o tempo a prata tende a escurecer. Já o forno em altas temperaturas derrete o ouro e tira toda a sua impureza. Muitas vezes somos lançados na fornalha e provados no fogo, mas o objetivo de Deus é que sejamos purificados, cresçamos e obtenhamos amadurecimento espiritual. Só assim poderemos tomar atitudes semelhantes à de Habacuque, e mesmo na escassez exultaremos no Deus da nossa salvação.

Ao contrário do que muita gente pensa, a provação produz frutos em nossas vidas, e frutos de ótima qualidade. Quero enumerar ao menos três deles:

1º Fruto da Provação é o Poder de Deus
O Apóstolo Paulo em sua segunda epístola aos Corintios, no capítulo 12, versos 7 a 10, vai nos revelar que na fraqueza e na provação, o poder de Deus é aperfeiçoado. É na luta, é no campo de batalha que contemplamos o poder de Deus. Vejamos alguns exemplos:

O que seria de José sem a traição de seus irmãos e sem a sua venda como escravo?
O que seria de Jacó caso não tivesse o embate com o anjo do Senhor no Vale de Jaboque?
O que seria do Profeta Elias sem o confronto com os profetas de baal e Jezabel?
O que seria de Davi sem o confronto com Golias?
O que seria de Paulo, antes Saulo, sem o encontro com Jesus em Damasco?
O que seria o evangelho hoje, sem a perseguição aos apóstolos após pentecostes?
O que seria de João caso não fosse levado para a ilha de Patmos?
Irmãos, o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza, é na provação que é revelada a Glória de Deus.

2º Fruto da Provação é a Esperança
Deus acrescenta na provação esperança em nós. Sabemos que não há deserto, nem tampouco tempestade que dure para sempre. Quando olhamos para os heróis da fé em Hebreus 11, quando olhamos para Jesus, o meigo nazareno, temos em nós a esperança da glória. Colossenses 1: 27b diz: Cristo em vós, a esperança da glória.

3º Fruto da Provação é a Comunhão
Jó declarou que conhecia a Deus só de ouvir, mas que após toda a luta seus olhos podiam contemplar o Senhor(Jó 42:5). Jó durante a provação, passando pelo vale conheceu melhor a Deus, obteve mais comunhão. Foi nessa grande guerra que Jó teve experiências sobrenaturais com Deus. Por isso, não se desespere, nem se assuste, pois essa peleja irá gerar frutos em sua vida. Prepare-se para contemplar o milagre de Deus. E se o tempo for de escassez, exulte, confie no Deus provedor. Confie no Deus de Abrão, Isaque e Jacó.

Em Cristo,
Anderson Vieira