terça-feira, 30 de outubro de 2007

Israel, testemunha ocular do grande poder do Senhor.

Mas os israelitas atravessaram o mar pisando em terra seca, tendo uma parede de água à direita e outra à esquerda. Naquele dia o Senhor salvou
Israel das mãos dos egípcios, e os israelitas viram os egípcios mortos na praia. Israel viu o grande poder do Senhor contra os egípcios, temeu o Senhor e pôs nele a sua confiança, como também em Moisés, seu servo. (Êxodo 14:29-31)

A paz de Cristo. Após centenas de anos de escravidão no Egito, Deus levanta um libertador chamado Moisés e Israel então é liberta do opressor faraó. Os grilhões da escravidão são despedaçados pela mão forte e poderosa do “Eu Sou”.

Israel é o povo eleito; o povo da aliança e da adoção; é o povo do qual Deus chamou para uma relação de amor e comunhão. Mas, quanto mais próximos de Deus estamos, maior obediência e fidelidade nos é requerida. Grande é a bênção dessa proximidade divina, mas grande é, também, a responsabilidade de viver em conformidade com a soberana vontade do Todo Poderoso. Deus fez por Israel o que não fez por nenhuma outra nação.

A Bíblia declara no capítulo 14, verso 31, que esta nação acima descrita viu o grande poder do Senhor. Israel foi testemunha ocular dos feitos poderosos do Guarda de Israel, o Senhor dos Exércitos, o Deus verdadeiro, o Criador dos Céus e da terra. Mas a Bíblia também declara que três dias após terem visto os grandes feitos começaram a reclamar por não encontrarem água. Dias antes Miriã estava tocando tamborim e entoando cânticos a Deus, mas em pouquíssimo tempo, 72 horas depois de caminhar no meio do mar e ver Deus em ação, o povo se esquece dos favores de Deus.

Hoje, o Israel de Deus somos nós. Será que nós, nos dias de hoje, mesmo contemplando os grandes feitos de Deus, será que nós nos esquecemos com facilidade? Acredito que a resposta seja sim. Temos imensa dificuldade não só em lembrar dos favores de Deus, como de agradecê-los. Basta uma provisão não ocorrer como queremos para nossa metralhadora automática chamada língua entrar em ação. Não podemos jamais esquecer dos benefícios do Senhor para com as nossas vidas. Devemos ser gratos a tudo quanto o Senhor tem feito. O zelo do Senhor permanece sobre nós, vejamos o Seu grande poder e rendamos graças por tudo o quanto Ele tem feito.

O último versículo do livro do Êxodo relata que de dia a nuvem do Senhor ficava sobre o tabernáculo, e de noite havia fogo na nuvem, à vista de toda a nação de Israel, em todas as suas viagens. Aleluia. Vejamos a nuvem do Senhor e lembremo-nos dos seus grandes feitos e da sua maravilhosa graça, o favor imerecido que temos recebido desde o ventre materno.

Em Cristo,
Anderson Vieira

A palavra de Deus é alimento e a certeza da vitória

A palavra de Deus é alimento e a certeza da vitória

Graça e paz amados irmãos। A palavra de Deus é o alimento diário do cristão, ou melhor, deveria ser, pois infelizmente, muitos lares cristãos estão desprovidos de apetite espiritual. A bíblia sagrada fica na estante a semana toda, sendo manuseada e lida apenas nos dias de culto na igreja. O que é um grande erro.

A vida espiritual é um grande processo que por meio do conhecimento da palavra, vamos subindo cada degrau diariamente। Se não estamos acostumados a subir um degrau por dia, não conseguiremos subir dezenas de degraus quando for necessário. (Lc 4:4) “E Jesus lhe respondeu, dizendo: Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus”. Tenho um exemplo bem simples: Um amigo meu não jogava futebol, nem praticava atividades físicas há muito tempo. Um belo dia desses, ele resolveu bater uma bolinha, na primeira corrida que ele deu, sofreu um estiramento na coxa, sendo obrigado a parar de jogar.

Da mesma maneira acontece com aquele cristão que não se alimenta da palavra। Na primeira batalha com o inimigo, ele é derrotado em fração de segundos, pois está desprovido da armadura da justiça. A palavra do Senhor é o nosso escudo diário, a nossa vitamina, alimento saudável e que não engorda. Podemos devorar a palavra de Deus em abundância e não engordaremos 1 kg sequer, mas ganharemos massa muscular espiritual.

Um atleta passa horas treinando diariamente para que consiga competir em pé de igualdade com os seus adversários, mas tem muito crente querendo enfrentar satanás sem preparo algum। Não se alimenta da palavra, não traça estratégias, tampouco ora e vigia. Por isso, se torna presa fácil. Ainda bem que a misericórdia do Senhor dura para sempre, senão muitos de nós já teríamos sucumbido.

Agora, quando o cristão tem um compromisso sério com o Senhor, se alimenta da palavra, se reveste da armadura da justiça, vigia e ora, aí meu irmão, sai da frente, pois um exército de anjos vai abrindo caminho, Aleluia।

Temos inúmeros exemplos na palavra de Deus, homens que se prepararam e alcançaram a vitória, mas existem 3 judeus que nos deram um exemplo espetacular de ousadia e preparo espiritual: Sadraque, Mesaque e Abednego não se prostraram diante da estátua que o rei Nabucodonosor havia levantado e enfrentaram a fúria do rei। (Dn 3: 19-20 ) “Então Nabucodonosor se encheu de furor, e mudou-se o aspecto do seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abednego; falou, e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer. E ordenou aos homens mais poderosos, que estavam no seu exército, que atassem a Sadraque, Mesaque e Abednego, para lançá-los na fornalha de fogo ardente”. Aos olhos dos homens e do rei, aqueles homens estavam condenados a morte, mas o que eles não sabiam é que Deus é fiel para com aqueles que o buscam em verdade. (Dn 3: 24-28) “Então o rei Nabucodonosor se espantou, e se levantou depressa; falou, dizendo aos seus conselheiros: Não lançamos nós, dentro do fogo, três homens atados? Responderam e disseram ao rei: É verdade, ó rei. Respondeu, dizendo: Eu, porém, vejo quatro homens soltos, que andam passeando dentro do fogo, sem sofrer nenhum dano; e o aspecto do quarto é semelhante ao Filho de Deus. Então chegando Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde. Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo. E reuniram-se os príncipes, os capitães, os governadores e os conselheiros do rei e, contemplando estes homens, viram que o fogo não tinha tido poder algum sobre os seus corpos; nem um só cabelo da sua cabeça se tinha queimado, nem as suas capas se mudaram, nem cheiro de fogo tinha passado sobre eles. Falou Nabucodonosor, dizendo: Bendito seja o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, que enviou o seu anjo, e livrou os seus servos, que confiaram nele, pois violaram a palavra do rei, preferindo entregar os seus corpos, para que não servissem nem adorassem algum outro deus, senão o seu Deus”. Aleluia.

É isso que Deus quer fazer na minha e na sua vida amado(a), mas para que isso ocorra, precisamos confiar no Deus que servimos, crer, alimentar-se da palavra, se preparar para a competição, ganhar força no Senhor, para então, andarmos sobre o fogo dando gritos de júbilo sem sofrer dano algum. Este Deus a quem servimos é o Deus do impossível. (João 8.32) “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Ef 6:10) “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”. (I Pedro 5:10) “E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá”.

A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós

Anderson Vieira

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Gênesis – Um livro marcado pela inveja

Gênesis – Um livro marcado pela inveja

A paz de Cristo. Gênesis é um livro fascinante, nele está inserido: A criação de Deus; a Arca de Noé; a Torre de Babel; a destruição de Sodoma e Gomorra, entre outras coisas formidáveis. Mas eu quero abordar algo que está explícito e implícito de forma tão acentuada, que eu não poderia ignorar. Este livro que é o cartão de visitas de toda a Escritura Sagrada é marcado pela “inveja”. Isso mesmo. Do começo ao fim a inveja se desnuda em quase todos os 50 capítulos.

(Gn 3) Adão e Eva tinham comunhão plena com Deus no Éden. Mas Satanás utiliza-se da serpente para enganar Eva. Satanás após ser expulso do Éden conforme relata (Ez 28:13-16), havia perdido todo privilégio diante do Altíssimo. Por várias razões e também por inveja, Satanás armou essa cilada maligna contra Adão e Eva.

(Gn 4:3- 8) O primeiro homicídio bíblico foi entre família e motivado pela inveja. Caim assassinou Abel porque Deus se agradou das primícias ofertadas por Abel.

(Gn 16:6) Sarai era estéril e ao ver Hagar grávida de Abrão a maltratou de tal maneira que a fez fugir para o deserto. Motivação: inveja.

(Gn 26:14) Isaque prosperou tanto na terra dos filisteus que a Bíblia diz que o invejavam. O rei Abimeleque o expulsou da terra. Os poços de Isaque estavam sendo entulhados também por inveja.

(Gn 25: 29- 34) Jacó com um prato de lentilha comprou a primogenitura de Esaú seu irmão. Em (Gn 27:36) Esaú desabafa, pois Jacó se disfarça dele para ser abençoado pelo pai em seu lugar. Como todos sabem, Jacó significa: enganador. E porque não dizer “invejoso”.

(Gn 37) Em Gênesis 37 novamente vemos assassinato entre família, assassinato dos sonhos de um jovem chamado José. A partir do momento que José compartilha com seus irmãos os sonhos dados por Deus a ele, a inveja arde no coração deles e motivados por ela, vendem-no como escravo.

Por que será que Deus permitiu que todas essas situações relacionadas à inveja fossem tão destacadas logo no primeiro livro da Bíblia? Creio que para nos alertar sobre o perigo desse sentimento maligno. Que a inveja seja lançada para bem longe dos nossos corações.

Olhemos a atitude de José para com os seus irmãos invejosos: “Não tenham medo. Estaria eu no lugar de Deus? Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.” (Gn 50: 19-20)

José não pagou o mal que lhe fizeram com a mesma moeda. Os invejosos darão contas dos seus atos diante do tribunal celestial.
Que a inveja não crie raízes em nossos corações. Que a inveja não crie raízes no coração da Noiva de Cristo.
O Deus de Abraão, Isaque, Jacó e José é conosco.

Em Cristo e sem inveja alguma,
Anderson Vieira

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

FIDELIDADE OU INFIDELIDADE?

Fidelidade ou Infidelidade?

A paz de Cristo. Será que eu e você somos pessoas fiéis? Ontem no culto da minha igreja o pastor ressaltava uma questão no mínimo triste, a infidelidade dos irmãos em relação às suas denominações, é um troca-troca, um vai e vem, pessoas que já passaram por dezenas de igrejas e não criam raízes em lugar nenhum. Talvez a porção do fruto do Espírito menos buscada pelos cristãos seja aquela que se refere à “fidelidade”. Em oração pedimos muitas coisas, mas dificilmente pedimos fidelidade. A palavra “fiel” aparece na Bíblia quase 100 vezes; “fidelidade” aparece mais de 60 vezes; “fidedigno”, 03 vezes; “fielmente”, 08 vezes. Tantas ocorrências revelam o valor que Deus aplica a essa questão.

E quando somos infiéis?
· Somos infiéis quando administramos de qualquer jeito o nosso tempo, gastando-o sem disciplina e objetividade; quando somos preguiçosos e indolentes, principalmente no que tange ao reino de Deus.
· Somos infiéis quando faltamos com a verdade; quando marcamos uma visita e falhamos, sem avisar antes.
· Somos infiéis quando não pagamos nossas dívidas; quando não devolvemos o nosso dízimo; quando não devolvemos o que tomamos emprestado: livro, jóia, roupa, dinheiro; quando não pagamos devidamente os impostos. A Bíblia declara em Romanos 13, verso 8, que não devemos dever nada a ninguém, exceto o amor.
· Somos infiéis quando não cuidamos da nossa família, mesmo quando cuidamos das coisas de Deus; quando não cuidamos do rebanho colocado sob a nossa responsabilidade; quando não cuidamos da nossa própria vida.

Deus nos chama à fidelidade. É sendo fiel no pouco que Deus muito nos confiará. Que o Espírito Santo produza em nós uma porção deste fruto, que o busquemos em oração.

A minha oração em favor de todos nós é que em tudo sejamos encontrados fiéis. Jamais esqueçamos que servimos a um Deus fiel que exige de nós fidelidade. Seja fiel a Deus, ao seu pastor, à sua esposa(marido). Seja fiel a tudo quanto Deus confiou a você.

Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.
Gl 5:22

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Procurando Deus? Busque-o de todo o coração!

Procurando Deus? Busque-o de todo o coração!

A paz de Cristo.

Desde os anais da história é possível encontrar pessoas à procura de Deus ou daquilo que consideram ser uma divindade.

O povo israelita, povo separado por Deus, sempre esteve rodeado por nações politeístas. Povos que adoravam a “vários deuses” e não a Javé, o Deus criador. Os filisteus, vizinhos de Israel do lado oeste tinham como principal deidade “dagom”. Os fenícios, vizinhos de Israel ao norte adoravam a deusa lua, “astarote”. Os moabitas adoravam “quemós”. Os amonitas adoravam a “moloque”, cujos sacríficios exigidos eram crianças. Poderíamos citar ainda os egípcios, gregos e etc. E a própria nação de Israel em momentos de desobediência adorou a Baal e outros poste-ídolos.

Em nossos dias as pessoas têm servido com veemência a mamom. Alguns têm se curvado diante de imagens e tributado adoração. Outros, na busca de sanar suas necessidades e seus desejos, mesmo conhecendo a verdade têm se achegado a Deus como se achega a uma feira de supermercado com desejos mesquinhos e egoístas.

Para achar o Deus verdadeiro devemos focar a nossa atenção no que o Senhor disse por intermédio do profeta Jeremias: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. (Jr 29:13)

Está faltando buscar a Deus de todo o coração mesmo. A humanidade se corrompeu como jamais se viu, retrocedemos aos dias de Noé. Prova disso são os números de recém-nascidos encontrados em latas de lixo e rios do nosso país.

Só Deus (O Deus de Abraão, Isaque e Jacó) pode converter toda essa situação! Procurando Deus? Busque-o de todo o coração!

Em Cristo,
Anderson Vieira