segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estará limitado o poder do Senhor?

Estará limitado o poder do Senhor?
(Nm 11:23)

A paz de Cristo. Ninguém conheceria a verdade a respeito de Deus, nem seria capaz de relacionar-se com Ele de um modo pessoal, se Deus não tivesse primeiro agido para fazer-se conhecido. A auto-revelação do Eterno de Israel é algo que impressiona. Nas Escrituras Sagradas, todo diálogo estabelecido entre homem e Deus, sempre impressiona, seja pelo teor da conversa; por quem está exercendo o diálogo com Jeová ou pelas palavras ditas sabiamente pelo Altíssimo. É num desses diálogos, entre Moisés e Deus que, a resposta de Deus sobressai das entrelinhas e encontra guarita em meu coração, tamanha a beleza e poder de tais palavras. O contexto é o seguinte: O povo de Israel com sua ingratidão aparente, mais uma vez pressiona Moisés, reclama acerca da comida, quer comer carne. Deus então declara a Moisés que não apenas mandará carne para um dia, mas para um mês, Deus promete a provisão. E Moisés(Eu disse Moisés) ao ouvir da boca de Deus tal promessa, simplesmente dúvida de tal feito, faz uso da razão e acredito eu, (do sarcasmo) para limitar o poder de Deus. Moisés diz a Deus o número de homens que estão com ele(mais de seiscentos mil), depois fala dos rebanhos da terra e dos peixes do mar. Moisés está dizendo: Senhor, tu estás prometendo algo que não poderá cumprir...(Nm 11:21-22) e a resposta de Deus é uma pérola(Nm11:23): O Senhor respondeu a Moisés:”Estará limitado o poder do Senhor? Agora você verá se a minha palavra se cumprirá ou não”.
A riqueza da resposta de Deus é confrontadora. Deus chama a responsabilidade para si e declara de forma imponente acerca do seu infinito poder. Muitas vezes agimos como Moisés, queremos limitar o poder de Deus quando na verdade sabemos que Deus possui poder ilimitado, imensurável, inesgotável e infalível. Moisés deu uma de Thomé do Velho Testamento, tenho que ver para crer.
A segunda parte da resposta de Deus também é sublime: Agora você vai ver se a minha palavra vai se cumprir ou não. Oh Glória. Deus não é homem para mentir e nem filho de homem para se arrepender. Deus não é como o homem que diariamente não honra a palavra que profere. Deus quando promete algo, Ele cumpre. Não há impossíveis para Deus. Nenhuma promessa de Deus deixa de se cumprir e Ele vela pela Sua palavra. Quando Deus disse que Moisés veria se a palavra se cumpriria ou não, é como se Ele estivesse dizendo: Por acaso Moisés algo que prometi até então não se cumpriu? O mar vermelho não se abriu? O povo de Israel não foi liberto das mãos de faraó? O maná e codornizes não alimentaram o meu povo? A água não saiu da rocha? A nuvem e a coluna de fogo não deram abrigo a vocês? Jamais duvide da minha palavra, pois o que Eu prometo, Eu faço cumprir, isso é o que diz o Senhor.

Quero dizer neste artigo que não importa o que você esteja vivendo ou enfrentando; não importa se é algo impossível; não importa se ninguém acredita, importa que você tenha fé e confie em Deus. Ele nos diz: Estará limitado o poder do Senhor?

Fica firme nas promessas, Deus é contigo.

Em Cristo,
Anderson Vieira

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os sete nomes redentivos de Deus

A paz de Cristo। Já faz um tempo que quero escrever sobre os sete nomes redentivos de Deus. Muitas nomenclaturas são verbalizadas no meio eclesiástico e, na maioria dos casos as pessoas ficam perdidas ou num bom linguajar popular: “boiando” por não saber o significado de tais palavras. Somos uma nação que, com dificuldade, conhece a língua portuguesa, agora, imagine, grego e hebraico. Então temos que ter sabedoria para que seja estabelecido feedback entre emissor(pregador) e receptor(igreja), a fim de que não ocorra ruídos na mensagem pela dificuldade de compreensão.

Segundo o Novo Aurélio, a palavra redenção [Do lat। redemptione] significa: 1.Ato ou efeito de remir ou redimir; 2.Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa; 3.A salvação oferecida por Jesus Cristo, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado.

Nas Escrituras Sagradas redenção possui triplo significado:

a) Pagar o preço do resgate por alguma coisa ou por alguém। (Hb 9:12);
b) Remover de um mercado de escravos। (Gl 3:13);
c) Efetivar um completo livramento de um escravo ou prisioneiro, dando liberdade perfeita e definitiva (Rom 8:22-23)।
E Deus se revela a nós através de sete nomes redentores, demonstrando assim Sua natureza Sétupla (sete é o número perfeito e completo nas Sagradas Escrituras)। Os sete nomes redentivos de Jeová são:

1) Jeová-Tsidkenu – “O Senhor é a nossa Justiça” (Jr 23:6) – Este nome aparece em uma profecia referente à futura restauração e conversão de Israel: Então Israel o clamará como Jeová-Tsidkenu, o Senhor Nossa Justiça।

2) Jeová-Shalom – “O Senhor nossa paz” ou “O Senhor envia paz” (Jz 6:23-24)। Se nós estamos em guerra e carecemos de paz, Jeová envia paz e faz cessar a peleja.

3) Jeová-Raah – “Deus é nosso Guia” ou Pastor (Sl 23:1) - O Senhor é o nosso pastor, nosso guia, a direção correta a ser seguida।

4) Jeová-Rapha – “Deus é nosso médico ou Aquele que cura” (Ex 15:26)। O Contexto mostra que se refere à cura física, mas está implícita a cura mais profunda da enfermidade da alma.

5) Jeová-Jireh – “Deus é nosso provedor” ou fonte (Gn 22:14) - O Senhor proverá, isto é, proverá para si o holocausto ou o sacrifício, Abraão viu o dia do Senhor। E Proverá para os seus filhos aquilo que necessitam.

6) Jeová-Shamma – “Deus está sempre presente” (Ez 48:35) - O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo।

7) Jeová-Nissi – “Deus é nossa vitória” (Ex 17:15) - O Senhor é a nossa bandeira; representamos a nação celestial cuja bandeira é o Senhor।

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo।
Anderson Vieira

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Levítico aponta para Cristo

A paz de Cristo. Escrevo hoje sobre o terceiro livro de Moisés. Levítico é parte da lei da aliança dada no Sinai. Todos os pontos da aliança sinaítica exigem um esforço de compreensão para visualizar as cerimônias, expiação, sacrifícios, entre outras coisas peculiares. E três pontos que permeiam todo o livro me chamaram bastante a atenção:

1) Presença Divina – Embora a presença de Deus seja normalmente invisível, Ele manifestava a Sua glória em ocasiões especiais como, por exemplo, na ordenação dos sacerdotes. Ao olhar o diálogo estabelecido entre Deus e Moisés, fico atônito e tento, sem sucesso, imaginar o que seria ouvir Deus falar diariamente de forma tão intensa e tão minuciosa acerca das leis. A Sua presença é insubstituível.
2) Santidade – O propósito de Levítico está resumido na declaração que Deus fez várias e várias vezes no livro: “Sedes santos, porque eu sou santo”. O homem deve ser como Deus em seu caráter. A santidade de Deus envolve sua existência física, espiritual e moral. Sem essa santidade requerida a nós, ninguém verá a Deus.
3) Expiação através do Sacrifício – Uma vez que o homem falhou em viver de acordo com as exigências justas de Deus, a expiação tornou-se essencial para que tanto as faltas morais como suas imperfeições físicas pudessem ser perdoadas. Levítico oferece descrições extensivas do sistema sacrificial, do papel dos sacerdotes e das grandes festas nacionais.

Sobre a expiação quero prolongar-me um pouco mais. Louvado seja Deus, pois a expiação aponta para Cristo. Jesus é o Cordeiro sacrificial perfeito. O Seu sangue nos purificou de todo pecado. Com o Seu sacrifício no monte em forma de caveira na cruz retorcida, o véu se rompeu e o sangue vertido no madeiro foi muito mais efetivo que o sangue de touros e cordeiros ou qualquer outro sacrifício. Exaltado seja o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo que, por meio de um ato imensurável de amor, possibilitou a mim e a você, desfrutar da vida eterna. Este sacrifício mudou a história da humanidade. Aleluia! Glórias ao Cordeiro de Deus.

Deus diz a mim e a você por meio deste artigo neste dia: (medite nisto)
- O sacrifício do meu único filho não foi suficiente?
- O sangue derramado pelos vossos pecados não foi suficiente?
- O ato de amor mais marcante da humanidade não foi suficiente?

Portanto, vós sereis santos, porque eu sou santo. (Lv 11:45)

Em Cristo,
Anderson Vieira