sábado, 29 de março de 2008

Leitores assíduos pela Palavra de Deus no Site Gosto de Ler do qual sou Colunista

A paz de Cristo. Deus me presenteou com uma grande conquista. Quero compartilhá-la com você. No Evangelho segundo escreveu o Apóstolo João está escrito: “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará”. (Jo 8:32) Por meio da leitura da Palavra de Deus somos libertos das algemas espirituais deste mundo. E a Palavra de Deus é a verdade. Mas o que é então essa “verdade” que liberta? O Apóstolo João responde: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida... (Jo 14:6)
A verdade que liberta é o Próprio Senhor Jesus. E Ele mesmo disse ser a “VERDADE”, Ele é o verbo que se fez carne.

E o que tem a ver essa verdade que é Jesus com os leitores do site Gosto de Ler? Tudo a ver. Sabe por quê? Porque os artigos cristãos publicados neste site contêm a palavra de Deus que é a verdade, e que liberta. Sendo assim, milhares de pessoas ao ter acesso a tais artigos têm gozado de liberdade de espírito, corpo e alma. E isso é maravilhoso.

Eu quero deixar uma palavra de gratidão a você que é meu leitor fiel. Graças à sua fidelidade para com Deus, que o motivou a ler meus artigos, fiquei na 5ª colocação entre os mais lidos do ano, totalizando mais de 10.200 leituras até o presente momento. Essa conquista revela que você é um leitor assíduo da palavra de Deus.

Você pode bater no peito e dizer: Sou alguém cujo espírito é livre das mãos do diabo, pois tenho sido liberto a cada vez que leio um artigo sobre a palavra de Deus.

Deus te abençoe cada vez mais. Seja livre.

Acesse o site: www.gostodeler.com.br

terça-feira, 18 de março de 2008

Homem com Visão Espiritual x Homem sem Visão

“E o servo do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, e eis que um exército tinha cercado a cidade com cavalos e carros; então o seu servo lhe disse: Ai, meu senhor! Que faremos? E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles। E orou Eliseu, e disse: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”. (II Rs 6: 15-17)

A paz de Cristo। Hoje abordo II Reis e dou continuidade aos estudos. Amados irmãos, a Bíblia Sagrada, de Gênesis a Apocalipse, revela fatos extraordinários. Sei que também revela fatos corriqueiros, comuns, mas em todos eles, Deus busca e deseja falar algo conosco, nos ensinar alguma coisa.

Quando li esse texto que fala sobre o profeta Eliseu e seu servo, não consegui prosseguir adiante durante vários dias। Essa palavra mexeu comigo, abalou minhas faculdades mentais e me fez refletir, e muito.

A situação relatada é incrível, mostra as tropas da Síria cercando o território de Israel। Mas o ápice do texto pra mim não está no cerco, mas no diálogo estabelecido entre o servo de Eliseu com o próprio profeta. Diz a Bíblia que o servo do homem de Deus levantou-se bem cedo e deparou-se com uma tropa com cavalos e carros de guerra em volta da cidade. Então ele exclamou para Eliseu: “Ah, meu senhor! O que faremos?”

Aqui começo a fazer uso do título proposto: Homem com Visão Espiritual X Homem sem Visão।

O servo de Eliseu, homem sem a devida visão espiritual, ao ver as tropas da Síria, entrou em desespero। Ele verbalizou simplesmente aquilo que ele sentiu: medo. E assim como ele, muitas vezes nós também nos vemos cercados pelas adversidades da vida. Quantas vezes nos encontramos em um beco sem saída. Mas por não possuirmos visão espiritual e confiança suficiente em Deus, à semelhança dele, também declaramos: “Ah, e agora? O que será do meu casamento? O que será da minha empresa? O que será de mim? O que farei? É característico do homem sem visão espiritual, homem sem uma fé edificada sobre a ROCHA, no primeiro confronto ou dificuldade, entrar em desespero.

Mas vejamos como um homem com visão espiritual reage às circunstâncias caóticas। Diz o texto que o profeta respondeu ao seu servo: “Não tenha medo. Aqueles que estão conosco são mais numerosos do que eles”.

Irmão(a), você imagina o que passou pela cabeça do servo de Eliseu? Ele esperava ouvir uma resposta convincente, racional। Ele com certeza queria uma solução palpável para aquele problema iminente. Mas o apóstolo Paulo dirigindo-se à Igreja de Corinto, nos mostra a razão pela qual o servo de Eliseu agiu assim: “Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido”. (I Co 2:14-15)

Estava além da compreensão dele aquela resposta de Eliseu। Mas o texto não pára aí. Diz o texto que Eliseu fez uma oração pelo moço: SENHOR, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o SENHOR abriu os olhos do moço, e viu; e eis que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu”.

Oh Glória!

O que é a autoridade de um profeta, de um pastor sobre a nossa vida। O homem de Deus orou. O homem de visão espiritual clamou ao Pai e os olhos do seu servo foram abertos e ele pôde contemplar um batalhão celestial ao seu redor. Aleluia!

Deus quer dar-lhe visão espiritual। Deus quer dar-lhe discernimento e sabedoria. Assim como Eliseu clamou pelo jovem, você pode clamar a Jesus que interceda a seu favor para que o SENHOR abra os seus olhos espirituais. Que o homem carnal saia de cena. E que entre o homem espiritual que discerne bem tudo. E saiba, pode ser que você esteja cercado pelos inimigos! Mas olhe bem ao seu redor, um batalha celestial pode estar lutando por você.

Efatah
Em Cristo,
Anderson Vieira

quarta-feira, 12 de março de 2008

Vinha de Nabote – Alvo da ganância de Acabe

SUCEDEU depois destas coisas que, Nabote, o jizreelita, tinha uma vinha em Jizreel junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria। Então Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao lado da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor: ou, se for do teu agrado, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jizreelita, lhe falara, quando disse: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. (1 Reis 21: 1-4)

A paz de Cristo। A população mundial vem sendo assolada de forma impetuosa pelo stress, depressão, síndrome do pânico, entre outras coisas। O coração do ser humano que deveria se pautar no amor, amizade e esperança tem seguido o norte da mesquinharia, egoísmo, poder e ganância. E dentre tudo isso, quero destacar a “GANÂNCIA”.Segundo o Novo Aurélio, ganância significa: Ambição de ganho; ganho ilícito; usura; ambição desmedida.Essa ganância tão presente na vida das pessoas tem impregnado o coração de muitos cristãos. E, não é algo que surgiu por esses dias, a Bíblia nos mostra um número infindável de pessoas gananciosas, gente que, movida por esse sentimento maligno abandonou os princípios de Deus e passou por cima de tudo e de todos visando o lucro. A Bíblia nos conta acerca de um rei, chamado Acabe, que queria a vinha de um homem chamado Nabote a qualquer preço (1Rs 21:1-4), a ponto de entrar em depressão e deixar de comer por não conseguir adquirir tal propriedade. Até que sua mulher Jezabel, a assassina de profetas, maquinou um plano diabólico a fim de tirar a vida de Nabote. O plano deu certo e Nabote foi apedrejado até a morte. Tudo por causa da ganância, do desejo de conseguir algo que não lhe pertencia a qualquer custo, ainda que para realizar tal desejo, fosse necessário que um cidadão inocente fosse morto. A Bíblia diz que nunca existiu ninguém como Acabe que, pressionado por sua mulher Jezabel, vendeu-se para fazer o que o SENHOR reprova. Ele se comportou da maneira mais detestável possível (1Rs 21: 25-26). Por causa da morte de Nabote, Acabe recebeu profecia de Morte de Micaías e colheu aquilo que havia plantado, vindo a morrer em combate, conforme o profeta de Deus havia dito.

Não vou abordar a ganância de quem não conhece a Deus porque seus princípios estão pautados nesta pátria terrena e o mundo jaz no maligno। Mas não poderia deixar de falar com o povo que é propriedade exclusiva de Deus, e que, cuja pátria é celestial!Qual tem sido a ganância de alguns cristãos? Será que você tem sido um Acabe? Acredito que existem alguns pontos gananciosos na vida de muitos crentes. Quero ressaltar apenas 03 deles:

Ganância pelo Dinheiro – Infelizmente há cristãos que fazem qualquer coisa por dinheiro। Há muita gente em nosso meio manchando seu testemunho de vida em prol de algumas sifras. Pessoas inclusive fazendo da Palavra de Deus fonte de lucro. Pessoas criando doutrinas e costumes a fim de sair ganhando alguma coisa. Um crente jamais se dobraria diante de uma imagem. Então, o maligno se esconde atrás do dinheiro para receber adoração.A Bíblia não diz que o dinheiro é mau em si mesmo. O dinheiro não é mau. O mau é o amor do dinheiro. O problema é quando o coração está apaixonado pelo dinheiro. Este é o verdadeiro problema. "Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores (I Tm 6:10)".

Ganância Material – Jesus disse: “Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui” (Lc 12:15)। Esse discurso de Jesus não é bem aceito em nossos dias. Na verdade, ele nem é muito compartilhado, visto que alguns valorizam ao extremo a questão dos bens que possuem. Olhe para o que Jesus disse! Enfim, a ganância por bens materiais não condiz com os pensamentos e ações de um homem de Deus. “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Mt 6:19-21).

Ganância Ministerial – Com a intenção de se destacar no meio eclesiástico, muitos cristãos passam por cima de seus pastores; pastores passam por cima de pastores; membros passam por cima de seus líderes; e por aí vai। O desejo de se alcançar notoriedade, sucesso ministerial e ser reconhecido têm levado muitos irmãos a saírem da direção de Deus। A grande maioria ainda não entendeu que:É Deus quem chama para o ministério;É Deus quem capacita;É Deus que dá o crescimento;É Deus que distribui dons segundo lhe apraz;É Deus que opera tudo em todos. E sem a vontade Dele nada se pode fazer e nada será feito. Tem muita gente querendo ser levantada e consagrada por Deus na força. Lamento. Desse jeito não será possível. Deixe a ganância ministerial de lado e faça aquilo que Deus lhe chamou para fazer. O seu ministério não depende exclusivamente do seu pastor, apesar de que, ele será usado para consagrar-lhe e abençoar a sua vida, mas em primeira instância, seu ministério está nas mãos de Deus. Deixe de colocar suas expectativas em homens. Olhe para Deus. Deposite sua esperança em Deus conforme diz o Salmo 40, verso 1.

Deixemos a ganância e qualquer tipo de sentimento carnal। E vivamos a plenitude do fruto do Espírito. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei”. (Gl 5:22-23) Aleluia!

Em Cristo,
Anderson Vieira

quarta-feira, 5 de março de 2008

Insensibilidade Cristã

“Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram”. Rm 12:15 NVI

A paz de Cristo. Quebrando a ordem de estudos do Velho Testamento, guiado pelo Espírito Santo escrevo sobre insensibilidade cristã. Será que você já se deparou com alguém que se declara cristão(pequeno Cristo), mas age com descaso e indiferença para com o sofrimento alheio, ou até mesmo, do seu sofrimento?

Serão que os cristãos desta época obscura estão preocupados com o vizinho alcoólatra, com o primo drogado, com o mendigo fétido que diariamente passa por ele com o rosto apagado pelas dificuldades da vida, ou com o enfermo que agoniza assolado pelo câncer em um hospital?

O apóstolo Paulo nos instrui a chorar com os que choram e a se alegrar com os que se alegram. Não sei se nas perguntas acima você pôde declarar em seu coração: “Eu sou alguém sensibilizado pelo sofrimento das pessoas”. Há uma carência de amor e de atitudes solidárias por parte de nós cristãos. Para saber se digo a verdade, pegue o seu carro e se dirija aos hospitais de Cuiabá, aos bairros mais carentes, ou quem sabe, dê um pulo na sua rua, você irá encontrar pessoas desesperadas por um toque de Deus, mas sem auxílio algum espiritual. É claro que não posso generalizar, mas o número de pessoas carentes por ajuda e o número de pessoas dispostas a ajudar sempre foi menor. Na verdade, Jesus mesmo disse que “A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros”. (Mt 9:37)

Se Jesus, Autor e Consumador da nossa fé (Hb 12:2), nosso Mestre, sempre agiu com compaixão e misericórdia, nós também devemos agir, afinal, somos pequenos cristos.

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque o próprio Jesus jamais foi indiferente ao sofrimento humano। (Lc 4:18-19)

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque Jesus foi e ainda é, a maior manifestação de amor que o mundo já contemplou. (Jo 3:16-17)

Devemos alegrar-se com os que se alegram e chorar com os que choram porque Jesus disse: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. (Mt 22:39)

Somente amando em Cristo conseguiremos eliminar a indiferença, o descaso e a insensibilidade de nossas vidas.

Até quando permaneceremos indiferentes?

Em Cristo,
Anderson Vieira