terça-feira, 22 de julho de 2008

Graça de Deus

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens। Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo”. (Tito 2:11-13)

A paz de Cristo। Dias atrás num outro artigo eu declarei como me sentia ao ser alcançado pela infinita graça de Deus e os frutos desse acontecimento। Parei por alguns instantes e pensei: - O que seria de mim se essa “graça” não tivesse me alcançado? Pois bem, na Carta do Apóstolo Paulo endereçada a Tito, a graça é citada com muita propriedade e sobre isso quero me ater rapidamente.
Antes de tudo precisamos discernir o que é essa graça bíblica? É o favor que se dispensa ou se recebe। Favor que os homens não merecem, mas que Deus livremente lhes concede. É um favor desmerecido. Nós não a merecíamos, não fizemos nada para merecê-la, mas ela foi dada a nós. Paulo mesmo declara aos romanos: “...mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça”.

E quais os efeitos da maravilhosa graça de Deus em nossas vidas:
a)Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens।A graça e a verdade vieram por intermédio de Jesus Cristo. (Jo 1:17)A graça salva o homem gratuitamente. Pela graça somos salvos. (Ef 2:5)

b) Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente...A graça nos ensina, capacita, direciona, auxilia e orienta para que vivamos em conformidade com a vontade soberana de Deus। “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. (2 Co 12.9a)

c)...enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo।Aleluia. Enquanto o noivo não vem buscar a sua amada igreja, aguardamos cheios de esperança o glorioso dia, cheios da sua graça. “João testificou dele e clamou, dizendo: Este era aquele de quem eu dizia: o que vem depois de mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça”. (Jo 1:15-16)

Que a graça do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo inunde o seu coração com a maravilhosa graça।

Em Cristo,
Anderson Vieira

sábado, 19 de julho de 2008

A Luz é Jesus

Com a utilização de recursos naturais desenfreada, vira e mexe nos deparamos com a crise energética। Tempos atrás o país foi assolado pelo "apagão"। Milhares de brasileiros de forma inesperada viram a luz que iluminava seus lares e suas vidas se esvair de repente। Mas apesar da crise do apagão já ter sido superada, um número incontável de pessoas no Brasil e no mundo continuam vivendo na escuridão। Para melhor entendimento, é preciso que voltemos 2.000 anos atrás. Nos dias de Jesus os viajantes realizavam suas viagens no período noturno, pois durante o dia, o calor desértico impossibilitava tal feito. E como naqueles dias não havia energia elétrica, usava-se candeeiros (lamparinas) para iluminar o caminho, garantindo segurança e espantando bestas ferozes que sondavam a noite. Sem os candeeiros para lhes iluminar o caminho, os viajantes se tornariam presas fáceis, se perderiam e passariam por momentos dificílimos para chegarem até o destino final. Jesus sabendo disso declarou: "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (Jo 8:12) Essa palavra dita vem de encontro às necessidades da nossa vida. Nós podemos caminhar na escuridão; sozinhos e desprotegidos, ou então, podemos caminhar com Jesus Cristo, a luz do mundo, aquele que chega e ilumina, que faz todas as trevas se dissiparem. Jesus é o melhor caminho a ser trilhado. É o único caminho que leva para o céu. Deixe de passar por caminhos escuros, tortuosos, sem vida, sem alegria, sem amor e pegue a estrada da Salvação, graça e misericórdia chamada: Jesus Cristo de Nazaré. A energia elétrica pode vir a acabar, mas Jesus Cristo é a luz que nunca se apaga. Que a sua vida seja iluminada pelo Rei da Glória.

Em Cristo,

Anderson Vieira


terça-feira, 8 de julho de 2008

O Rio de Janeiro continua lindo?

Eu, como carioca (e da gema), hoje residindo em Cuiabá/MT, busco entender, sem sucesso, o que aconteceu com o Rio de Janeiro. É até irracional chamar essa cidade de maravilhosa. Alguém que goze de saúde mental jamais irá classificar o seleiro do samba, boêmia e paisagens fenomenais como “maravilhosa”. Não nas atuais circunstâncias. Quando a música “O Rio de Janeiro” foi escrita, com certeza, a inspiração se pautava em poder caminhar no calçadão de Copacabana a vontade; em ir ao Barra Shopping fazer compras sem medo de ser assaltado; em ir aos Arcos da Lapa e contemplar manifestações culturais como hip hop e charme, marcados por muita gente bonita e alegria; em poder ir ao maracanã torcer pelo time de coração sem medo de ser atingido por bala perdida; em poder passar pelo morro da Rocinha, Alemão e Mineira sabendo que ninguém mexia com ninguém; em andar de metrô, trem e ônibus batendo um papo reto; em ver uma cidade com morenas, louras e ruivas bronzeadas no arpoador, que faziam os gringos se apaixonarem; em ir ao Pão de Açúcar na Urca e tirar fotos cinematográficas.

Hoje, Rio de Janeiro pode ser tudo, menos lindo. Pois virou sinônimo de guerra civil, assassinatos, polícia e exército despreparados, milícias, Comando Vermelho, Terceiro Comando e agora, Amigo dos Amigos (Que de amigo não tem nada), bailes funks marcados pela devassidão (Posso falar com propriedade porque freqüentei muito tempo os Bailes da Furacão 2000), adolescentes grávidas como nunca se viu, praias poluídas, assaltos a luz do dia a poucos metros da cabine da PM, arrastões, custo de vida altíssimo – de dar inveja a algumas cidades da Europa, desemprego atenuado e jornais sensacionalistas onde se espremer sai sangue (o carioca abre o jornal, ouve o rádio e liga a TV, e uma coisa é certa: carnificina.

É claro, é óbvio que o Rio de Janeiro ostenta muitas coisas boas.
É claro que há muita gente séria.
É claro que nem tudo está perdido.
É claro que o esquartejamento dos três jovens não é o ponto final.
É claro que a morte do jovem João Roberto de 3 anos por policiais despreparados não é o fim.
É claro que no próximo FLA X FLU no maracanã todos já terão se esquecido dessas barbáries.
É claro que as escolas de samba do grupo especial já estão a todo vapor.
É claro que fim de semana vai dar praia.
É claro que na Mineira e Providência tem baile funk lotado fim de semana, e se bobear, com a Mulher Melancia como atração.
É claro, é óbvio que o Rio de Janeiro não é essa guerra mostrada pelos principais meios de comunicação.

Eu nem moro mais no Rio de Janeiro, que direito tenho eu de falar algo? Vivi lá apenas 21 anos da minha vida! Faz 8 anos que estou fora.

Mas que saudades do Rio de Janeiro onde malandragem era pegar jacaré na praia do Leblon, comer um churrasco na laje do barraco na Rocinha, caminhar no Jardim Botânico, andar de bike na Lagoa Rodrigo de Freitas e curtir a maresia no rosto aos fins de tarde.

Que Deus tenha misericórdia do Rio de Janeiro. Ou melhor, do Brasil.

Oremos. E muito.

Agora, por favor, cantar que o Rio de Janeiro continua lindo é o retrato da insensatez.

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
(Tg 4:7)

A paz de Cristo. Há algum tempo venho lendo esse texto de Tiago, capítulo 4. Toda vez que o leio fico maravilhado, quer seja pelas afirmações nele contidas ou pelos verbos minuciosamente interligados: sujeitar, resistir e fugir. Poderia até com base nesse tripé verbal fazer uso da Terceira Lei de Newton – A Lei da Ação e Reação.

É interessante a ordem empregada no imperativo aos verbos citados e o seu desdobramento espiritual, simplesmente magnífico. Algo peculiar e inerente à infalível e perfeita palavra de Deus.

Mas vamos ao texto. Com base nos verbos, vou dividi-lo em três partes.

1) Sujeitai-vos, pois, a Deus...:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de sujeitar é:

1. Reduzir à sujeição, tornar sujeito, subjugar;
2. Tornar obediente; ou dependente;
3. Conformar-se, obedecendo.

A palavra de Deus é clara e a aplicação do verbo está no imperativo “sujeitai-vos”, ou seja, obedeçam, dependam, se conformem, a quem? Ninguém menos do que “Deus”। Aleluia. O texto nos intima em primeiro lugar a sermos obedientes a Deus, a andarmos em conformidade com a Sua palavra, a sermos sujeitos de forma integral no decorrer da nossa vida terrena. Diz a palavra em 1 Samuel, cap. 15, verso 22, parte b: “A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros”. Não é possível andar com Deus e seguir o evangelho sem obediência e sujeição.

Quero rapidamente abordar que também devemos sujeitar-se aos líderes espirituais, homens que Deus revestiu de sabedoria e autoridade para abençoar nossas vidas. Obedeça ao seu pastor, presbítero, diácono, obreiro etc. Será bênção de Deus.

2) ...resisti ao diabo:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de resistir é:

1. Oferecer resistência; não ceder;
2. Opor-se, fazer face;
3. Fazer frente; defender-se;
4. Recusar-se; negar-se;
5. Não sucumbir; sobreviver; subsistir.

Sem obedecer a Deus. Sem andar em santidade e novidade de vida. Sem oração, jejum, alimento sólido e fruto do Espírito, é impossível resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, subsistir aos dardos inflamados do diabo.

Obedecer a Deus e se sujeitar a ELE é uma questão de sobrevivência.
Paulo disse aos efésios, no capítulo 6, versos 10 e 11: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo”.

3) ...e ele fugirá de vós:

Segundo o Novo Aurélio Século XXI, a definição de fugir é:

1. Desviar-se, ou retirar-se apressadamente, para escapar a alguém ou algum perigo; pôr-se em fuga;
2. Retirar-se em debandada;
3. Ir se afastando;
4. Passar rapidamente;
5. Apartar-se.

Quando nos sujeitamos a Deus somos investidos de poder, unção e autoridade, e então resistimos ao diabo, ladrão, pai da mentira, acusador e príncipe das trevas, e ele sem ter como nos resistir é obrigado a fugir. Aleluia. A Bíblia não diz que procedendo dessa maneira talvez o diabo bata em retirada, talvez ele resista ou talvez sejamos envergonhados. Não. Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá, sairá em fuga por não ser capaz de resistir ao poder de Deus investido em cada um de nós.

Em Cristo e sujeito a Deus,
Anderson Vieira

Manifesto à sociedade mato-grossense pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO, pela LIBERDADE DE CULTO, em DEFESA DA FAMÍLIA, e CONTRA A LEI DA HOMOFOBIA

IGREJA BATISTA DA PAZ DE CUIABÁ

Manifesto à sociedade mato-grossense pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO, pela LIBERDADE DE CULTO, em DEFESA DA FAMÍLIA, e CONTRA A LEI DA HOMOFOBIA

Diante da tramitação do Projeto de Lei Complementar PLC-122/2006 (Senado Federal), e do Projeto de Lei PL-6418/2005 (Câmara dos Deputados), que tratam da chamada “Lei da Homofobia”, a Igreja Batista da Paz de Cuiabá vem a público externar seu posicionamento sobre o assunto, à luz dos ensinos contidos na Bíblia Sagrada।

Pretende o texto da referida Lei tornar crime passível de prisão e outras sanções, quaisquer formas de reprovação das práticas homossexuais, caracterizando todo e qualquer ensino ou manifestação contrários ao homossexualismo como homofobia। Diante disso, e das demais implicações que seguirão a eventual promulgação da Lei mencionada, e no pleno exercício do direito à livre expressão, cabe-nos esclarecer:

A Constituição Federal (Art. 5º, VIII) e a Declaração Universal dos Direitos Humanos (Art.XIX) conferem liberdade de culto e liberdade de expressão a todo cidadão, garantindo o direito à livre opinião e a transmissão de ensinos, idéias e informações através de quaisquer meios;
A liberdade religiosa garante a todo cidadão o direito de expressar sua fé sem a interferência ou qualquer tipo de cerceamento por parte do Estado ou das demais instituições sociais;
A liberdade religiosa, aliada à livre expressão, são manifestações práticas da liberdade de opinião, que garante a todo cidadão brasileiro o direito de exercer o culto religioso de sua preferência e publicação de suas idéias e convicções pessoais;
A interpretação e aceitação dos textos bíblicos são igualmente livres e democráticas, cabendo ao cidadão decidir livremente sobre a aplicação pessoal e prática dos ensinos da Bíblia Sagrada;
A Bíblia Sagrada, único texto sobre o qual se fundamentam as crenças e práticas da Igreja Batista da Paz de Cuiabá, é clara ao afirmar que Deus criou homem e mulher com a natural diferenciação de gênero, atribuindo a cada um diferentes funções sexuais, envolvendo casamento, relacionamento íntimo, harmonia conjugal e procriação;
A Lei Mosaica, explicitada no Pentateuco, afirma (Levítico, Cap.18, Versículo 22) que a prática homossexual é “abominação” a Deus;
O ensino neo-testamentário, explicitado pelo Apóstolo Paulo (1ª Epístola aos Coríntios, Cap. 6, Versículo 9) é claro ao afirmar que a prática homossexual é pecado que desabilita seus praticantes a herdarem o Reino de Deus;
À luz dos textos bíblicos mencionados e de outros contidos nas Escrituras, cremos que a heterossexualidade é a vontade de Deus para a humanidade, e que a homossexualidade é pecado contra Deus, passível de cura, libertação e perdão através da obra redentora de Jesus Cristo na cruz;
Não discriminamos pessoas de orientação homossexual, visto que consideramos como propósito inalienável da Igreja oferecer alternativas baseadas no amor cristão e no poder restaurador do Espírito Santo;
Se a orientação sexual é uma opção pessoal, um desejo físico-carnal e não uma determinação biológica, entendemos que quaisquer práticas contrárias aos ensinos bíblicos e cristãos podem e devem ser revertidos através do conhecimento da Palavra;
Ensinar que o homossexualismo é pecado, publicar textos e sermões contrários e não aceitar práticas homossexuais em espaços cúlticos ou familiares não configura homofobia;
Como instituição que oferece Cristo como solução para os desconfortos da alma humana, a igreja cristã deve estar de portas abertas para receber todo aquele que dela necessite, seja hetero ou homossexual, sem, contudo, tolher-se do direito constitucional de promover o ensino e a prática bíblica.
Diante do exposto, a Igreja Batista da Paz de Cuiabá conclama seus membros e toda a sociedade mato-grossense a cultivar a convivência pacífica e amorosa entre as pessoas, independente de sua orientação sexual. Ao mesmo tempo em que reconhecemos o direito que todo cidadão tem em determinar sua orientação sexual, defendemos o nosso direito a reconhecer que o Deus Criador condena o homossexualismo e ordena que, com amor e respeito humano, propaguemos nossas convicções acima de toda convenção humana.
Conscientes do exercício de nossa cidadania, os membros da Igreja Batista da Paz de Cuiabá permanecerão firmes em sua fé, lutando de forma pacífica e justa para que a sociedade brasileira seja salva de toda degradação moral e ética que seja destrutiva à família, à pessoa humana e à Igreja de Cristo.
Repudiamos, portanto, o texto proposto pela PLC-122/2006 (Senado Federal), e PL-6418/2005 (Câmara dos Deputados), por entender que o direito à opção sexual não pode se sobrepor ao direito à liberdade de expressão, à liberdade religiosa, e à liberdade de opinião।

Cuiabá, 2008
Igreja Batista da Paz de Cuiabá