sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Martinho Lutero: A Reforma resumida em cinco pontos:

1º) Só a Palavra de Deus: a Bíblia é a carta de amor que Deus nos enviou। É a verdade revelada ao mundo inteiro e enderaçado ao nosso coração. É o ensinamento do Senhor para convencer e converter as mentes e trazer todo o homem para a plena e verdadeira razão de Deus, pois “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Sl. 119:105). É orientação segura porque Jesus disse: “...a Escritura não pode falhar” (Jo. 10:35).

2º) Só a Graça de Deus: A Bíblia testifica que Deus é o Criador, que, do nada, tudo fez muito bom, porém o homem, sua principal criação terrestre, de forma ingrata se rebelou। A partir de então, todos nós temos a inclinação para o mal. A Bíblia diz: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3:23). A Palavra de Deus diz também que o destino da humanidade é trágico: “...o salário do pecado é a morte...” (Rm 6:23). Muitos procuraram resolver o seu débito com Deus por meios ineficientes. Tentaram comprar a salvação por dinheiro, como na época das indulgências. Outros atualmente buscam, nas boas obras, alcançar mérito próprio diante de Deus, ou ainda crêem em reencarnação ou outras formas diferentes do que a Bíblia diz. Mas a salvação é imerecida, pois não pode ser comprada, como podemos ver: “Porque pela graça sois salvos, (...) não de obras, para que ninguém se glorie,” (Ef 2:8,9). A Graça de Deus é um presente imerecido: “...mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” (Rm 6:23).

3º) Só a fé: a Bíblia diz: “o homem não é justificado por obras da lei, e, sim, mediante a fé em Cristo Jesus...” (Gl। 2:16). Jesus diz: “(...) arrependei-vos e crede no evangelho” (Mc 1:15). Foi assim que um dos ladrões recorreu, quando estava sendo crucificado junto com Jesus; ele verdadeiramente creu, arrependeu-se e se entregou a Jesus pela fé viva e autêntica. O Apóstolo Paulo afirma ainda: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus” (Rm 5:1). Diante do que foi dito, algumas pessoas podem questionar: basta ter fé em Jesus de qualquer maneira?

4º) Só Cristo: a resposta está na Palavra de Deus,”Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” (João 7:38); portanto é preciso crer em Jesus Cristo como anunciado pela Bíblia। Ele é o único mediador: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” (I Tm. 2:5). Ele é o único caminho: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo. 14:6). Ele faz um convite maravilhoso: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei (...) e achareis descanso para as vossas almas” (Mt. 11:28,29). É dessa forma que se pode experimentar o novo nascimento e assim entrar no Reino de Deus, porque Jesus disse: “Importa-vos nascer de novo.” (João 3:7). Outra pergunta pode ser feita: então é só crer e cruzar os braços?

5º) Só a Deus dar glória: a Bíblia diz “Meus irmãos, qual é o proveito, se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode acaso, semelhante fé salvá-lo?” (Tiago 2:14). A exemplo de Abraão, que obedeceu a Deus, nós também devemos agir: “Vês como a fé operava juntamente com as suas obras;” (Tiago 2:22). As boas obras não devem ser praticadas com o objetivo de se obter mérito próprio (lembremo-nos do 2º ponto, Só a Graça), ou de buscar o engrandecimento diante dos homens, pois Jesus disse: “Guardai-vos de exercer a vossa justiça diante dos homens, com o fim de serdes vistos por eles;” (Mt 6:1). As boas obras são o caminho de uma vida convertida: “Pois somos feituras dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Ef 2:10). A fé viva e autêntica é demonstrada, não por mero conhecimento da verdade e sim pela obediência aos mandamentos de Jesus que sempre busca a glória de Deus: “Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória...” (Sl. 115.1). Crendo no Senhor Jesus e vivendo o evangelho iremos glorificar a Deus: “a ele seja a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” (Ef 3:21).

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

JEJUM – Parte II

A paz de Cristo. Continuo com o estudo acerca do jejum. Nesta segunda parte quero com base nas Escrituras Sagradas abordar o jejum que agrada ao SENHOR e o que desagrada. Comecemos pelo jejum que não vem do coração de Deus.
a) Jejum que desagrada ao PAI – No livro de Zacarias, o SENHOR pergunta ao povo e aos sacerdotes se eles estavam jejuando para ELE ou por outro motivo। Depois o SENHOR mostra a razão de sua pergunta e indignação para com o povo dizendo: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Administrem a verdadeira justiça, mostrem misericórdia e compaixão uns para com os outros. Não oprimam a viúva e o órfão, nem o estrangeiro e o necessitado. Nem tramem maldades uns contra os outros”. (Zc 7:5-6;9-10) – Definitivamente Deus estava insatisfeito com o jejum da nação eleita, também pudera, de que adiantava jejuar e permanecer com as mesmas atitudes reprováveis como as de maltratar as pessoas, discutir, agredir, ser hipócrita, reclamar e abandonar os mandamentos. Depois de praticar tudo isso o povo jejuava no intuito de chantagear a Deus. Em situação semelhante no livro do profeta messiânico, Deus disse: “Não esperem que seus clamores sejam ouvidos”. (Is 58:1-5) – ou seja, O SENHOR declarou que no dia do jejum os israelitas faziam o que queriam e seu jejum terminava em socos brutais. Depois eles clamavam e esperavam ser respondidos. Mas Deus conhecia o intento dos seus corações. Jejum que não se desdobra em atitudes aprovadas por Deus não possui valor algum. Por isso que o profeta Samuel declarou: “Acaso tem o SENHOR tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça a sua palavra?” (I Sm 15:22)

b) Jejum que alegra o coração de Deus – Mais que abster-se de alimentos, o jejum é um estilo de vida। E no livro do profeta Isaías Deus deixa isso claro: “Seria este o jejum que eu escolheria, que o homem um dia aflija a sua alma, que incline a sua cabeça como o junco, e estenda debaixo de si saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aprazível ao SENHOR? Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo? Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do SENHOR será a tua retaguarda. Então clamarás, e o SENHOR te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; E se abrires a tua alma ao faminto, e fartares a alma aflita; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio-dia”. (Is 58:5-10) Aleluia! Glória ao Pai celeste! Jesus também aborda o jejum e dá a receita: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mt 6:16-18)

Que ofereçamos a Deus o jejum que ELE espera de nós.
Em Cristo,
Anderson Vieira

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Jejum – Parte I

A paz de Cristo। Faz algum tempo que eu quero escrever sobre jejum. Finalmente tomei coragem. Vamos lá. Eu tenho dito, o cristianismo vai muito além da fé ou do fato de freqüentar uma igreja, ele é o exercício da Palavra de Deus através de um estilo de vida. E esse viver com a mente de Cristo nos direciona a buscar as coisas do alto e a agir sempre na direção do Espírito. Mas não são poucas as vezes que a nossa natureza pecaminosa busca fazer com que percamos o foco daquilo que é eterno. Daí a necessidade de nos fortalecermos, vigiarmos e alimentarmos o Espírito. E uma forma de ganhar massa espiritual é através do jejum.

Mas, o que é o jejum? Podemos definir o jejum como abstinência total ou parcial de alimentos sólidos ou líquidos com finalidade espiritual. O jejum é centrado em Deus. O Rev. Hernandes Dias Lopes define o jejum como “Fome de Deus”. Apesar da pouca ênfase em nossos dias, o jejum é bíblico. O jejum é utilizado para enfraquecer a nossa carne, quebrantar a nossa vida e nos fortalecer no SENHOR.

No Antigo Testamento o jejum é encontrado sendo praticado como sinal de arrependimento (I Sm 7:6), pedido de proteção (Ed 8:21), em favor da nação (Ne 1:4), entre outras coisas. Moisés jejuou 40 dias (Dt 9:9), Daniel jejuou 21 dias (Dn 10:1-3), Davi jejuou 7 dias (II Sm 12.16-18) e para as mulheres não se sentirem discriminadas, também temos Ester que jejuou 3 dias (Et 4:15-16).

Já no Novo Testamento Jesus além de ter jejuado 40 dias (Mt 4:2), enfatizou a prática do jejum e a forma pela qual deve ser feito várias vezes, entre elas: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mt 6:16-18) - O Apóstolo Paulo também jejuava constantemente (II Co 11:27).

Assim discernimos que a prática do jejum fez parte da vida de homens e mulheres de Deus e os fortaleceu em momentos importantíssimos da história bíblica. Do mesmo modo Deus quer e pode nos fortalecer através do jejum. Com o jejum recebemos autoridade, tanto que Jesus disse que alguns demônios só são expelidos com jejum (Mt 14:21). Busquemos direção do Espírito Santo para jejuar e o façamos de acordo com a nossa necessidade.

Continua...

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Deus ama o pecador, mas abomina o pecado

A paz de Cristo। Eu começo esse texto declarando que há em nosso país um grupo de pessoas que está deturpando a palavra de Deus, interpretando a Bíblia Sagrada à sua própria maneira a fim de tirar proveito de determinado grupo de pessoas। Estão apregoando aos quatro ventos a prática do homossexualismo como algo digno de aceitação no ceio da igreja e pelo próprio Deus.
Olhemos o que Jesus disse: "...os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento।" (Mc 2: 17). Ora, quanto ao fato de Deus amar o pecador e ter uma obra redentora preparada para as suas vidas, isso é óbvio. Deus quer na igreja não apenas o homossexual, mas a prostituta, o assassino, o adúltero, o macumbeiro, o pedófilo etc. E não somente os quer na igreja como os ama profundamente com um amor incomensurável. Agora, Deus espera que o pecador abandone a prática do pecado. Volto a dizer: DEUS AMA O PECADOR, MAS ABOMINA O PECADO. Eu dizer que Deus não faz acepção de pessoas é uma verdade e por isso Ele quer todos na igreja, ok. Daí eu concordar com a prática do homossexualismo ou com qualquer outra prática que fira os princípios de Deus é outra história totalmente diferente.

Quero apresentar alguns textos para que isso seja entendido com maior clareza:

E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro। (Rm 1:27)

Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio। Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo. (1 Jo 3:8)

Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus। (1 Co 6:10)

Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, a afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; (Cl 3:5)

Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor। (Rm 6:11)

Sou a favor do homossexual e de qualquer outro tipo de pessoa nas igrejas, e os amo em Cristo। Não me interprete mal, mas como cristão e fiel defensor da fiel regra de fé e prática que é a palavra de Deus, não posso de forma alguma concordar com tais práticas. E creio que Deus é poderoso para libertar o pior dos pecadores de qualquer coisa e restaurar a sua natureza, assim como fez com a minha vida.

Termino mais uma vez dizendo e encerro: DEUS AMA O PECADOR, MAS ABOMINA O PECADO।
Em Cristo,
Anderson Vieira

domingo, 12 de outubro de 2008

Santidade ao SENHOR

“Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha।” (Ap 16:15 NVI)

A paz de Cristo। Em dias que tanto temos falado acerca de “maranata”, da volta de Jesus, se faz necessário olharmos como se encontram as nossas vestes. Será que temos sido atalaias do SENHOR exercendo vigilância acerca da nossa vida espiritual, principalmente no que tange à santificação? O pecado tem sido vitorioso ou derrotado em nossa vida? Digo isso porque arrebatamento e santidade estão extremamente ligados. Caso tenhamos titubeado como cristãos em responder essa pergunta declarando a derrota do pecado, devemos urgentemente rever o nosso proceder. A começar entendendo o que é pecar. Pois bem, pecar é transgredir as leis de Deus em nossos pensamentos, palavras e atos. "Todo aquele que pratica o pecado transgride a lei; de fato, o pecado é a transgressão da lei" (1 Jo 3:4). Deus exige que nos abstenhamos de fazer o mal, e que sempre façamos o bem. Quando não obedecemos praticamos um ato pecaminoso. Quer façamos muitas coisas más ou poucas, cada vez que deixamos de satisfazer as exigências de Deus, pecamos.

C। S. Lewis disse certa vez: “Se você está à procura de uma religião que o deixe confortável, definitivamente eu não lhe aconselharia o cristianismo.” O cristianismo é muito mais que uma religião, é um estilo de vida que anda na contra mão deste mundo e que afronta com veemência o pecado. Jesus quando veio a este mundo, se fez homem para que o homem pudesse ter acesso direto a Deus sendo feito seu filho e abandonasse o pecado. Mais ainda, Jesus se manifestou para desfazer as obras do diabo. Através do Espírito Santo vencemos o pecado e mantemos limpas as nossas vestes.

Quando no livro de Apocalipse Jesus alerta acerca das vestes, Ele está falando de santidade, sem a qual ninguém verá a Deus। Em outras palavras, quando Ele irromper os céus em glória para buscar a sua igreja que somos nós, aqueles que estiverem com as suas vestes sujas pelo pecado, não subirão. Paulo vai dizer: “Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor”.

Não basta cremos e sabermos que Jesus está voltando. É necessário estarmos prontos para esse glorioso dia. Clamemos por um arrependimento não apenas em nossas vidas, mas também por nossas igrejas e nação। Que ocorra um avivamento genuíno para que mais vestes sejam limpas. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Recessão Global, Guerras e Fome

A paz de Cristo. Segundo o diretor-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Dominique Strauss-Kahn, o mundo está entrando em uma "recessão global". A Europa, antes, inabalável, agora mostra a sua fragilidade. Já o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick, teve uma revelação fantástica, ele disse que existe o risco de a crise financeira piorar a situação dos países mais pobres. Novidade.

Investidores do mundo todo estão em polvorosa, o cenário caótico se instaurou, e, apesar das declarações do presidente da república que afirmou ser a crise mundial apenas uma marola, o que se vê nos noticiários é um tsunami sem precedentes। Alta do dólar, desvalorização do euro, índice Dow Jones em queda livre, e para surpresa dos mais otimistas, sobrou pra Bolsa de Valores de São Paulo também.

Bem, como não poderia deixar de ser, a Bíblia Sagrada na pessoa de Cristo Jesus, nos alerta acerca dos sinais dos últimos tempos, fala de terremoto e podemos afirmar que nunca se viu tantos terremotos como nos dias atuais; fala de tsunamis e catástrofes, dá pra escrever um livro sobre elas; fala de guerra entre nações, aqui cabe Geórgia e Rússia, Estados Unidos e Iraque, entre tantas outras que parecem iminentes; fome na terra, pestes, falta de amor, egoísmo, olha, a bem da verdade, o cenário é apocalíptico।

Sobre todas essas coisas Jesus já nos alertou nas Escrituras Sagradas। Quem tem ouvidos, ouça, o que o Espírito diz a todos nós. Ah, quanto à crise econômica, é possível que se levante alguém com um plano salvacionista genial que livre o planeta da crise. E assim, será adorado como um “deus”.

Fiquemos atentos. “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.
Em Cristo,
Anderson Vieira

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Jesus - O Bom Pastor

“O SENHOR é o meu pastor; de nada terei falta। Em verdes pastos me faz repousar e me conduz às águas tranqüilas...” (Sl 23:1-2 NVI)
A paz de Cristo। Entre as muitas declarações de Jesus, Ele declara ser o “Bom Pastor” e nos compara às ovelhas. No meu caso, como cristão, ser comparado a uma ovelha não me dizia muita coisa, pois fui criado numa selva de pedra e essa linguagem acerca de ovelha, aprisco, lobo, soava meio esquisito devido a minha ignorância acerca do assunto. Já para os judeus essa linguagem tinha um significado importantíssimo, dado o papel das ovelhas na economia e no seu estilo de vida. Mas, a fim de compreender melhor o que Jesus estava dizendo quando nos comparou a ovelhas, busquei conhecer o comportamento, hábitos e algumas características das ovelhas pesquisando na internet, e encontrei relatos de um pastor evangélico que em sua vida exerceu também a atividade de pastor de ovelhas.

Segundo ele, as ovelhas por dificuldade de faro, são susceptíveis a ingerir tudo o que encontram pela frente, não distinguindo as ervas daninhas - que podem lhes fazer mal ou mesmo levá-las a morte - da relva boa e saudável que lhes alimenta e lhes faz bem। Se no pasto existirem flores ou sementes coloridas de ervas venenosas que atraiam sua atenção, as ovelhas vão comendo e se envenenando. Por isso a necessidade permanente do pastor ir à frente, observando as pastagens para evitar que elas comam e morram.

“Sem a direção pastoral de Jesus nós também podemos acabar digerindo ideologias, novidades, teorias, seitas, misticismos, modismos que, podem nos levar à morte espiritual e física”।

O pastor também relata que as ovelhas são atormentadas por pequeninas moscas que, atraídas pelo cheiro do suor, tentam pousar em suas caras। As ovelhas ficam tão desesperadas que começam a bater com a cabeça nas árvores ou em pedras, na vã tentativa de espantar estes insetos, chegando, em alguns casos, a sofrer fraturas na cabeça e morrer. Por isso o pastor tem o costume de ungir a cabeça delas com óleo misturado com essências para repelir estes irritantes insetos.

“Se Jesus, o Bom Pastor, não vier em nosso auxílio e derramar o óleo do Espírito Santo sobre nós, não conseguiremos, sozinhos, nos livrar dos tormentos da vida”।

Uma outra informação que este pastor nos dá, é sobre a tosquia das ovelhas। A lã vai crescendo ao redor do corpo e com o acúmulo de sujeira (já que as ovelhas não se limpam como os felinos) agregada aos pêlos, elas ficam cada vez mais pesadas. Se a lã se molhar elas ficam sujas e encharcadas, daí o peso é tanto que elas caem no chão e não conseguem mais se levantar com suas próprias forças. Se o pastor não acudi-las, ajudando-as a ficarem em pé novamente, as ovelhas podem morrer ali sozinhas. Por isso a necessidade da tosquia constante de sua lã, para a sua segurança e sua proteção.

“Nós, durante nossa caminhada nesta vida, vamos acumulando “sujeiras” (pecados) que se agregam a nós। Só Jesus pode nos perdoar e impedir que morramos prostrados e solitários, sob o peso de nossas culpas”.

E por último, o pastor não relata, mas ouvi fazendeiros dizerem que as ovelhas conhecem a voz do seu pastor। E o próprio Jesus também declara tal feito: - As minhas ovelhas conhecem a minha voz. (Jo 10:14)

“Que tipo de ovelha temos sido e quem tem sido o nosso pastor? Qual tem sido a nossa pastagem e o nosso aprisco?”

Em Cristo,
Anderson Vieira