sábado, 27 de junho de 2009

Lembra, Senhor

I Samuel 1:1-28 - Leitura

Contextualização

Cenário Geográfico

a) Ramá: Ana residia juntamente com o Elcana e Penina, em Ramá, que ficava mais ou menos 10km ao norte de Jerusalém। (1 Sm 1:19)

b) Siló: Elcana e sua família iam todos os anos a Siló adorar e sacrificar ao *SENHOR dos Exércitos (I Sm 1:3) em Siló, que ficava 24km ao norte de Ramá. Siló foi o local de permanência do tabernáculo do período de Josué até Samuel. Ali estava guardada a Arca da Aliança e o povo se dirigia anualmente até lá para oferecer sacrifícios (Jz 21:19-21). O santuário era chamado “Casa do Senhor”. (I Sm 1:7)
*A expressão Senhor dos Exércitos aparece pela 1ª vez nas Sagradas Escrituras।

Cenário Espiritual de Israel
a) Apostasia Espiritual: Nos dias dos Juízes, o Senhor falava raramente e as visões não eram freqüentes (1 Sm 3:1)। Havia um cenário manchado pela desobediência e pecado. A Bíblia diz: “Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça”. (Is 59:2)

b) Idolatria: Os israelitas praticavam o que era mau aos olhos de Deus, voltando-se a servir a outros deuses como os Baalins। (Jz 2:11)

c) Ao invés da Teocracia, Israel vivenciava uma verdadeira Anarquia: A Bíblia declara: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto। (Jz 21:25) – Havia se instaurado uma verdadeira anarquia, ausência de governo.

O período dos juízes expõe um dos momentos de maior tristeza na história bíblica do povo de Israel.

Introdução
Em meio à decadência espiritual, idolatria e anarquia que Israel experimentava, levanta-se uma mulher com um desejo tão peculiar a toda mulher: ser mãe। Na cultura judaica não ter filhos demonstrava a ausência da benevolência divina. Ana, a israelita, possuía o ventre estéril. E era estéril porque o Senhor a havia deixado assim:

1º) Devemos entender que a vontade de Deus é soberana।

2º) Além de Ana, Sarah, Raquel e Rebeca também eram estéreis, mas havia um propósito em todos esses úteros sem vida। Elas deveriam entender que o sobrenatural de Deus seria manifesto em suas vidas e que Deus velaria pela promessa feita a Abraão.

3º) Ana era humilhada por Penina, que escarnecia e a zombava ano a ano। Não bastasse a dor de não poder dar a luz a um filho, ainda padecia humilhações. Quem sabe você está sendo humilhado, menosprezado e desacreditado.

4º) Um dia no santuário, Ana chorou muito, orou ao Senhor e fez um voto em relação ao seu sonho de ser mãe। Ana foi mal interpretada pelo marido, foi mal interpretada pelo sacerdote Eli, mas Deus conhecia a angústia da sua alma e do seu coração. Então, após orar, Ana recebeu uma palavra profética do sacerdote e teve a sua fisionomia transformada, seu rosto já não estava mais abatido. Na manhã seguinte ela e o marido adoraram o Senhor e voltaram para Ramá. Ana após voltar teve relações com o seu marido e a Bíblia relata que “o Senhor se lembrou de Ana”. No devido tempo nasceu Samuel.

Todo esse acontecimento é fantástico e podemos nessa noite aprender algumas lições com Ana:

1) Assim como Deus se lembrou das orações de Ana, também se lembrará das nossas orações!
Há quanto tempo essa mulher orava, há quanto tempo essa mulher chorava e era humilhada। O tempo é um adversário implacável. Não há como o ser humano vencê-lo. Já o Senhor tem o seu tempo “Kairós” de agir. No ano, mês, dia, hora e lugar determinado pelo Senhor o milagre acontece. Tiago disse: “Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará”. (Tg 4:10)

Mas Sião diz: O Senhor me desamparou, o meu Senhor se esqueceu de mim। Pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti. (Is 49: 14-15)

2) O Senhor fez justiça por Ana, também fará justiça por nós!

Ana era provocada e oprimida, mas não dava margens para a ira, bate boca, vingança, agressão física, entre outras coisas. Ana chorava e jejuava(vs 7). Ana se humilhava na presença de Deus, tributando a Ele reverência e crendo que Ele era a sua justiça. Ela compreendeu que Deus era o socorro bem presente na angústia. Quem sabe, eu e você no lugar de Ana teríamos revidado e feito justiça com as próprias mãos. Na verdade, muitas vezes assumimos o lugar de Deus e fazemos a justiça do nosso jeito, mesmo sabendo que a justiça humana é como um trapo de imundícia. Deixemos o justo Juiz defender a nossa causa.

3) Ana apresentou a sua causa a Deus, o único que poderia mudar a sua sorte। Devemos fazer o mesmo!
No verso 10 vemos Ana orando ao Senhor, clamando por ajuda e misericórdia, por resposta. Ana foi falar com quem resolvia, o Deus Todo-Poderoso, o único que poderia reverter aquela situação. E pra glória de Deus, a situação foi revertida, pois Deus faz da estéril mãe de filhos.

4) Ana foi fiel e teve mais 5 filhos। Quando somos fiéis sobre o pouco, sobre o muito somos colocados.

No verso 24 Ana cumpre seu voto e leva o pequeno Samuel para ser consagrado ao Senhor. Deus concedeu a Ana a alegria de ser mãe mais cinco vezes, que coisa linda. Muita gente não cresce na vida porque não cumpre pequenos votos diante de Deus. Basta um pouco de bênçãos para se desviar da humildade e do partilhar do pão. E muitas vezes desviar-se até dos caminhos do Senhor. Aprendamos com Ana.

5) Muitas vezes a oração pode demorar a ser respondida, mas quando Deus responde, Ele nos manda o melhor।
Penina tinha filhos, Ana não। Mas quem eram os filhos de Penina? Qual foi a importância deles ministerialmente na história de Israel? A Bíblia sequer relata os seus nomes।
Já o filho que Deus concede a Ana é Samuel. Ele foi a resposta de Deus à oração de sua mãe. Ele ministrava ao Senhor sendo ainda menino. Foi um homem de oração; deu vitória ao povo por meio da oração (I Sam. 7:5-10), orou quando o povo pediu um rei (I Sm 8:6) A oração intercessora foi a nota dominante de sua vida (I Sam. 12:23). Foi profeta, sacerdote e juiz. Foi um homem que fez a diferença em meio a uma geração corrompida e teve seu nome gravado nos anais da história bíblica.

6) Ao receber a palavra do sacerdote, Ana creu e tomou posse, de natureza que sua fisionomia foi transformada।

O próprio nome “ANA” significa “Cheia de Graça”। Então, após orar, Ana recebeu uma palavra profética do sacerdote e teve a sua fisionomia transformada, seu rosto já não estava mais abatido.

Quando Deus fala ao nosso coração, a chama arde no peito e temos a convicção de que Deus está no controle. Ana creu na palavra do sacerdote. Foi uma palavra que veio de encontro à sua necessidade. E o milagre aconteceu. Toma posse desta palavra.

Conclusão
Continua firme no Senhor. Continue orando e clamando. Deus vai lhe conceder o melhor.
“Espera no SENHOR, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR”। (Sl 27:14)

“Aquietai-vos e sabei que o Senhor é Deus...” (Sl 46:10)

Em Cristo,
Anderson Vieira

sábado, 20 de junho de 2009

Qual a vontade de Deus pra minha vida?

A paz de Cristo। Você já se perguntou “Qual é a vontade de Deus pra minha vida?”. Caso você já tenha tido essa atitude, parabéns. Há muita gente, inclusive cristãos, que não sabem e tampouco buscam saber qual a vontade de Deus para as suas vidas. Alguns estão vivendo embalados pelo hit “Deixa a vida me levar, vida leva eu”. Há pessoas que por desconhecerem a boa, perfeita e agradável vontade de Deus estão perdidas até mesmo dentro da igreja.

A vontade de Deus é algo fascinante e quero elencar alguns pontos fundamentais concernentes à vontade do Pai em relação às nossas vidas:

1º) É da vontade de Deus que compreendamos qual é a Sua vontade para a nossa vida.
Esse conhecimento acerca da vontade de Deus pode ser adquirido através da:
a) Palavra de Deus (2 Tm 3:16/ Sl 119:11/ Os 4:6);
b) Aconselhamento (Êx 18:13-24);
c) Oração (Jó 33:14 / Jr 29:12 13)।

2º) É da vontade de Deus que como filhos sejamos obedientes a Ele.
Jesus declarou: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”। (Jo 6:38)

3º) É da vontade de Deus que amemos a Deus e ao nosso próximo.
a) Amar a Deus de todo o coração... (Mt 22:37)
b) Amar o próximo...(Mt 22:39)

4º) É da vontade de Deus que sejamos gratos a Ele por tudo que tens feito por nós.
“Em tudo daí graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Ts 5:18)। Ver ainda Salmo 103:2.

5º) É da vontade de Deus que façamos tudo para Sua glória.
“Porquanto, quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para glória de Deus”. (1 Co 10:31) – Antes de tomar qualquer decisão pessoal, devemos fazer 2 perguntas a nós mesmos:
1ª: Isso é da vontade de Deus?
2ª: Isso vai glorificar a Deus?

Conclusão
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional। E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”. (Rm 12:1-2)

Desejo a todos uma vida em conformidade com a vontade de Deus.
Em Cristo,
Anderson Vieira

domingo, 7 de junho de 2009

Copa 2014 – Um grande campo missionário



“Lançai a foice, porque já está madura a seara...” (Joel 3:13)

A paz de Cristo. Dentro de 1.826 dias cerca de 193 milhões de brasileiros (IBGE, 2008) poderão testemunhar um dos maiores espetáculos esportivos da terra, a “Copa do Mundo de 2014”. É difícil quantificar o número de turistas esperados para um evento dessa magnitude, mas com certeza gira em torno de milhares e milhares de pessoas, o que faz dele um grande campo missionário. E Jesus nos diz: “Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa”. (Jo 4:35b)

Deus espera que nós brasileiros não percamos a oportunidade de anunciar Jesus às nações em solo tupiniquim. Por meio do evangelismo poderemos levar os homens a conhecerem sua condição de pecadores e o plano de Deus para sua salvação; induzi-los à aceitação de Jesus Cristo como Filho de Deus, Salvador e Senhor.

A chance de alcançar um número de povos não alcançados pelo evangelho é evidente. Em países pertencentes à Janela 10/40 que engloba o Oeste da África, passa pelo Oriente Médio e vai até a Ásia, a resistência ao evangelho é muito grande, mas muitos turistas dessas regiões estarão no Brasil, e aqui a abertura para a proclamação do evangelho é plena. Logo, essa poderá ser uma chance única para essas pessoas ouvirem falar acerca de Jesus, o Cristo.

Os crentes de nossa época em sua maioria ainda não entenderam que missão é o apostolado transferido para a igreja, que somos nós. O “ide” está direcionado a todos que foram alcançados pela graça de Deus e que desfrutam do novo nascimento.

Entremos todos em oração, estejamos unidos no propósito de ganhar o maior número de almas para o Senhor. Quando entrarmos em campo a vitória será nossa em nome de Jesus. Caso o Senhor Jesus não venha antes desse evento buscar a sua igreja, estaremos aqui pescando almas para Ele.

Em Cristo,
Anderson Vieira