segunda-feira, 27 de julho de 2009

Jesus, líder incomparável

A paz de Yeshua Ha Machia.
Falar de um líder das Sagradas Escrituras não é uma tarefa das mais fáceis, pelo menos pra mim, pois admiro tantos, cada um com sua peculiaridade têm algo a ensinar। Queria escrever sobre Paulo, mas é impossível ignorar a capacidade de liderança que o Senhor Jesus exerceu e exerce até os dias atuais, através do Espírito Santo.

Jesus dividiu a história humana em antes e depois dele। A força dessa delimitação, mesmo para parte da humanidade que não vê nela a mão divina, é aceita por todos. Jesus revolucionou o planeta e fez tudo isso sem ter deixado uma única linha escrita, sem montar exércitos nem acumular riquezas e sem ter afastado mais que algumas centenas de quilômetros da cidade de Nazaré, onde foi criado. Para os historiadores, é quase inexplicável o fato de a mensagem de Jesus ter sobrevivido a seu tempo e avançado mais de dois milênios.

Mas é fato consumado que ninguém liderou como ele, Jesus é um líder incomparável।

Vejamos algumas características da liderança de Jesus:

1) Capacidade de influenciar através de suas atitudes e palavras: Hoje um terço do planeta se denomina cristão, o que representa aproximadamente mais de dois bilhões de pessoas। Bom líder deve ser capaz de influenciar as pessoas a alcançarem seus objetivos e Jesus desenvolveu sua missão com grande expressão utilizando-se de um princípio muito simples, mas fundamental: “Se você quer ser líder, seja servo”. Jesus manifestou sua autoridade com grande habilidade e fez com que as pessoas executassem a sua vontade de bom grado, por causa de sua influência pessoal e da sua causa. Jesus não era um ditador. A sua autoridade e testemunho atraiam as pessoas, de forma que, todos que o ouviam eram impactados.

2) Capacidade de se relacionar com seus liderados: O bom líder deve conhecer bem os seus liderados, estabelecer um relacionamento profundo। Jesus chamou 12 homens para exercer o apostolado e os conhecia muito bem. Sabia de suas limitações, mas também enxergava em cada um potencial. Aqueles homens foram tão bem liderados por seu tutor que revolucionaram a história do cristianismo (exceto Judas Iscariotes). Após a ascensão de Cristo, os discípulos de Jesus tornaram-se um batalhão decidido, unificado e arrojado, retratado no livro de Atos.

3) Capacidade de ensinar: Jesus disseminou os princípios da liderança servidora e também comunicou a idéia de que liderança pode ser aprendida e desenvolvida, se tivermos a vontade de amar, crescer e expandir। Ele deixou muito claro que Liderança não é gerenciamento. Você não gerencia pessoas, você lidera pessoas. Jesus era mais que um líder, era um mestre por excelência. Um bom líder sempre formará outros bons líderes. Líderes medíocres sempre formarão líderes medíocres.

4) Capacidade de morrer pelos seus liderados: Jesus foi um líder tão exemplar que morreu pela causa que ensinava। De que adiantaria pregar e testemunhar, e no confronto da cruz retroceder? Não. Jesus mostrou a todos que liderava, cria no que ensinava e tudo que foi dito por meio de seus lábios se cumpriu. Líder dá a vida pelos liderados se preciso for. Defende-os de lobos vorazes, ajuda-os, não os entrega a própria sorte.

Que Deus conceda-nos graça para liderar como Jesus liderou। Para amar como ele amou. Para se entregar pela causa do evangelho como ele se entregou. E até mesmo morrer se preciso for.

Em Cristo, o líder supremo,
Anderson Vieira

domingo, 19 de julho de 2009

Seria Paulo um herege em nossos dias?

...desceu da Judéia um profeta chamado Ágabo। Vindo ao nosso encontro, tomou o cinto de Paulo e, amarrando as suas próprias mãos e pés, disse: “Assim diz o Espírito Santo: Desta maneira os judeus amarrarão o dono deste cinto em Jerusalém e o entregarão aos gentios”. Quando ouvimos isso, nós e o povo dali rogamos a Paulo que não subisse para Jerusalém. Então Paulo respondeu: “Por que vocês estão chorando e partindo meu coração? Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. (At 21: 10-13 NVI)

A paz de Cristo। Lendo o Livro de Atos dos Apóstolos fui impelido a sentar frente ao computador e escrever sobre Paulo de Tarso. A biografia do Apóstolo Paulo é apaixonante, digna de ser amplamente conhecida por todos que se dizem cristãos.

Paulo se chamava também Saulo, nome hebraico derivado de "Saul", que significa "pedido"। Nasceu em Tarso, na Cilícia, no ano 1 D.C. (At 21:39). Era judeu por descendência e romano devido ao status de sua cidade natal no Império. Paulo era seu nome romano, derivado do latim "Paulus", que significa "pequeno" (At 13:9). Segundo afirma os “Atos de Paulo”, escrito apócrifo do segundo século, Paulo era um homem de pequena estatura, parcialmente calvo, de pernas arqueadas, de compleição robusta, olhos próximos um do outro e nariz um tanto curvo.

Paulo é o apóstolo dos gentios, o maior escritor do Novo Testamento, com 13 cartas। Paulo é um daqueles homens notáveis da história bíblica cuja riqueza de conteúdo extrapola um simples artigo como este. Por isso, quero apenas traçar um paralelo entre a frase citada por Paulo no Livro de Atos e os nossos dias: “Estou pronto não apenas para ser amarrado, mas também para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”.

Em minha curta caminhada cristã já vi homens de Deus proferirem muitas coisas a respeito do evangelho de Cristo, mas confesso que nunca ouvi alguém dizer que estaria disposto a morrer por ele। Pelo contrário, ligando a TV em programas ditos por evangélicos, algumas coisas são repudiadas, uma delas é o fato de um cristão vivenciar algum tipo de sofrimento, quanto mais morrer em prol do evangelho.

Acredito que Paulo em nossos dias seria tido como um herege por alguns cristãos। Veja o que Paulo diz aos coríntios: “Cinco vezes recebi dos judeus trinta e nove açoites. Três vezes fui golpeado com varas, uma vez apedrejado, três vezes sofri naufrágio, passei uma noite e um dia exposto à fúria do mar. Estive continuamente viajando de uma parte a outra, enfrentei perigos nos rios, perigos de assaltantes, perigos dos meus compatriotas, perigos dos gentios; perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, e perigos dos falsos irmãos. Trabalhei arduamente; muitas vezes fiquei sem dormir, passei fome e sede, e muitas vezes fiquei em jejum; suportei frio e nudez”. (2 Co 11:24-27) – Creio que diriam a Paulo – Você é uma vergonha para o evangelho. Por que não determinou? Cadê o positivismo? Passou fome? Onde está a sua prosperidade? Sofre de maldição hereditária no mínimo. Passou dificuldades financeiras? Você não sabe que se orar com fé pode aparecer um dinheiro em sua conta bancária? Sinceramente Paulo, que homem de pouca fé é você.

Os lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos, e estes eram curados de suas doenças e libertos de espíritos malignos। Um jovem chamado Êutico bobeou, caiu da janela e morreu, Paulo foi e ressuscitou o rapaz. Mas já pensou se em determinado dia Paulo orasse e Deus não respondesse, não seria apedrejado, se fosse em minha terra natal, ali no Rio de Janeiro, seria fuzilado.

Em Atos 20 Paulo vai além: - Não cobicei a prata nem o ouro nem as roupas de ninguém। Vocês mesmos sabem que estas minhas mãos supriram minhas necessidades e a dos meus companheiros. Em tudo o que fiz, mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber” (At 20: 33-35). Em vez de pedir, Paulo manda dar, não pede nem ouro e nem prata, ajuda os fracos, trabalha arduamente, mete a mão na massa. É, Paulo, esse evangelho que você prega quase não tem espaço em nossos dias. Os lobos vorazes conforme você disse estão por todo lado. Mais uma coisa Paulo, aquela frase que o senhor escreveu aos filipenses: “Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fp 1 -21). Parece que o lucro ganhou outro significado. Lamento dizer, mas em nossos dias és praticamente um herege.

Em Cristo,
Anderson Vieira

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Sabedoria é essencial na vida cristã

Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei”। Salomão respondeu: “Tu foste muito bondoso para com meu pai Davi e me fizeste rei em seu lugar. Agora, SENHOR Deus, que se confirme a tua promessa a meu pai Davi, pois me fizeste rei sobre um povo tão numeroso quanto o pó da terra. Dá-me sabedoria e conhecimento, para que eu possa liderar esta nação, pois quem pode governar este teu grande povo?” (2 Cr 1: 7-10)
A paz de Cristo। Em oração nossas petições a Deus são muitas, mas dificilmente pedimos sabedoria। A Bíblia diz: “Aceitai o Meu ensino, e não a prata, e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido. Porque melhor é a sabedoria do que joias, e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela”. A sabedoria que Salomão almejava para liderar o povo do SENHOR lhe foi concedida. Com perspicácia mental, largueza de coração e brandura de espírito, Salomão tornou-se o mais sábio monarca da Terra, pois Deus lhe deu sabedoria superior a todos os homens. Salomão proferiu mais de 3 mil provérbios e mais de mil cânticos. “De todos os povos vinha gente ouvir a sabedoria de Salomão, e da parte de todos os reis da Terra que tinham ouvido da sua sabedoria”. (1 Reis 4: 29-34)
Esse erudito da história bíblica mostra-nos que antes mesmo de Deus lhe conceder o seu pedido, a sabedoria já abundava em sua vida। O sucessor do trono de Davi tinha 20 anos quando começou a reinar em Israel. Deus deu a ele a oportunidade de pedir qualquer coisa, mas esse jovem optou por pedir “sabedoria”. Em muitas decisões tomadas por personagens bíblicos, esta é pra mim, com certeza, uma das mais sábias. Salomão discerniu quem sem sabedoria não conseguiria ser um bom rei; sem sabedoria as riquezas, bens, honras, entre outras coisas sucumbiriam em questão de tempo. Agora, o parecer de Deus após o pedido de Salomão é algo transcendental: Deus disse a Salomão: “Já que este é o desejo de seu coração e você não pediu riquezas, nem bens, nem honra, nem a morte dos seus inimigos, nem vida longa, mas sabedoria e conhecimento para governar o meu povo, sobre o qual o fiz rei, você receberá o que pediu, mas também lhe darei riquezas, bens e honra, como nenhum rei antes de você teve e nenhum depois de você terá”. (2 Cr 1: 11-12)
Salomão declarou que queria sabedoria para governar o povo que pertencia a Deus e não a ele। Seria de grande proveito que pedíssemos a Deus sabedoria para administrar sabiamente tudo que Ele nos concede. Se reconhecermos que tudo o que temos vem das mãos do SENHOR, teremos atitudes sábias em nosso cotidiano. Por isso a Bíblia diz: “O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”.
A sabedoria deve ser buscada perante o SENHOR। “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.”

A sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia।

O discernimento é essencial para obter-se êxito na caminhada cristã। Se Deus falar conosco essa frase: “Peça-me o que quiser, e eu lhe darei” – Que nós possamos responder em uníssono: Dá-nos sabedoria SENHOR.
Em Cristo,
Anderson Vieira


sábado, 4 de julho de 2009

Você conhece Jesus?


Disse Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”। Jesus respondeu: “Você não me conhece, Filipe, depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo? Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”? (Jo 14: 8-9)


A paz de Cristo। Ao ler os evangelhos sempre sou surpreendido por um determinado texto que salta das entrelinhas e mexe com as minhas estruturas mentais. E uma coisa que sempre digo aos meus irmãos é que, quanto mais leio a palavra de Deus e acho que conheço a Bíblia, mais certeza eu tenho que na verdade conheço muito pouco acerca dela. Isso é um tanto paradoxal, mas é uma verdade.

Os discípulos de Jesus no período da igreja primitiva, em especial, os apóstolos, revelam com suas atitudes, de forma clara e inequívoca, que conheciam muito pouco acerca do Mestre। E Jesus em determinado momento da caminhada diz uma frase para o apóstolo Filipe muito confrontadora: “Você não me conhece, Filipe, depois de eu ter estado com vocês durante tanto tempo”? Eu imagino a face de Filipe desfalecendo ao ouvir essa frase dos lábios do Senhor. Quem sabe Filipe em seu interior disse a si mesmo: “Mas eu o conheço! Eu caminho com ele. Eu ando com ele já faz alguns anos”. Mas a verdade é que a pergunta de Filipe feita a Jesus revela realmente que ele não conhecia o meigo nazareno de forma plena: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta”. E a resposta de Jesus é espetacular: “Quem me vê, vê o Pai. Como você pode dizer: “Mostra-nos o Pai”?

Eu quero fazer um paralelo entre a indagação de Filipe e a nossa caminhada cristã। Antes de mais nada precisamos entender o que significa a palavra “conhecer”. Segundo o Novo Aurélio conhecer significa: 1.Ter noção ou conhecimento de; saber; 2.Ser muito versado em; saber bem; 3.Ter relações ou convivência com; 4.Reconhecer; 6.Apreciar, avaliar; 7.Ter experimentado (algo).

Com base na definição do Aurélio podemos dizer que conhecemos Jesus? Será que numa conversa íntima com o Rabi, ele também não nos diria o que disse a Filipe? Qual é o parâmetro para saber se conhecemos ao Senhor Jesus? Bem, vamos lá:

1) Atitude de amor para com Jesus, pautada na obediência: Se eu conheço a Jesus e o aceitei como Senhor e Salvador da minha vida, viverei como nova criatura, submisso a ele e em conformidade com a sua palavra। Jesus disse: “Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele”. (Jo 14:21)

2) Crerei em tudo quanto ele disser ou tenha dito: Se eu conheço Jesus, devo crer em suas promessas para a minha vida e em tudo que ele me orientou a fazer, ainda que não entenda, ainda que não esteja claro, pela fé caminharei adiante। Jesus disse: “Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras”. (Jo 14:11)

3) Seguirei o caminho, sem desviar-me nem para a direita e nem para a esquerda: Se eu conheço Jesus, devo trilhar o único caminho que é pautado na verdade e que me leva à vida eterna। Devo guiar-me na bússola do Espírito Santo, no GPS que vem de Deus e no leme que Jesus Cristo tem em suas mãos.

Jesus não quer que o conheçamos superficialmente, ele quer estabelecer um relacionamento profundo conosco, em águas profundas, a fim de que ao vê-lo com os olhos da fé, saibamos que também estamos contemplando o Pai।

Só existe uma forma de conhecer Jesus de forma plena que é, tendo-o dentro de si, caminhando com ele dia após dia e imitando-o।

Pergunto novamente: Você conhece Jesus? Caso a resposta seja não, leia a Carta de Paulo aos Romanos, capítulo 10, verso 9, e então faça uma oração de entrega, recebendo Jesus, o Cristo, como Senhor e Salvador da sua vida।

Deus te abençoe.
Em Cristo,
Anderson Vieira