domingo, 22 de novembro de 2009

Assassinos Espirituais – Absoluto versus Relativo

Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. (Mt 5.37 NVI)

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Anteriormente abordei a 1ª característica dos Assassinos Espirituais - “Aparência versus Autenticidade”. Hoje escrevo sobre a 2ª característica desse grupo de pessoas: “Absoluto versus Relativo”.

Jesus, no sermão do monte, instruindo os discípulos declarou: Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno. Os assassinos espirituais vivem justamente o contrário dessa orientação do Rabi, pois relativizam o que é absoluto, relativizam a palavra de Deus como álibi para justificar pecados, o falar é marcado de dubiedade e o estilo de vida uma verdadeira incógnita, visto que na ambiência eclesiástica é uma coisa e fora da igreja é outra.

O assassino espiritual na maioria dos casos declara ser crente num evento de cunho evangélico, já na empresa ou junto de descrentes, o indivíduo sofre de amnésia e simplesmente já não se lembra que Jesus é o seu Senhor e Salvador. Paulo disse aos Romanos: “Não me envergonho do evangelho, porque é poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê” (Rm 1.16). Mas o assassino espiritual se envergonha do evangelho, sendo muitas vezes um crente agente secreto, pois ninguém sabe que ele é lavado e remido pelo sangue do Cordeiro.

O assassino espiritual não diz que sim, nem que não, vive em cima do muro, não é frio e nem quente, e causa ânsia de vômito em Deus à semelhança da Igreja de Laodicéia. Para o assassino espiritual o pecado é relativo, a autoridade espiritual é relativa, tudo é relativizado, visto que para ele que não honra a palavra de Deus, defender o absoluto é ser radical demais. Malaquias disse que seria possível perceber a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não servem (Ml 3.18) – Mas o assassino espiritual está travestido de discípulo e muitas vezes engana até mesmo o pastor, mas a Deus não se pode enganar, pois Ele, o Senhor, sonda-nos e conhece-nos por dentro e por fora (Sl 139).

O assassino espiritual faz com que a fé das pessoas fique raquítica, nunca admoesta, nunca traz uma palavra de ensino, sempre tá tudo bem, nada é pecado, nada é errado, nada desagrada a Deus. Para o assassino espiritual, o arrependimento, o viver em novidade de vida, ser santo, entre outras coisas é relativo. E quando alguém prega sobre isso é porque é santo demais. Ele nunca leu a 1ª carta do apóstolo Pedro que diz: Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo que fizerem, pois está escrito: “Sejam santos, porque eu sou santo”. (1 Pe 1. 15-16)

Jesus disse: “Cuidado, que ninguém os engane”. (Mt 24.4)

Por último, os assassinos espirituais querem relativizar o evangelho, querem pregar um outro evangelho. Olha a orientação de Paulo aos gálatas: “Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado”. (Gl 1.6-8)

Uma vez mais eu lhe digo: cuidado com os assassinos espirituais, vigiai e orai sem cessar.

No amor insondável de Cristo Jesus, nosso Senhor,
Anderson Vieira

sábado, 14 de novembro de 2009

Assassinos Espirituais – Aparência versus Autenticidade

“Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto. Raça de víboras, como podem vocês, que são maus, dizer coisas boas? Pois a boca fala do que está cheio o coração”. (Mt 12.33-34 NVI)

A paz de Cristo. Já faz algumas semanas que estou buscando em Deus inspiração para escrever acerca de um assunto que considero de extrema importância: “Assassinos Espirituais”. Ressalto que o assunto é tão rico que estarei escrevendo uma série de estudos. Será que existem pessoas capazes de, com suas atitudes, conselhos e influência, assassinarem a fé de pessoas? Levar pessoas à frieza espiritual, à decepção, ao desvio da sã doutrina? Levar pessoas a fazerem aquilo que Deus não ordenou? Será que existem assassinos espirituais que, com a Bíblia Sagrada em punho, expõem textos fora de seus contextos a fim de tirar proveito de irmãos na fé? O que você acha? Será que você já foi vítima de um assassino espiritual? Quais as características de um serial killer espiritual?

Bem, a Bíblia Sagrada nos ajuda a encontrar respostas para tais argumentos. Temos um grupo de pessoas nas Sagradas Escrituras que podem ser considerados “assassinos espirituais”, estes são os fariseus. Eles eram um grupo religioso que se originou dois séculos antes de Cristo. Eram os partidários da mais importante escola judaica, de caráter religioso. Diferenciavam-se dos demais judeus pelo rigoroso apego ao cumprimento dos rituais, no exercício de uma religiosidade apenas exterior. Foram severamente repreendidos por Jesus, que os chamou de "hipócritas", "insensatos", "condutores de cegos", "sepulcros caiados", "serpentes", e "raça de víboras". (Mt 23.1-39).

É interessante dizer que semelhantemente aos trejeitos farisaicos, vemos pessoas nas comunidades eclesiásticas do presente século também colocando a tradição acima da palavra, relativizando aquilo que é absoluto e exercendo uma inversão de valores tamanha que é capaz de fazer com que os ossos do apóstolo do Paulo não se contenham no túmulo.

A primeira característica dos assassinos espirituais é que a “Aparência não expressa com Autenticidade aquilo que está no interior ou no coração”.

Jesus disse para o povo obedecer aos fariseus fazendo tudo que eles dissessem, mas não fazerem o que eles faziam e a razão era bem simples: “pois não praticam o que pregam”. (Mt 23.3)

O assassino espiritual tem um péssimo testemunho, mas na maioria dos casos assim como os fariseus está investido de autoridade. Ele cobra a presença na Escola Bíblica Dominical, mas não participa. Cobra a presença num Grupo familiar, células etc, mas nunca aparece. Orienta a orar mais, mas não ora. Orienta a consagração, mas nunca jejua. E assim sucessivamente. E tem os assassinos espirituais que usam snypers, não fazem nada disso outrora citado e quando alguém compartilha que buscou mais de Deus, ele simplesmente o exorta. Tudo isso Jesus chama de “HIPOCRÍSIA”.

O discurso não tem sinergismo com a prática. O discurso se caracteriza pela intrepidez, mas a prática é como os fariseus, só disfarce. Não podemos aceitar o uso de máscaras, assim como também não devemos usá-la expressando uma falsa espiritualidade perante as pessoas. Jesus nunca disse que seríamos super heróis espirituais. Mas os assassinos espirituais estão acima do bem e do mal.

Estou me lembrando que um pregador disse certa vez que tinha em sua igreja um diácono que servia a santa ceia falando em línguas estranhas e a bandeja com o vinho chegava a tremer. Todos tinham o diácono como homem de Deus. O homem era irrepreensível. Até que um dia a esposa do diácono disse para a esposa do pastor:
- Senhora beltrana, sabe o diácono fulano? (Esposa do diácono)
- Aquele abençoado! O que tem ele? (Esposa do pastor)
_ Olha pastora, não agüento mais levar tapa na cara em casa daquele homem! (Esposa do diácono)

Sei que Deus não me constituiu juiz do seu Reino e também sei que não posso generalizar. Mas infelizmente o que mais se vê, se lê e se ouve é sobre essas coisas na igreja. Na verdade Jesus disse acerca dos escândalos e que os mesmos eram inevitáveis. (Mt 18)

Jesus disse que os fariseus eram hipócritas, pois por fora aparentavam beleza como sepulcro caiado, mas por dentro estavam cheios de ossos e de todo tipo de imundície e maldade. (Mt 23.27)

Cuidado com os assassinos espirituais. Eles adoram exterminar a fé das pessoas. Uma de suas frases preferidas é esta: “Você está assim cheio do Espírito Santo porque está no primeiro amor, mas isso passa”.

Se revista da armadura de Deus e não seja alvo dos assassinos espirituais. Cuidado com as aparências. Cuidado com quem impõe a mão sobre a tua cabeça. “Considerem: Uma árvore boa dá fruto bom, e uma árvore ruim dá fruto ruim, pois uma árvore é conhecida por seu fruto”.

No próximo artigo falarei do Relativo Versus Absoluto.

Em Cristo,
Anderson Vieira

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atitude Cristã

Definição da palavra atitude segundo o Dicionário Novo Aurélio: Em suma atitude é o modo de proceder ou agir, comportamento referente a determinada situação.

A nossa vida é feita de atitudes. As atitudes que tomamos revelam quem somos.

Quando vamos a um restaurante a atitude que tomamos é sentar-se à mesa e comer;
Quando estamos no cinema a atitude que tomamos é a de assistir ao filme sentado na cadeira;
Quando estamos na escola, a atitude que tomamos é a de assistir a cada aula;
Quando estamos na igreja, nossa atitude é a de louvar, engrandecer, exaltar a Deus, prestando-lhe um culto;

Em relação à vida cristã, também temos que tomar atitudes, e são essas atitudes que vão determinar a nossa relação com Deus, com a igreja, com nós mesmos e com o mundo.

Paulo, orientando o jovem Timóteo, deu-lhe algumas orientações de como deveriam ser suas atitudes. E tais orientações também devem ser aplicadas na nossa vida nos dias atuais:

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, sê exemplo para os fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza". (I Tm 4:12)

"Sê exemplo" - Ser exemplo é ser uma referência, ser um modelo a ser seguido. É poder dizer como Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo". (1 Co 11:1)

Paulo diz para sermos exemplos na:

"palavra" - "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra". (Sl 119.9) e "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos". (Sl 119.105)

"procedimento" - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1 Co 6.12) e "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Rm 12.2)

"amor" - "E nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". (Jo 13.35) e "Sem amor nada tem sentido" (I Co 13)

"fé" - "Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem". (Hb 11.1)

"pureza" - "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tinheis anteriormente na vossa ignorância, pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento". (I Pe 1.15)

Com essas atitudes seremos sal da terra, luz para esse mundo escuro e bússola para os perdidos.

Em Cristo,
Anderson Vieira