quarta-feira, 30 de junho de 2010

Pedradas. Devemos estar preparados!

"Porventura, procuro eu, agora, o favor dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo". (Gl 1.10)

A paz de Cristo. Dias atrás ouvindo uma pregação, o pregador me surpreendeu ao dizer que: “Quem quiser obedecer a Deus deve estar preparado para sofrer”. Num primeiro instante a frase soou meio assustadora e desconexa, mas após refletir um pouco, e principalmente, ao analisar as sagradas escrituras, pude discernir que era uma verdade indubitável.

Agora, eu pergunto a você que lê esse texto: Será que você já foi apedrejado (não no sentido literário) simplesmente por decidir andar em conformidade com a Bíblia Sagrada?

Se a sua resposta é sim, saiba que você não está sozinho e que apedrejamento pior sofreu o primeiro mártir, o diácono Estevão; Paulo e Silas também foram apedrejados na Macedônia; o próprio Senhor Jesus por várias vezes enfrentou situações dificílimas: "Eu e o Pai somos um. Novamente, pegaram os judeus em PEDRAS para lhe atirar. Disse-lhes Jesus: Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte do Pai; por qual delas me APEDREJAIS? Responderam-lhe os judeus: Não é por obra boa que te APEDREJAMOS, e sim por causa da blasfêmia, pois, sendo tu homem, te fazes Deus a ti mesmo". (Jo 10.30-31 – Grifo meu)

As pedradas são lançadas tendo geralmente por motivação a inveja, ciúme, vingança, ira, calúnia, entre outros sentimentos carnais. Uma coisa que muito me chama a atenção é o fato de que, os que lançam pedras estão próximos de nós e não longe. Uma pedra lançada de longe chega até nós já sem força. Mas uma pedra lançada de perto, pode machucar e até matar.

Mas o que realmente importa é agradar a Deus e não a homens. Mesmo que tenhamos que ser apedrejados por viver o evangelho genuíno, o evangelho cristocêntrico, continuemos a cumprir com as ordenanças do Pai. Que possamos declarar aos nossos acusadores como Estevão: “Senhor, não lhes imputes este pecado”.

Em Cristo,
Anderson Vieira

sexta-feira, 25 de junho de 2010

"Planos Humanos ou Planos de Deus"

Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. (Tg 4.14-15)

A paz de Cristo. Um dos grandes mistérios de uma vida norteada pela fé em Cristo Jesus é a renúncia. É o abdicar das suas próprias vontades para então exercer a vontade do Pai. É o ato de rasgar os planos de natureza humana e permitir que seja escrito um plano com inspiração divina.

Vez por outra em nossa caminhada cristã tomamos atitudes e fazemos planos como se fôssemos donos e guias da nossa vida. Mas nós temos a mente de Cristo. Nós estamos crucificados com Cristo e agora Cristo vive em nós. Logo, é a sua vontade, o seu querer, os seus planos que devem reger a nossa jornada terrestre.

A Bíblia diz que Jesus, estando no Getsêmani, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. (Mt 26.39) – E Jesus fez esta oração por três vezes com a alma profundamente triste, uma tristeza mortal, mas se submeteu ao plano traçado pelo Pai.

Tenho aprendido que 99,9% das vezes, a vontade e os planos do Pai não são os meus planos. Mas por confiar que os planos de Deus são muito mais nobres e excelentes que os meus, ainda que eu muitas vezes não entenda, me submeto aos Seus planos com um coração contrito e sincero. Ao homem pertencem os planos do coração, mas do SENHOR vem a resposta da língua. (Pv 16.1)

Devemos resistir à tentação de brincar de ser o "Espírito Santo". Pelo contrário, devemos deixar Deus ser Deus na nossa vida e confiar que permanecer nos seus desígnios é o melhor a se fazer.

Não tome nenhuma atitude com base em seu próprio entendimento, permita que Deus direcione os seus atos e você então verá a glória de Deus se manifestar em sua vida.

Ore a Deus neste momento e declare: “Senhor, que na minha vida seja feita a tua vontade”.

Em Cristo,
Anderson Vieira

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Dez princípios que nenhum líder pode ignorar

Por Nélio DaSilva

1. Aprecie a sua equipe ministerial
Não importa se você é líder de uma grande ou pequena equipe ministerial. Quando um membro da sua equipe realiza um bom trabalho, não permita que isso passe despercebido. Reconheça, aprecie, elogie. Não consinta que essa preciosa oportunidade de apreciar - ainda que algo aparentemente insignificante - seja desperdiçada.(Pv 27.23)

2. Nunca, jamais, humilhe um membro da sua equipe de ministério
Se você está aborrecido com alguém da sua equipe, pelo fato de essa pessoa haver feito alguma coisa errada, mantenha-se frio, calmo, especialmente em público. Se você optar por humilhá-la - seja de maneira privada, seja em público -, ela poderá nutrir um ressentimento contra você, e seu ministério fatalmente irá sofrer. (Pv 18.21)

3. Crie uma cultura na qual errar não é proibido
Se você não comete erros, chances existem de que você não está crescendo em sua liderança. Se a sua equipe tiver permissão de sentir que os erros são parte do processo de alcançar novas altitudes, em vez de apenas se sentir mal ou envergonhado, então eles irão se arriscar ainda mais em seu favor.(1João 2.1)

4. Lembre-se de detalhes pessoais
Separe um tempo específico para conhecer a sua equipe: quem são eles, quão importante é a sua vida, etc. Mantenha um foco de interesse neles como pessoas e não exclusivamente como instrumentos de trabalho. (Pv 16.22)

5. Não se esconda atrás da sua posição
Seja simplesmente humano e ofereça amizade genuína à sua equipe. Dessa maneira, você poderá apoiar e encorajar uns aos outros quando os momentos difíceis chegarem. (Mt 5.16)

6. Seja abordável
Permita que a sua equipe venha a sentir que ela pode se aproximar de você e lhe falar sobre matérias e questões sensíveis; questões que envolvam dificuldades não apenas ministeriais mas também fora do ministério.(Tg 3.13)

7. Admita seus erros
Se você errou, seja o primeiro a admitir. Lembre-se de que as pessoas fazem aquilo que vêem. Você é um homem ou mulher de Deus, mas você não é infalível! A sua equipe irá respeitá-lo, e mais ainda se você for capaz de admitir os próprios erros.(Pv 28.13)

8. Ouça de maneira que sua equipe possa falar com você
Freqüentemente, as pessoas são intimidadas e temerosas diante da posição exercida pelo líder. Faça tudo que for possível para demonstrar que você está aberto a ouvir o que eles têm a dizer e que eles são importantes e valiosos. (Tg 1.19)

9. Seja claro nos seus pedidos
É sua a responsabilidade assegurar-se de que as pessoas entendem o que você lhes está pedindo. Portanto, comunique-se com clareza; fale, mas também escreva e pergunte se as pessoas realmente entenderam o que você lhes solicitou. (Pv 14.15)

10. Trate a todos com respeito e cortesia,em todo o tempo
Faça isso sempre, particularmente quando há problemas! Toda pessoa que trabalha sob sua liderança é um ser humano valioso que merece ser respeitado. Em última análise, um líder cristão é alguém que tem a grande responsabilidade de demonstrar o caráter de Deus mediante sua própria vida. Exercitar respeito e cortesia à sua equipe é algo que poderá mover o céu na terra.(Pv 20.3)

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Sustenta-me SENHOR

“Sustenta-me, segundo a tua promessa, e eu viverei; não permitas que se frustrem as minhas esperanças”. (Sl 119.116)

A paz de Cristo. Segundo o Novo Aurélio, a palavra sustentar significa segurar por baixo; impedir que caia; suportar; apoiar; servir de escora. Numa definição mais profunda, sustentar pode significar fornecer ou garantir o necessário para a sobrevivência.

Quando andamos ou estamos de pé, nossas pernas sustentam todo o peso do corpo. O mesmo acontece com as coisas espirituais: em nossa caminhada cristã é o SENHOR que nos sustenta de pé.

Jesus sabendo da incapacidade humana em sustentar-se ou suportar as cargas da vida, disse para tomarmos sobre nós o seu jugo, pois é suave e o seu fardo, leve. (Mt 11.28;30)

Quando decidimos caminhar com as nossas próprias forças, logo a energia se esgota e não conseguimos manter-nos de pé no que tange as coisas espirituais.

Muito me chamou a atenção o discernimento do salmista, pois ele entendeu que são as promessas de Deus que nos sustentam em pé, ainda que, muitas vezes tomados pelo desânimo estejamos caídos, prostrados. Sorrateiramente a carne vai tentando se manifestar, buscando convencer-nos a jogar a toalha, a chutar o balde, mas o Espírito Santo que habita em nós, age como uma catapulta em nossa alma e nos leva além, adiante, aquém do que poderíamos chegar sustentados apenas pela nossa força.

Apenas uma fé alicerçada em Jesus Cristo, a Rocha Eterna, consegue manter-se inabalável em meio as decepções e tribulações da vida.

Assim como o salmista, declare, “sustenta-me SENHOR, segundo a tua promessa, e eu viverei”.

Em Cristo, que me sustenta,
Anderson Vieira

terça-feira, 8 de junho de 2010

Plenitude do Tempo

Então perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” - Jessé respondeu: ”Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas”. - Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”. (I Sm 16.11 NVI)

A paz de Cristo. Se ao homem fosse dado poder ilimitado, creio piamente que uma das coisas que ele manipularia seria o fator tempo. Salomão, no livro de Eclesiastes, capítulo 3, diz que para tudo há uma ocasião certa e um tempo determinado. Há um tempo para tudo. Estamos algemados ao tempo e as chaves dessas algemas foram lançadas num precipício.

A vida humana é limitada pelo tempo, pelo menos essa vida terrestre, já a celestial é infinita, graças a Deus por isso. O tempo é implacável. Mas ao olhar para a carta magna, a Bíblia Sagrada, entre os muitos exemplos de homens de Deus que souberam lidar com o fator tempo, Davi é um deles, ficando atrás, para mim, apenas do pai da fé, Abraão.

Davi não apenas sabia lidar com o tempo como foi agraciado por Deus no tempo oportuno. Quando Samuel vai a Belém, a mando de Deus, ungir um dos filhos de Jessé, para suceder Saul, então Samuel apressadamente pensa que o sucessor seria Eliabe, mas não, nem tampouco Abinadabe, Samá e os demais. Davi está apascentando as ovelhas no campo enquanto o profeta não vê a hora de ungir o futuro rei. Mas Deus tinha um projeto perfeito bem como a hora perfeita e por isso Samuel mandou chamá-lo e o ungiu, e diz a Bíblia que a partir daquele dia (olha o fator tempo), o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. Se foi a partir “daquele dia”, então podemos entender que o Espírito do SENHOR não havia se apoderado antes, o texto é claro, óbvio.

Mas apesar da promessa de Deus e de ter sido ungido, Davi teve que esperar para sentar no trono de Israel, teve que esperar e passou por momentos de muito sofrimento. Foram muitos anos de espera e quando Davi teve a chance de abreviar o tempo do seu chamado por meio do assassinato de Saul, não o fez, preferiu esperar o tempo Kairos se cumprir.

O grande problema dos cristãos é que a maioria rejeita a história de vida de Davi, de Abraão, de Calebe, e até mesmo do próprio Jesus que diz a Escritura Sagrada: “Quando foi a plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho, nascido de uma mulher”. (Gl 4.4) – Nem mesmo Jesus, sendo o Deus filho atropelou o tempo.

Quantas são as vezes que queremos tomar o relógio de Deus. Nossas orações muitas vezes dizem termos como: tem que ser hoje Senhor, é pra já Papai, se não fizer agora não precisa mais. E quando o cristão é tomado pela ansiedade e não se sujeita ao tempo de Deus, é só desastre. Casa com a pessoa errada; vai para o ministério despreparado; mete os pés pelas mãos.

Sabe o que eu aprendo com Davi? Quando chega a nossa hora, seja em qual área for, nada impede o agir de Deus. Seja profissional, relacionamento, financeiramente, ministerialmente, Deus jamais se atrasa.

Continue esperando em Deus meu irmão, minha irmã, a sua hora vai chegar:

• Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão. (Is 40.31)
• Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera. (Is 64.4)
• Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá. (Mq 7.7)
• Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. (Hb 11.1)

Em Cristo,
Anderson Vieira