quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Vivendo as promessas de Deus

Em meu último artigo do ano, espero que Deus cumpra as suas promessas em sua vida. Feliz Natal com Cristo e Próspero Ano Novo.

“Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? ACASO PROMETE, E DEIXA DE CUMPRIR?” (Nm 23.19 NVI – Grifo meu)

A paz de Cristo. Todo fim de ano a história se repete, o homem olha para trás e percebe que seus projetos, ideais e promessas se perderam pelo caminho. Mas então, votos são renovados, novos projetos são postos no papel. Os propósitos mais comuns e corriqueiros são os de fazer regime, dar mais atenção aos filhos, sair mais com a esposa (o), trabalhar menos etc. Em relação a fortalecer a espiritualidade, fala-se em ler mais a Bíblia, orar mais, jejuar mais, ir mais à igreja, ser mais atuante nos ministérios, buscar ainda mais a santificação etc. Mas conforme o ano vai findando e o dia 31 de dezembro se aproxima, é possível fazer duas constatações: a primeira é a de que a maioria dos projetos pessoais fracassou e a segunda é que as mesmas promessas serão feitas de novo para o ano seguinte.

A inconstância do homem frente às dificuldades da vida faz com que ele ao invés de andar para frente, muitas vezes ande para trás. Promete inúmeras coisas a si mesmo e aos que estão ao seu redor e não cumpre nada. Salomão disse em Eclesiastes 5.4-5: “Quando você fizer um voto, cumpra-o sem demora, pois os tolos desagradam a Deus; cumpra seu voto. É melhor não fazer voto do que fazer e não cumprir”.

Verdade indubitável é que, quando o homem busca caminhar em seus próprios caminhos, sob as suas promessas pessoais, se estribando em seu próprio entendimento, automaticamente ele exclui a vontade de Deus de sua vida.

Mas eu quero convidar você a caminhar não em suas promessas, mas sob as promessas de Deus. Viver as promessas de Deus. Nestas promessas você pode confiar, pois não falham jamais. Ao invés de fazer um monte de projetos pessoais para o novo ano, busque descobrir as promessas que Deus tem pra você durante o ano que chega e para o restante dos anos da sua vida.

Em suma, a promessa é uma declaração que assegura que determinada coisa será feita ou cumprida. A Bíblia Sagrada contém mais de 30 mil promessas voltadas para os filhos de Deus.

Por que devemos confiar nas promessas de Deus? Entre milhares selecionei apenas 04. São elas:

1) Porque tudo que Deus prometeu, ao contrário do homem, Ele vai cumprir.

Em Números 23.19, a Bíblia diz “Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? ACASO PROMETE, E DEIXA DE CUMPRIR?”. Tenha a plena certeza, nenhuma das promessas de Deus para a sua vida serão frustradas.

2) Porque Deus não é inconstante como o homem, que hoje promete e amanhã já muda de opinião. Deus é imutável e sua palavra permanecerá eternamente.

O profeta Isaías disse no capítulo 40, verso 8: “A relva murcha, e as flores caem, mas a palavra de nosso Deus permanece para sempre”. Ao homem de Deus está proposta uma vida eterna, repleta de promessas.

3) Porque Deus entregou o seu filho na cruz do calvário para nos garantir acesso à vida eterna.

Em João 3.16, a Bíblia diz “Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”.

4) Porque Deus tem prazer em se relacionar com quem Nele busca refúgio e lhe concede paz, alegria, justiça e proteção.

Em Isaías 41.10 está escrito: “Você, porém, ó Israel, meu servo, Jacó, a quem escolhi, vocês, descendentes de Abraão, meu amigo, eu os tirei dos confins da terra, de seus recantos mais distantes eu os chamei. Eu disse: Você é meu servo; eu o escolhi e não o rejeitei. Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitorioso”.

Conclusão
Deus vai cumprir tudo que tem te prometido. Deus vai cumprir as promessas na sua vida. Deixe de fazer os seus próprios projetos e alicerce a sua vida nas promessas do seu Criador em relação a você.

Encerro com a revelação do Apóstolo Paulo: “Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus”. (II Co 1.20)

Deus vai cumprir as promessas em sua vida e será exaltado por meio delas.

Feliz 2011. Viva as promessas de Deus.
Em Cristo,
Anderson Vieira