terça-feira, 4 de setembro de 2012

“Corra pela tua vida”


Referência: Hebreus 12.1-3

Introdução

Uma das grandes marcas da sociedade do século XXI é a correria. As pessoas correm para buscar os filhos na escola; correm para chegar pontualmente no trabalho; correm para fazer o almoço; enfim, vivem correndo.

Voltando-se para as Escrituras, em especial o Novo Testamento, percebemos que as competições atléticas dos gregos forneciam uma analogia frequente para a vida cristã. O apóstolo Paulo compara a vida cristã a uma grande corrida. Ao escrever à igreja de Corinto, ele disse: “Todo atleta em tudo se domina; aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado”. (I Co 9.25-27)

O autor da Carta aos Hebreus assim como o Ap. Paulo, também compara a vida cristã a uma corrida. Além disso, dá orientações importantes acerca de como devemos correr para sermos bem sucedidos nessa maratona.


Desenvolvimento

A Competição (12.1)

A. A vida cristã é uma corrida (12.1): Devemos correr a corrida espiritual que Deus propôs a cada um de nós de forma fiel.
B. Tão grande nuvem de testemunhas (12.1a): Os heróis da fé apresentados no capítulo anterior não são expectadores nos observando do céu; pelo contrário, a vida deles nos dá testemunho, tendo vencido com sucesso. A vitória deles nos encoraja a perseverar nessa corrida. E também podemos entender que esta grande nuvem de testemunhas são as pessoas que estão ao nosso redor durante a nossa vida.
C. Todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia (12.1b): Devemos deixar tudo que atrasa o nosso progresso, todas as formas de pecado. O pecado é como algemas que prendem nossos pés e nos impede de correr a carreira que nos está proposta.
D. Corramos... a carreira (12.1c): À semelhança de um maratonista, o cristão deve estar numa atividade constante e perseverante que o faça chegar ao fim da corrida suportando e superando toda oposição.


O Modelo de Atleta (12.2)

A. Olhando para JESUS (12.2a): O nosso encorajamento principal se encontra na pessoa e obra de Cristo. Ele é o exemplo supremo de fé na carreira. Segundo Strong, “olhando” no grego, vem de apo “longe de” e horao “ver”. A palavra significa atenção indivisa, desviar o olhar de todas as distrações a fim de fixar o olhar em um objeto. “Aphorao” é ter os olhos somente para Jesus, que é o princípio e o fim da nossa fé.
B. Jesus suportou a cruz por nós (12.2b-3): Ele se fez maldição em nosso lugar (Gl 3.13). Jesus escolheu o sofrimento para que terminássemos essa corrida com honras ao mérito.

Conclusão

Concluo com palavras de Paulo aos filipenses: “Fazei tudo sem murmurações nem contendas, para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida, para que, no Dia de Cristo, eu me glorie de que não CORRI em vão, nem me esforcei inutilmente”. (Fp 2.14-16 grifo meu)

Em Cristo,
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield (ACF);
Bíblia de Estudo Plenitude (ARA);
Bíblia de Estudo Genebra (ARA);
A Bíblia em Esboços - Harold L.Willmington.