sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma Fé que gera Obediência para Conquistar

Referência Lucas 5.1-6

INTRODUÇÃO

O texto lido trata da pesca maravilhosa realizada por Pedro (Simão) em obediência a ordem de Jesus para que ele lançasse as redes, mesmo tendo fracassado toda noite, sem pescar sequer um peixe.

Quando lemos todo o contexto percebemos Jesus requisitando o barco de Pedro para lhe servir de púlpito. Pedro por sua vez estava voltando de uma noite pescaria fracassada e já estava lavando as redes para recolhê-las. Depois de terminar de falar, Jesus ordena a Pedro que lance suas redes ao mar.

Pedro numa atitude de fé ousou obedecer a ordem de Jesus e o resultado foi surpreendente. Algumas verdades contidas neste episódio bíblico são de fundamental importância para a nossa vida cristã:

a)   Fé que gera obediência é sem dúvida a chave de nossas vitórias e conquistas. Quando num ato de fé ousamos obedecer ao nosso Mestre, mesmo que racionalmente a ordem pareça absurda, as coisas começam a acontecer.

b)   A fé que não gera obediência não é fé de fato. Jesus é o Senhor tanto da nossa fé quanto de nossa obediência. Assim, a fé sem obediência (obras) é morta. Como diz Tiago em sua epístola.

c)   Às vezes os milagres não acontecem em nossas vidas porque queremos racionalizá-los, encontrar lógica neles. Milagre não tem lógica. Muitas vezes esquecemos que o Senhor tem sempre saídas impensáveis e em suas mãos estão todas as possibilidades.

d)   O milagre para os que creem é uma possibilidade absolutamente real. Por isso o crente em Jesus é aquele que crê e espera pelo milagre mesmo que tudo aponte para o impossível.

DESENVOLVIMENTO

Pedro tem duas atitudes fenomenais que devem ser aprendidas e praticadas por todos quantos querem alcançar conquistar por meio do instrumento da fé:

1)   Pedro obedece as ordens de Deus sem questionar – v. 4-5:

a)   Pedro era um pescador experiente, podia não conhecer nada sobre sermões, mas uma coisa ele dominava como ninguém: a arte de pescar. E aquela pescaria sem dúvida nenhuma fora absolutamente infrutífera. Mas Jesus deu uma ordem e ele apenas obedeceu.

b)   Quantas vezes Deus nos dá uma orientação clara e preferimos questionar ao invés de obedecer e tomar posse da bênção.

c)   É preciso exercitar obediência a Cristo em todas as situações, mas, sobretudo, e especialmente, naquelas onde tudo parece não ter nenhuma lógica.

d)   Pedro ousou, aliás, essa era uma marca desse apóstolo, que chegou até a andar sobre as águas sob uma ordem de Jesus. Ele ousou obedecer quando tinha tudo para recuar, mas ele foi desafiado a confiar nessa Palavra de Vida.

e)   Deus nos desafia hoje a ousar a obedecer a sua Palavra. Obedecer é trazer à existência aquilo que não existe, é criar uma realidade espiritual.


2)   Pedro obedece a palavra de Jesus pela fé e as conquistam ocorrem de forma sobrenatural – v.5:

a)   Pedro contra todas as evidências: desânimo e até mesmo a própria experiência, ousou obedecer sob a autoridade da Palavra que é Cristo.

b)   “Mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Agir sob a Palavra de Deus é o grande diferencial de uma fé para conquistar.

c)   O resultado da ousada obediência de Pedro podemos ver no v. 7: a pesca foi tão abundante que ele precisou da ajuda dos amigos para recolher a enorme quantidade de peixes. “O Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo aquilo quanto pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós”.

CONCLUSÃO

a)   Todas as vezes que ousamos obedecer a Palavra de Deus, temperamentos são mudados, relacionamentos são restaurados, corações são amolecidos e quebrantados, vidas são transformadas. Fé que gera obediência é o que Deus espera para que os milagres se manifestem em nossas vidas.

b)   Ouça hoje a palavra do Senhor e ouse dizer: “Mas sob a tua palavra lançarei as redes” e serei bem-sucedido em tudo quanto eu fizer, porque confio em ti Senhor Jesus.

c)   Fé para Conquistar? Obedeça a palavra de Deus. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. (Rm 10:17)

Em Cristo,

Anderson Vieira

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Liberdade Cristã

Referência: João 8.31-36

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. O texto outrora lido fala-nos de uma causa e efeito, o modus operandi para que se alcance a liberdade em Cristo. Mas libertação do que exatamente? Cito ao menos duas prisões das quais o homem sem Deus precisa ser livre:

I – LIBERTAÇÃO DA PRISÃO DO PECADO

“E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”.  (Ef 2.1-3)

As pessoas sem Deus encontram-se mortas em seus delitos e pecados, e não importa quão boas elas pareçam ser ou busquem ser, sem Jesus elas se encontram em desobediência ao Pai, aprisionadas pela corrente invisível do pecado, debaixo de condenação e sujeitas a ira de Deus. A vida na prática do pecado é uma rebelião da criatura em relação ao seu Criador. O homem precisa libertar-se da escravidão de Satanás.
  
II – LIBERTAÇÃO DA PRISÃO DA MORTE ESPIRITUAL
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. (Rm 6.23)

Morte é o destino de toda a humanidade. É a consequência do pecado. A morte física vem sobre todos, mas a morte espiritual é pior. É a separação eterna de Deus. A morte espiritual aprisiona a todos que não conheceram a verdade que é o Cristo.

Jesus liberta o homem das correntes do pecado, possibilitando-nos viver uma vida em santidade e também liberta-nos da morte espiritual concedendo-nos a vida eterna.

Jesus nos resgata e nos reconcilia com Deus por meio do seu sangue, como está escrito em Efésios, capítulo 2, verso 13 e Romanos, capítulo 5, versículo 11. Quantos podem dizer amém? Aleluia.

DESENVOLVIMENTO
Mas essa liberdade cristã custou preço de sangue. Uma grande dívida foi paga. Fomos justificados. Nossos pecados foram removidos e atribuídos a Cristo que se fez maldição por nós. Fomos comprados, possuídos, somos agora propriedade exclusiva de Deus segundo diz o apóstolo Pedro. É bem verdade que somos filhos de Deus, mas também somos servos, e Ele, o nosso Senhor.
Então, a tese bíblica que defendo é que essa liberdade que agora temos não significa que agora somos donos do próprio nariz ou que podemos fazer o que quisermos. Antes pertencíamos ao diabo, agora pertencemos a Deus. A nossa liberdade termina quando a vontade de Deus prevalece. E como filhos de Deus qual deve ser o nosso procedimento quanto à liberdade cristã?

a)   Desistência da independência e autossuficiência pessoal em detrimento da total dependência de Deus. - “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim”. (Gl 2.20)

b)  Desistência das minhas vontades próprias em detrimento da vontade e dos planos que Deus tem pra mim.“Então disse Jesus aos seus discípulos: Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me; Porque aquele que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á”. (Mt 16.24-25)

c)   Desistência de confiar em mim mesmo em detrimento da total confiança em Deus.“Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!; Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR”. (Jr 17.5;7)

d)  Desistência da minha liberdade em detrimento da santidade de Deus.“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne”.  (Gl 5.13)

CONCLUSÃO

A liberdade cristã deve conduzir os nossos pensamentos cativos à obediência de Cristo. (2 Co 10.5)

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar (ESCRAVIZAR) por nenhuma”. (1 Co 6.12)

“A liberdade cristã genuína é aquela que nos mantém sujeitos ao Espírito Santo; algemados a Deus e acorrentados a Jesus Cristo”.

Em Cristo,

Anderson Vieira