quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Esboço Sermão – Escolha a melhor parte
Referência Lucas 10.38-42

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. A vida de um modo geral é feita de escolhas. A vida cristã também. Relatos bíblicos mostram as diversas consequências das escolhas certas e erradas. O povo de Deus é confrontado pela palavra a escolher entre a bênção e maldição, entre os caminhos de vida e de morte, entre o pecado e a santidade, entre adorar a Deus ou servir ao Diabo. No monte Carmelo em confronto com os profetas de Ball, Elias disse ao povo, ou vocês escolhem Deus ou Baal. Daniel escolheu orar três vezes ao dia ao seu Deus mesmo debaixo de decreto de morte. Os amigos de Daniel escolheram ser jogados na fornalha a se curvarem diante da estátua de Nabucodonosor. Tiago escolheu morrer a fio de espada do que se calar sobre Jesus. Os apóstolos escolheram ser martirizados a deixar de anunciar o Evangelho da Salvação. Eu quero perguntar a você cristão, quais têm sido as suas escolhas?
O relato da visita de Jesus à casa das irmãs Marta e Maria revela-nos algumas verdades práticas para o Evangelho que devemos viver baseadas em nossas escolhas:

DESENVOLVIMENTO

1)    Jesus ensina que se deve imitar Maria na adoração.
·        Maria escolheu alimentar a sua alma com os ensinamentos de Jesus.
·        Maria sabia que não só de pão de vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.
·        Maria escolheu buscar primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas.
·        Maria escolheu aquietar-se e sentar-se aos pés de Jesus, pois entendeu que mais vale um dia na presença de Deus do que mil em outro lugar.

2)    Jesus ensina que o serviço de Marta também é importante.
·        Jesus em momento algum diz que é errado dedicar-se ao serviço.
·        Jesus não está confrontando Marta a deixar de ser Marta e se tornar Maria; ele está desafiando Marta a perceber que, em meio às muitas tarefas, preocupações e inquietações, ela estava se privando e desprezando a “boa parte” do discipulado: a relação pessoal e íntima com o Mestre.

3)    Jesus ensina o que é mais importante.
  • Jesus mostra que o serviço é importante, mas o ato de adorá-LO e receber seus ensinamentos é mais importante que qualquer outra coisa.

Marta, em meio à sua agenda atribulada, perdeu a percepção da presença de Jesus em sua própria sala de estar. Não podemos perder a consciência de Deus em nossas vidas.
  Jesus mostra que não devemos andar inquietos por coisa alguma. Quando Jesus chega, uma visita se transforma no momento mais precioso da sua vida. Jesus quer entrar em nossa casa e ceiar conosco, mas será que teremos tempo pra Lhe dar atenção?


CONCLUSÃO
Escolha a melhor parte:
Escolha servir e adorar a Jesus;
Escolha a salvação;
Escolha o perdão dos seus pecados;
Escolha nascer para Deus;
Escolha viver com Cristo, pois essa parte não lhe será tirada.

Em Cristo,

Anderson Vieira.