quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Esboço Sermão – Os 7 Mergulhos de Naamã

(2Reis 5.1-15)

INTRODUÇÃO

1. Naamã, um homem de projeção.
Ele era comandante de Ban-Hadade, rei de Damasco, capital da Síria.
Era o ministro da guerra. Homem corajoso. Forte. Guerreiro. Famoso.
Ele tinha grande prestígio político.

2. Naamã, um homem honrado – v. 1
Honra militar – “Naamã, comandante do exército do rei da Síria… era ele herói de guerra”. Ele era comandante das forças armadas da Síria. Ele era um herói nacional. Sua farda estava cheia de condecorações. Tinha atingido o mais alto grau na carreira militar. Ele era o máximo.
Honra política – “Era grande homem diante do seu senhor”. Era o braço direito do rei. O homem de maior prestígio no palácio. O homem forte da Síria. O responsável pelas vitórias militares do seu país.
Honra popular – “E de muito conceito”. Naamã era um homem admirado, amado, aplaudido, de sucesso e total aprovação popular. O próprio Deus que ele não conhecia o abençoava em suas esplêndidas vitórias.

3. Naamã, um homem leproso – v. 1
Naamã tinha sucesso público, mas fracasso pessoal.
Naamã era um vencedor, um herói público, mas na intimidade, quando tirava a armadura, era um leproso.
Talvez esse seja o retrato da sua vida: você também é um vencedor no seu trabalho, nos seus estudos, na sua empresa. Você é reconhecido. Tem diplomas, sucesso financeiro. É amado e prestigiado. Passou em todas as provas e concursos, mas você tem uma lepra dentro de você. Sua lepra não é física, é espiritual.
Talvez esta é sua situação. Tem fama de um homem ou mulher de Deus, piedoso, de uma mulher de oração, de um homem santo, mas dentro de seu lar, você é outra pessoa. Vive com máscara. Vive de aparência. Na igreja tem cara de gente santa, mas dentro de casa, na rua, você vive alimentando seu coração de impureza. Lá fora é um herói, dentro de casa, é um déspota, um leproso.

Deus quer nos limpar nesta noite e à semelhança de Naamã, convida-nos a mergulhar em seu rio de água viva:

DESENVOLVIMENTO

1) Mergulho da RENÚNCIA: “homem... de muito conceito... porém leproso” v.1
Para entrar na água Naamã teve que assumir sua condição de miséria e enfermidade. Abriu mão de sua pose para expor sua necessidade.
Muitas pessoas estão como Naamã, demonstrando-se bem exteriormente, mas cheios de feridas por dentro. Para ser curado é preciso primeiro renunciar a aparência externa e mostrar sua verdadeira condição de carência. Como um paciente que não tem vergonha de mostrar suas feridas para o médico para ser tratado.
Você está disposto a fazer renuncias para ser curado?
Mostre suas feridas para o Médico Jesus e Ele vai te curar nesta noite!

2) Mergulho da FÉ: “assim e assim falou a jovem que é da terra de Israel” v.4
Havia uma menina na casa de Naamã que sabendo de sua necessidade, contou sobre as curas realizadas pelo profeta Eliseu. Naamã acreditou no testemunho da jovem escrava. Impressionante a disposição de um homem importante em acreditar no assunto de uma pessoa inferior.
O trabalho que Naamã teve em sair de sua terra em busca da cura foi um ato de fé naquela palavra que ouviu. Por isso devemos dar crédito às palavras de esperança que ouvimos.
Existem pessoas que estão precisando de um milagre, mas não acreditam quando ouvem que Deus curou alguém. Ou não estão dispostas como Naamã em assumir publicamente sua fé. Ou até mesmo não acreditam que Deus tem poder para curá-las.
Você está disposto a assumir sua fé?
Receba esta palavra de cura e libertação pra sua vida!

3) Mergulho da GRATIDÃO: “levou consigo dez talentos de prata, seis mil siclos de ouro e dez vestes festivais” v.5
Naamã não queria apenas receber, mas estava disposto a doar o que tivesse como atitude de gratidão, então preparou uma oferta especial de gratidão a Deus pelo milagre que receberia.
Naamã levou 350 kg de prata, 74 kg de ouro e dez vestes festivais. Mas a graça de Deus não tem preço. A cura e a salvação não podem ser compradas com ouro ou prata. v.15
Você está disposto (a) a dedicar o seu melhor para Deus?

4) Mergulho da OBEDIÊNCIA: “vai, lava-te sete vezes no Jordão e a tua carne será restaurada e ficarás limpo” v.10
Enquanto Naamã não se banhou as sete vezes que foi requerido não recebeu a cura completa. Ele contava: um, dois, três ... e olhando para sua pele. Quatro, cinco, seis... e vendo as feridas no corpo. Mas quando se levantou do sétimo banho, sua pele foi totalmente restaurada.
Não adiantaria fazer uma parte do que foi pedido. Precisava cumprir totalmente a ordem para receber o milagre completo. Ele tomou um banho de obediência.
Naamã estava acostumado a dar ordens para seus subordinados. Como general, não recebia muitas ordens a não ser de seu rei. Ele sabia que ao obedecer estaria reconhecendo o profeta como seu superior. Com este ato precisou aprender a obedecer. Sua obediência seria indispensável para receber o milagre que desejava.
Para receber a bênção do Senhor, precisamos aprender a obedecer. Obediência não é fazer o que quer e sim o que lhe é ordenado sem questionar.
Você está disposto a dar um mergulho de obediência?
Obedeça à vontade de Deus completamente e sem questionar!

5) Mergulho da HUMILDADE: “pensava eu que ele sairia a ter comigo... não são porventura... rios de Damasco melhores que todas as águas de Israel?” v.11-12
Imagine um homem muito rico, despindo sua capa e chapéu, retirando distintivos e joias. Diante de várias pessoas inferiores a ele, desceu às águas e ficou todo molhado. Talvez nem tivesse coragem de encarar as pessoas que o observavam. Foi assim que tomou um banho de humildade.
Naamã aprendeu que de nada adiantava todo aquele aparato. Nada resolvia sua maior necessidade. Precisou reconhecer sua carência para se igualar com as outras pessoas que eram inferiores a ele.
Várias situações da vida servem para nos ensinar a sermos mais humildes. Humildade tem a ver com aceitar humilhação. Onde há arrogância não há espaço para receber o milagre de Deus.
Você está disposto a dar um mergulho de humildade?
Deixe Deus lavar todo orgulho de sua vida!
                             
6) Mergulho da PERSEVERANÇA: “Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes...” v.14
Naamã perseverou. A cada mergulho quem sabe sua fé titubeava, a dúvida tentava assolar o seu coração, o medo de não ser curado e o pessimismo tentavam desmotivá-lo e fazê-lo parar, mas a perseverança o levou a conquistar a sua vitória.
Você tem desistido ou perseverado sobre as palavras proféticas e promessas derramadas sobre a tua vida?
Você quer dar o mergulho da perseverança em relação a esperar o namorado (a), estudar para o vestibular, passar num concurso público, conquistar um bom emprego, entrar em algum ministério, receber dons espirituais?
Persevere em nome de Jesus.

7) Mergulho da RENDIÇÃO: “...Eis que tenho conhecido em toda a terra não há Deus, senão em Israel...” v.15
Naamã não suportou e se rendeu a Deus. O general do exército sírio se dobrou diante do Senhor dos Exércitos, o Deus verdadeiro. Toda sua pompa foi por terra diante do Todo-Poderoso.
O general da Síria que só tinha como superior o rei Bem-Hadade, agora estava se dobrando diante do Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Você quer dar o mergulho da rendição e se render a Deus?
Entregue os seus problemas a Deus e seja limpo pela glória do Altíssimo.

CONCLUSÃO
Mergulhe no rio de Deus hoje e seja limpo em nome de Jesus.
Os servos de Naamã lhe motivaram a obedecer e perseverar, mas com certeza houve opositores. Houve aqueles que lhe disseram que era loucura obedecer tal ordem do profeta. Mas Naamã perseverou e conquistou a vitória.
Infelizmente, muitos de nós cristãos, começamos algo e não terminamos. Fazemos um propósito e ficamos pelo meio do caminho. Acredite, persevere e seja vitorioso em nome de Jesus.

Em Cristo,
Asp. Anderson Vieira