terça-feira, 31 de março de 2015

Deus não esqueceu de você



Pode uma mulher esquecer-se do filho de peito, de que ela não se compadeça do filho do seu ventre? sim, eles podem esquecer, contudo eu não me esquecerei de você”. (Isaías 49.15 Bíblia do Expositor)

A nação de Israel tem a paternidade divina em suas entranhas. O “Eu Sou” considera-lhes como “filhos”. Aplicando o texto em nossa vida, nós, os cristãos contemporâneos, somos o “Israel” de Deus, somos a geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido que foi chamado das trevas para a luz.

Deus nos ama como filhos e o Seu amor “ágape” extrapola a nossa compreensão humana. Para elucidar tamanho amor, o Criador do universo faz questão de fazer alusão ao fato de que, ainda que uma mãe não se compadeça do seu próprio filho, Ele, o Senhor, não esquece de nós.

Deus não sofre de amnésia, bipolaridade ou qualquer tipo de transtorno comportamental. O “Pai” chama-lhe no dia de hoje de “filho”. O que autentica essa paternidade é o sacrifício vicário e, consequentemente, a entrega da sua vida nas mãos perfuradas do Senhor Jesus Cristo.

Você é filho de Deus? Então não temas. Deus não se esquece de ti, ainda que por muitas vezes nós nos esqueçamos d’Ele.

Em Cristo,

Pr. Anderson Vieira

segunda-feira, 30 de março de 2015

“O Senhor está sempre on line para os seus filhos”

O Senhor já ouviu a minha súplica (Salmo 6.9a). Em tempos em que a tecnologia tem influenciado de forma drástica as relações interpessoais, onde o amigo do whatsapp pode estar off line ou simplesmente ler e não responder a sua mensagem, onde o email pode ter ido acidentalmente para a caixa de spam, onde o celular pode ter ficado sem bateria impossibilitando o acesso à pessoa que você tanto almeja falar para buscar uma ajuda; conforta-me, e muito, saber que Deus está sempre “on line”, sua “caixa de entrada” nunca está cheia e a bateria do seu smartphone ou tablet nunca acaba, de modo que a hora que precisarmos ter acesso ao Criador, haverá sempre disponibilidade para nos atender como filhos. Davi tinha a certeza que após suas petições, Deus havia ouvido a sua súplica. Esta mesma certeza devemos ter hoje, o Senhor nos ouve e há de intervir na nossa história.


Em Cristo,

Pr. Anderson Vieira

terça-feira, 10 de março de 2015

Esboço Sermão – Jeová Jiré, o Deus da provisão

Referência 1 Reis 17.8-16 

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo. Jeová Jiré é o Deus da provisão, sobre isso está alicerçado este sermão. Eu não sei qual é a sua carência neste momento, mas uma coisa eu possa declarar pela fé e em consonância com a Escritura Sagrada, o Senhor pode prover, suprir a sua necessidade no dia de hoje.
O texto em destaque revela um diálogo entre o profeta de Deus, “Elias”, o tesbita, e a “viúva de Sarepta”. É interessante deixar claro que Deus enviou o profeta ao encontro da viúva. 
A viúva era de Sarepta, uma pequena cidade fenícia costeira, fora dos limites de Israel, pertencente à Sidom, que era onde estava localizada a principal fortaleza dos cananeus. 
A legislação hebraica sempre se mostrou solícita pelas viúvas. Até mesmo nos dias anteriores a Moisés, reconhecia-se a difícil situação das viúvas (Gn 38).
Visto que as viúvas eram frequentemente desprezadas pelos homens, Deus mostra cuidados especiais por elas (Sl 68.5), e a bondade para com elas era louvada como sinais da verdadeira religião (Is 1.17).

DESENVOLVIMENTO

A passagem bíblica que nos apresenta Elias e a viúva de Sarepta tem lições importantes a nos ensinar:

1) Em dias difíceis, Deus usa até mesmo quem está necessitado para abençoar os seus filhos. 

A seca havia se instaurado em Israel, Elias é sustentado por corvos (1 Rs 17.1-7) e então é enviado para receber provisão de uma viúva. Alguém do qual o profeta deveria já chegar para abençoar, chega para ser abençoado.

2) Em dias difíceis, Deus usa até mesmo quem serve a outros deuses para abençoar os seus filhos, se assim Ele quiser. 

A viúva de Sarepta era cananeia e provavelmente assim como os demais cananeus adorava a Baal. O vs 12 diz “Tão certo como vive o Senhor, teu Deus”. Era o Deus de Elias, mas não era o Deus dela. Mas ao obedecer o profeta do Deus de Israel, Deus intervém na história dessa mulher e mostra que o Deus de Israel é mais poderoso que Baal.

José recebeu provisão do Faraó; O rei Nabucodonosor fez prosperar na Babilônia Misael, Azarias e Hananias; Neemias foi abençoado pelo rei Artaxerxes.

Deus vai enviar pessoas que nem imaginamos para abençoar a construção do novo templo da Igreja Batista Nacional Peniel.

3) Deus provou a fé da viúva de Sarepta, antes de abençoá-la. 

A viúva havia dito ao profeta no (vs 12) da sua situação, “...há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija; e, vês aqui, apanhei dois cavacos e vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho; comê-lo-emos e morreremos”.Elias diz para ela não temer e atribui as suas palavras ao Deus de Israel dizendo que a farinha da panela não acabaria e o azeite da botija não faltaria (vs 14). A viúva poderia dizer que servia a Baal e não ao Deus de Israel, ou alguma outra divindade pagã, e recusar-se a obedecer o profeta, mas ela tem uma atitude surpreendente, diz o (vs 15) que ela foi e fez segundo a palavra de Elias. 

4) Quando obedecemos a Deus repartindo o que temos com quem precisa, somos abençoados infinitamente mais pelo Deus provedor. 

A parte b do verso 15 diz que ela e sua casa comeram por muitos dias. O verso 16 declara “Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, segundo a palavra do Senhor, por intermédio de Elias”. Louvado seja Deus.

CONCLUSÃO

A viúva carecia de alimento físico, mas ao obedecer ao profeta acabou conhecendo o Deus de Israel e recebendo alimento espiritual. Deus sempre vai prover além do que pedimos ou pensamos. A flor de farinha e o azeite simbolizam o Espírito Santo. Deus nesta noite quer prover suas necessidades físicas, mas também as espirituais. Deus quer que sejamos cheios do Espírito Santo, conforme declarou Paulo aos efésios. “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. (Fp 4.19)

Em Cristo
Pr. Anderson Vieira

quinta-feira, 5 de março de 2015

Esboço Sermão – Por Deus Pai, Filho e Espírito Santo, não há limites

Referência João 8.1-11 

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo. 
O que você faria para ter mais intimidade com Deus? 
Você ficaria em oração esperando que um vento impetuoso soprasse para que você fosse batizado com o Espírito Santo? 
Qual é o seu limite?

Eu digo isso porque fui tremendamente impactado esta semana. Ao subir o monte pra orar me deparei com uma adolescente cadeirante e especial, que segundo a família, pediu para fazer uma campanha de oração no monte a fim de ser curada. 
Outra experiência também impactante se deu quando vi jovens pedindo dinheiro no semáforo para ir ao retiro da igreja e depois fiquei sabendo que o dinheiro nem mesmo era pra quem estava pedindo, mas sim, pra pagar o retiro pra pessoas que não tinham como pagar. 
Ambas as situações tem um único objetivo, aproximar-se de Deus, contemplar a Deus, ter experiências com Deus.
É fato que dificilmente haverá intimidade com quem quer que seja, sem que haja aproximação, tempo juntos e diálogo. Deus quer que tenhamos intimidade com Ele, mas isso depende muito mais de nós do que d’Ele.
Em relação a Deus, a salvação é pela graça e não por méritos, mas com relação à intimidade, isso exige esforço e dedicação todos os dias, ir além dos limites.
Nesse sentido de superar limites e querer estar sempre próximo a Jesus, escolhi um personagem bíblico que pode até parecer improvável, mas não é, quero falar sobre Maria Madalena.

DESENVOLVIMENTO

Maria Madalena, era discípula de Jesus Cristo, não se sabe se Madalena era seu nome ou se representava sua cidade natal (Maria, de Magdala). A segunda possibilidade é mais provável.
Jesus expeliu sete demônios dela (Mc 16.9, Lc 8.2)
Maria Madalena tem atitudes de superação para estar perto de Jesus:

1) Quem busca intimidade com Deus, supera o limite da solidão.

“E estavam ali, olhando de longe, muitas mulheres que tinham seguido Jesus desde a Galiléia, para o servir; Entre as quais estavam Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago e de José, e a mãe dos filhos de Zebedeu”. (Mt 27.55-56)
Durante o ministério terreno de Cristo, Maria, junto com outras mulheres, seguia e cuidava das necessidades de Jesus. Maria Madalena servia a Jesus financeiramente e com as suas posses. O que importava para ela não eram as tarefas e sim seguir e servir ao Senhor. Estar junto de Jesus. Sem sombra de dúvidas, Maria Madalena sentia-se feliz em estar na companhia de Jesus, o Cristo.
Você tem buscado andar na presença de Jesus ou está isolado em meios aos seus problemas?

 2) Quem busca intimidade com Deus, supera o limite do medo.

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena”. (Jo 19.25)
Maria Madalena acompanhou de perto a hora da morte na cruz.
A devoção de Maria Madalena pelo Senhor é impressionante, pois enquanto os discípulos fugiam e se escondiam após a morte de Jesus, ela foi corajosa, ficou para trás para observar onde José de Arimateia o sepultaria. Mesmo após a morte de Jesus, ela não o abandonou.
“Chegada, pois, a tarde daquele dia, o primeiro da semana, e cerradas as portas onde os discípulos, com medo dos judeus, se tinham ajuntado...” 
                                                                                                                            (Jo 20.19)
3) Quem busca intimidade com Deus, supera obstáculos por amor e amizade.

Os discípulos estavam trancados e escondidos, mas Maria Madalena voltou sozinha ao túmulo e chorou pelo Senhor. Quando temos intimidade com alguém e amamos, quando ocorre algo, somos levados às lágrimas. 
Você já chorou pelo Senhor?
“E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro. E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés. E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. (Jo 20.11-13)
Dois anjos apareceram e lhe perguntaram qual a razão das lágrimas.  Subitamente, no momento do seu maior desespero, Cristo apareceu, mas ela não foi capaz de reconhecê-lo. Mesmo assim, ela foi a primeira pessoa a ver o Senhor ressurreto. Quem tem intimidade, tem privilégios.

4) Quem busca intimidade com Deus, conhece a sua voz.

“Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre”. (Jo 20.16)
Mas quando Cristo gentilmente a chamou pelo nome, ela o reconheceu imediatamente. Quando não temos intimidade não sabemos nem o nome da pessoa de memória, quanto mais conhecer a voz. Maria Madalena conhecia a voz de Jesus porque tinha intimidade com ele e era sua discípula.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem”. (Jo 10.27)

CONCLUSÃO

Maria Madalena superou todos os limites em prol do Senhor, dedicando-se a Jesus em sua vida, na morte e ressurreição.

Em Cristo, 
Pr. Anderson Vieira