sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Os sete nomes redentivos de Deus

A paz de Cristo। Já faz um tempo que quero escrever sobre os sete nomes redentivos de Deus. Muitas nomenclaturas são verbalizadas no meio eclesiástico e, na maioria dos casos as pessoas ficam perdidas ou num bom linguajar popular: “boiando” por não saber o significado de tais palavras. Somos uma nação que, com dificuldade, conhece a língua portuguesa, agora, imagine, grego e hebraico. Então temos que ter sabedoria para que seja estabelecido feedback entre emissor(pregador) e receptor(igreja), a fim de que não ocorra ruídos na mensagem pela dificuldade de compreensão.

Segundo o Novo Aurélio, a palavra redenção [Do lat। redemptione] significa: 1.Ato ou efeito de remir ou redimir; 2.Ajuda ou recurso capaz de livrar ou salvar alguém de situação aflitiva ou perigosa; 3.A salvação oferecida por Jesus Cristo, com ênfase no aspecto de libertação da escravidão do pecado.

Nas Escrituras Sagradas redenção possui triplo significado:

a) Pagar o preço do resgate por alguma coisa ou por alguém। (Hb 9:12);
b) Remover de um mercado de escravos। (Gl 3:13);
c) Efetivar um completo livramento de um escravo ou prisioneiro, dando liberdade perfeita e definitiva (Rom 8:22-23)।
E Deus se revela a nós através de sete nomes redentores, demonstrando assim Sua natureza Sétupla (sete é o número perfeito e completo nas Sagradas Escrituras)। Os sete nomes redentivos de Jeová são:

1) Jeová-Tsidkenu – “O Senhor é a nossa Justiça” (Jr 23:6) – Este nome aparece em uma profecia referente à futura restauração e conversão de Israel: Então Israel o clamará como Jeová-Tsidkenu, o Senhor Nossa Justiça।

2) Jeová-Shalom – “O Senhor nossa paz” ou “O Senhor envia paz” (Jz 6:23-24)। Se nós estamos em guerra e carecemos de paz, Jeová envia paz e faz cessar a peleja.

3) Jeová-Raah – “Deus é nosso Guia” ou Pastor (Sl 23:1) - O Senhor é o nosso pastor, nosso guia, a direção correta a ser seguida।

4) Jeová-Rapha – “Deus é nosso médico ou Aquele que cura” (Ex 15:26)। O Contexto mostra que se refere à cura física, mas está implícita a cura mais profunda da enfermidade da alma.

5) Jeová-Jireh – “Deus é nosso provedor” ou fonte (Gn 22:14) - O Senhor proverá, isto é, proverá para si o holocausto ou o sacrifício, Abraão viu o dia do Senhor। E Proverá para os seus filhos aquilo que necessitam.

6) Jeová-Shamma – “Deus está sempre presente” (Ez 48:35) - O Senhor está sempre presente, este nome significa a presença permanente do Senhor Jeová no meio do Seu povo।

7) Jeová-Nissi – “Deus é nossa vitória” (Ex 17:15) - O Senhor é a nossa bandeira; representamos a nação celestial cuja bandeira é o Senhor।

A você, graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo।
Anderson Vieira