terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Josué e a Conquista da Terra Prometida

A paz de Cristo। Você que recebe meus estudos já deve ter percebido que estou escrevendo acerca dos livros do Velho Testamento. Ao término do Pentateuco (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio), abordo hoje “Josué”. Falo sobre a conquista da terra de Canaã. A maioria dos teólogos concorda em alguns pontos acerca desse fato:

a) A ocupação da terra aconteceu de forma paulatina, durou cerca de 50 anos até se concretizar। Porém, a cidade de Jerusalém só foi conquistada cerca de 250 anos mais tarde por Davi (2 Sm 5: 6-10).

b) A forma da ocupação foi diversa। Em alguns lugares houve uma ocupação pacífica. Em outros casos, houve a expulsão dos habitantes (reis das cidades-estado). Em outros lugares a posse da terra foi feita mesmo através de guerra de conquista.

c) A divisão da terra também foi muito interessante (Js 18:1-10), bem diferente da concentração agrária do Egito।

À medida que a terra ia sendo conquistada o autor nos informa que “A terra descansou da guerra” (Js 11:23/14:15)। A conquista confirma a presença do Senhor junto ao povo e a realização do que havia prometido: “De todas as promessas que o Senhor fizera à casa de Israel nenhuma falhou, tudo se cumpriu!” (Js 21:45/23:14).

Algumas lições podem ser tiradas do livro de Josué, na verdade, muitas, mas quero citar apenas algumas:

1। O Livro de Josué revela a necessidade de lideres no meio do povo। As nossas comunidades e a Igreja precisam sempre de novos “Josués” que sejam “firmes e corajosos”, que não tenham medo diante dos problemas e desafios। Cabe até umas perguntas: Como são as nossas lideranças? Estamos formando líderes hoje? Quando temos que assumir uma missão nova, sabemos ser firmes e corajosos?2। Quando o povo acabou de conquistar a terra teve que fazer a sua assembléia para formar o povo de Deus. Hoje também ninguém decide sozinho, é preciso reunir, partilhar, decidir juntos. É isso que fazemos? 3. Josué recorda ao povo tudo o Senhor fez. Só então pede o que o povo vai fazer por seu Deus. Jamais podemos esquecer os favores divinos do Pai em nosso favor. Lembramos o que o Senhor já fez por nós?4. A missão do povo de Deus é servir ao Senhor. Uma comunidade sem serviço não cresce. Jesus mesmo disse que veio para servir e não para ser servido (Mc 10:45). O serviço é uma oferta a Deus por tudo que Ele fez por nós. Mas nem todos servem. Então fica o convite da parte de Deus. Sirva ao Senhor, e sirva com amor.5. Todas as promessas que o Senhor fez ao povo de Israel se cumpriram. E hoje, quem é o Israel de Deus? Pode dar um glória a Deus aí meu irmão? Por falar em promessa de Deus, na minha vida está se cumprindo mais uma, vou ser papai.
Em Cristo,
Anderson Vieira