segunda-feira, 23 de março de 2009

Lepra nunca mais

“E, descendo ele do monte, seguiu-o uma grande multidão। E, eis que veio um leproso, e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo। E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra”. (Mt 8:1-3)
A paz de Cristo। A Bíblia Sagrada apresenta acontecimentos extraordinários em seus 66 livros. São fatos fenomenais que desafiam os limites da razão. Coisas tão tremendas que mexem com a nossa fé, fazem trepidar a nossa estrutura. Pelo menos é assim que me sinto toda vez que me deparo com um texto onde ocorre a intervenção divina.

O texto de Mateus 8 é uma pérola que faz meus olhos brilharem। Regozijo-me em ver o meigo nazareno em ação. Mas me regozijo mais ainda em ver a atitude do leproso. Algumas coisas saltam no texto:

a) À semelhança da mulher que sofria do fluxo de sangue há 12 anos (Mt 9) e havia enfrentado uma multidão e tocado na orla das vestes de Jesus, o leproso também vence o primeiro obstáculo que era a multidão, chega próximo ao Cordeiro e o adora। Esse homem que a bíblia não diz o nome, vence a barreira da rejeição, encontra forças no mais profundo da sua alma e adora ao Rei Jesus.

b) O leproso era alguém considerado imundo (Lv 13), e não podia ter contato com ninguém। Ao se aproximar de uma pessoa ele tinha que gritar que era imundo, assim as pessoas evitavam o contato com ele. O convívio social era proibido ao leproso. Estar com lepra significava levar uma vida marcada pela dor e a solidão, longe da família, longe dos amigos, longe de todos quanto amava. Mas a este homem foi manifestada a providência divina e assim como Bartimeu (Mc 10), ele não perdeu a oportunidade, quando viu que era Jesus que passava, se rendeu aos seus pés.

c) “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo” – Essa declaração do leproso foi o start da sua cura। Esse leproso de alguma forma sabia da autoridade de Jesus e creu. Ele colocou a fé em ação e verbalizou, o senhor pode me limpar. A lepra não tinha tratamento, era a doença mais cruel da época. A maioria dos leprosos vivia à margem da sociedade no Vale dos Leprosos apenas aguardando a morte chegar. Mas este leproso tem um encontro com Aquele que tem poder para mudar a sua história. A resposta de Jesus não poderia ser outra: “Quero. Sê limpo”. E o leproso foi purificado.

Jesus é a cura para enfermidades físicas, mas também espirituais। Não importa qual seja a sua enfermidade ou o problema que lhe aflige. Declare para Deus: “Se quiseres, pode ajudar-me”. A boa notícia é que Ele quer lhe ajudar, quer mudar a sua vida, quer transformar a sua história. O leproso foi até Jesus. Faça o mesmo hoje. Se achegue a Jesus em oração e o adore. E pode ser que seja esse o dia que Deus preparou para te purificar da lepra, do pecado, de tudo que tem te oprimido e te levado ao sofrimento. Clame por socorro: “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir. (Is 59:1)

Quando Jesus opera os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho।

Deus te abençoe.
No amor de Cristo,
Anderson Vieira