quinta-feira, 9 de abril de 2009

Páscoa

A festa da páscoa é a festa do Cristo vencedor que pela dor e sofrimento, obediência e amor, tornou-se Senhor. É festa da passagem da antiga para a nova vida. Quem faz essa travessia por nós é o cordeiro que foi imolado. No Seu sacrifício apresenta-se a Deus-Pai a nossa humanidade justificada (Romanos 5.1-6; Hebreus 5.7-10). Jesus Cristo é o protótipo da nova humanidade.
Foi Ele que, em muitos, muitas coisas suportou: em Abel foi morto; em Isaac, amarrado para o sacrifício, em Jacó saiu da sua terra, em José foi vendido, em Moisés foi revelado, em Davi foi perseguido e nos profetas ultrajado e no cordeiro pascal sacrificado, no terceiro dia ressuscitado।

Jesus Cristo é o Senhor। O cordeiro que silenciosamente cravou na cruz a nossa humanidade. Em densas trevas mergulhou no inferno e exerceu Seu senhorio. Foi na madrugada que a pedra rolou, no túmulo vazio o sol brilhou, trazendo esperanças no coração de uma mulher desesperada (João 20.13). Após um dia tenso rompeu-se na penumbra da tarde e se fez presenças na vida dos discípulos que estavam desesperados (João 20.19).

Não importa a estação, circunstância, a dor, em todo o universo se ouve uma voz: Cristo ressuscitou, é Senhor! Por toda a terra ecoa grande alegria de páscoa। A vida venceu a morte. A grande realidade do evento salvífico acende a chama da esperança de uma nova humanidade em cada um de nós. Somos em Cristo uma nova criatura (II Crônicas 5.17) em que só o amor vence a morte. Uma esperança derramada dos céus confirmada pelo Espírito (Romanos 5.5). Em Cristo e por Cristo somos vencedores.

Para fazer a vontade do Pai foi obediente até a cruz (João 6।38). “Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo o nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai” (Filipenses 2.9-11).

Feliz Páscoa!

Autoria do Rev. João Batista Teixeira (Ex-Padre Católico)