segunda-feira, 25 de maio de 2009

“O que fazer para ser salvo?”


“E, acordando o carcereiro, e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada, e quis matar-se, cuidando que os presos já tinham fugido। Mas Paulo clamou com grande voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos. E, pedindo luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas. E, tirando-os para fora, disse: Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa”. (At 16: 27-31)

A paz de Cristo। Falo hoje sobre salvação। O que devemos fazer para ser salvos?

Antes de responder a pergunta, é relevante dizer que a Soteriologia é quem estuda a salvação humana। A palavra é formada a partir de dois termos gregos Soterios, que significa "salvação" e logos, que significa "palavra", ou "princípio". Cada religião interpreta a salvação do ser humano de uma forma, cada uma possui sua própria soteriologia. Algumas dão ênfase ao relacionamento do homem em unidade com Deus, outras dão ênfase ao aprimoramento do conhecimento humano como forma de se obter a salvação.

O carcereiro da prisão romana na Macedônia ao contemplar um terremoto ficou trêmulo devido ao que seus olhos viram e perguntou a Paulo e Silas o que era necessário fazer para ser salvo। Tudo bem que Paulo e Silas eram servos do Deus vivo, mas se fossem de outras religiões, quais respostas dariam acerca da salvação? Vejamos algumas respostas:

a) Se fossem (católicos) diriam que o carcereiro deveria crer em Jesus, ser batizado e buscar unicamente uma vida de santidade e comunhão, na esperança de ser salvo। E esta vida de santidade seria reforçada por meio dos sacramentos conferidos pela Igreja Católica que são: batismo, crisma ou confirmação, confissão ou penitência, comunhão ou eucaristia, matrimônio, ordem e unção dos enfermos. Além de fazer boas obras.

b) Se fossem (islâmicos) diriam acerca do alcorão e que a salvação é pelas obras। As obras do carcereiro seriam pesadas um dia numa balança e se as boas obras superassem as más, simplesmente o carcereiro iria para o paraíso. Diriam inclusive que todos os mártires do islamismo vão para o paraíso, um lugar cheio de lindas virgens para cada homem.

c) Se fossem (espíritas) diriam que o carcereiro através de sucessivas reencarnações, pelos seus próprios esforços e pela prática das boas obras iria aprimorando-se a si mesmo, sem necessidade do sacrifício vicário de Jesus Cristo। A Bíblia nos diz que a nossa salvação é obra divina; o espiritismo diz que é esforço humano. A Bíblia diz que o sofrimento de Cristo visa a nossa expiação; o espiritismo diz que Jesus foi mero espírito adiantado, que nos serve apenas de exemplo. A Bíblia diz que o sangue de Cristo nos purifica de todo pecado e que o Espírito Santo nos ensina toda a verdade; o espiritismo ignora a Trindade Divina, reduz toda a expiação à obra dos "espíritos" - os espíritos dos mortos, que nos orientam e aconselham, e o espírito de Cristo, que, tendo alcançado um nível superior, não obstante se encarnou para servir como exemplo.

d) Se fossem do movimento (Seicho-no-iê) diriam que ao carcereiro que cada homem é o caminho, a porta da saída de Deus, não tendo Deus outra alternativa para manifestar sua força a não ser pelo homem। Diriam que tal religião é superior ao cristianismo porque opera maiores e mais milagres do que Cristo। Diriam que a salvação ocorre segundo suas próprias convicções.

Quantas respostas complicadas não? Mas vejamos a resposta genuína, infalível, proferida pelos servos do Altíssimo:
Carcereiro: - Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?
Paulo e Silas: - Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa।

Paulo em sua carta declarou: "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo।" (Rm 10:9)

A salvação é simples। Todo aquele que deseja ser salvo precisa apenas aceitar Jesus em seu coração como único e suficiente Senhor e Salvador. E a partir daí o Espírito Santo irá dia após dia transformar o seu interior, mudando a sua vida. A salvação é determinada pela fé pessoal somente em Jesus Cristo, não por títulos ou religiões. Nenhuma religião salva o ser humano da condenação eterna, quem salva é Jesus, o Cristo, que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores.

Muitas pessoas estão procurando salvação em lugares, através de rituais, como se isso fosse salvar a sua alma। Alguns pensam que a caridade ou que seu elevado intelecto irá salvá-lo, que grande tolice. Você que pergunta o que devo fazer para ser salvo, saiba, só Jesus pode salvar-te. Entregue a sua vida hoje mesmo a Jesus e usufrua das suas bênçãos.

Chega de incertezas: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa.
Em Cristo, meu salvador.
Anderson Vieira