sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Atitude Cristã

Definição da palavra atitude segundo o Dicionário Novo Aurélio: Em suma atitude é o modo de proceder ou agir, comportamento referente a determinada situação.

A nossa vida é feita de atitudes. As atitudes que tomamos revelam quem somos.

Quando vamos a um restaurante a atitude que tomamos é sentar-se à mesa e comer;
Quando estamos no cinema a atitude que tomamos é a de assistir ao filme sentado na cadeira;
Quando estamos na escola, a atitude que tomamos é a de assistir a cada aula;
Quando estamos na igreja, nossa atitude é a de louvar, engrandecer, exaltar a Deus, prestando-lhe um culto;

Em relação à vida cristã, também temos que tomar atitudes, e são essas atitudes que vão determinar a nossa relação com Deus, com a igreja, com nós mesmos e com o mundo.

Paulo, orientando o jovem Timóteo, deu-lhe algumas orientações de como deveriam ser suas atitudes. E tais orientações também devem ser aplicadas na nossa vida nos dias atuais:

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, sê exemplo para os fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza". (I Tm 4:12)

"Sê exemplo" - Ser exemplo é ser uma referência, ser um modelo a ser seguido. É poder dizer como Paulo disse: "Sede meus imitadores como eu sou de Cristo". (1 Co 11:1)

Paulo diz para sermos exemplos na:

"palavra" - "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra". (Sl 119.9) e "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos". (Sl 119.105)

"procedimento" - "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas". (1 Co 6.12) e "Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus". (Rm 12.2)

"amor" - "E nisto saberão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". (Jo 13.35) e "Sem amor nada tem sentido" (I Co 13)

"fé" - "Fé é a certeza das coisas que se esperam, a convicção de fatos que não se veem". (Hb 11.1)

"pureza" - "Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tinheis anteriormente na vossa ignorância, pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento". (I Pe 1.15)

Com essas atitudes seremos sal da terra, luz para esse mundo escuro e bússola para os perdidos.

Em Cristo,
Anderson Vieira