segunda-feira, 8 de março de 2010

Vida estéril ou fecunda?

Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória acima dos céus... Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia! (Sl 113. 4; 9 – Versão Genebra)

A paz de Cristo. Fico impressionado sempre que medito em relação à postura humana de auto-suficiência. Mas como um comediante de sucesso disse certa feita, “a vida é uma caixinha de surpresas”, e logo é possível detectar a fragilidade e impotência humana frente aos terremotos e tsunamis da vida.

Viver a vida alicerçando-se apenas na racionalidade e no intelecto levou muitos homens à loucura. Eu prefiro firmar-me na Rocha eterna. Você já percebeu a reação das pessoas frente a um embate com um câncer? Não existe nada a fazer, resta apenas submeter-se ao tratamento, está além das nossas forças.

A grande questão é que na história humana, somos confrontados pelos impossíveis da vida. E nesta hora, só a fé focada no Deus do impossível é capaz de nos dar fôlego para prosseguir sem esmorecer. Em Gênesis, cap. 12, Deus chama Abrão e promete que, através dele, encheria a terra. Só que tinha um problema, Sara, sua mulher era estéril. E não só ela, as demais matriarcas Rebeca e Raquel também eram estéreis. A promessa feita ao pai da fé dependia do sobrenatural de Deus, assim também foi com seu filho Isaque e seu neto Jacó.

As matriarcas estavam debaixo da promessa divina, mas eram incapazes de desfrutá-la, não fosse a boa mão do Senhor, visto que a esterilidade às incapacitava de maneira irreversível a conceber filhos.

A esterilidade ensinou aos patriarcas e matriarcas que Deus é soberano em suas promessas. Mais ainda. Deus mostrou que aquilo que Ele promete, Ele cumpre, e isso independe das circunstâncias.

Se fizermos uma analogia com a palavra esterilidade, podemos relacioná-la ao ministério, aos frutos, e tantas outras coisas na vida cristã. Como está a sua vida neste momento? Estéril? Sem filhos? Sem discípulos? Sem frutos? Então é hora de clamar o nome do SENHOR, porque apenas Ele é capaz de nos tornar fecundos. Olhe não apenas para as matriarcas, olhe para Ana, Isabel e verás o poder de um clamor sincero.

Quantas igrejas estão estéreis? Quantos ministérios não entenderam ainda que ser dependente de Deus é a melhor estratégia para gerar filhos espirituais em Cristo. Só nascerão Isaques, Josés, Samuéis, Micaías e outros, a hora em que a esterilidade for substituída por um avivamento.

Como Paulo disse: “Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós”. (2 Co 1.20)

Permaneça no plano de Deus. O SENHOR tornou as matriarcas fecundas, mas também tornou Mical estéril. É hora de voltar para os braços do Pai e deixar que Ele nos conduza às gestações espirituais.

Em Cristo,
Anderson Vieira