terça-feira, 3 de agosto de 2010

Esboço Sermão: Cristãos e a Crise de Identidade

Introdução - Marcas da Identidade de Israel

Nação constituída debaixo de uma promessa feita a Abrão, que veio a se tornar Abraão (pai de nações) – (Gn 12.1-2);

Povo que foi feito escravo por 400 anos no Egito, mas que teve um libertador enviado por Deus chamado Moisés;

Nação que era a oliveira formosa de Deus, a menina dos seus olhos;

Povo separado, escolhido para adorar somente a Deus e nenhum outro, rejeitando baal, astarote e outros deuses pagãos;

Povo que teve experiências sobrenaturais como atravessar o mar vermelho a seco, receber maná, codornizes e água no deserto, e ter suas vestimentas preservadas por Deus;

Povo que era governado pelo SENHOR, tendo recebido seus mandamentos e ordenanças como nenhum outro para lhe prestar adoração e receber perdão de seus pecados;

Raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. (1 Pe 2.9).

Leitura: I Samuel 8

Desenvolvimento

O capítulo 8, de 1 Samuel, revela uma perca de identidade por parte de Israel. Semelhantemente, os cristãos da igreja contemporânea têm passado por crises de identidade, perdendo as características de um um povo kadosh.


Texto áureo: “Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações” (I Sm 8.5)

a) Os anciãos usaram o mal testemunho dos filhos de Samuel como desculpas/álibi para rejeitar a Deus – Os filhos de Samuel estavam pecando, mas Deus não tinha nada a ver com a postura errada deles. Mas os anciãos quiseram tirar proveito disso para tentar justificar a sua decisão de querer um rei. No padrão mundano em qualquer situação de problema todos abandonam o barco. É a lei de Gérson, todos querem apenas se dar bem. Ninguém está disposto a ajudar. Ninguém tem compromisso. Com o povo de Deus não pode ser assim, se surge um problema devemos orar e tentar resolvê-lo em amor. Em muitas igrejas, devido a uma decepção humana, pessoas fazem uso de tal fato para justificar o abandono da igreja, do ministério, do pastor, ou como Israel fez, abandonar até a Deus. Chega de desculpas, Deus quer pessoas compromissadas com Ele. As pessoas apresentam desculpas porque não querem compromisso e nem se sujeitar a Deus de forma plena.

b) Israel ignorou veementemente o fato de que Deus era o seu rei. - Era Deus quem os protegia, supria suas necessidades e sobre eles reinava. Era um modelo de governo teocrático. Eles simplesmente rejeitaram a Deus e o seu governo perfeito. Queriam um homem governando a eles, mostrando de forma espiritual nas entrelinhas que a vontade humana é que prevalecia em suas vidas. Quem tem governado a sua vida? Deus ou você mesmo? Paulo disse aos Gálatas!Já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. Ou seja, à Cristo sujeito as minhas vontades, o meu falar, o meu pensar, o meu agir, o meu viver, a minha alma, corpo e espírito agora estão sob os cuidados de Deus.

c) Abandonar o governo de Deus já era um grave erro. Mas se isso viesse acontecer havia uma orientação divina em Deuteronômio 17.14-15 que os israelitas não obedeceram e ainda se espelharam nas nações pagãs. Triplo erro:

1) Apesar de tantas experiências com Deus, Israel não conhecia o caráter de Deus. Quem não conhece a Deus de forma plena não confia. Salmo 37.5 diz para confiarmos o nosso caminho ao SENHOR e o mais Ele fará. Intimidade com Deus é fundamental na caminhada cristã. Israel decidiu abandonar a Deus.

2) A orientação de Deus em Deuteronômio 17.14-15 é que Deus escolheria um rei para os israelitas caso eles viessem a cometer esse grave erro. Mas não, eles tomaram a frente e colocaram Samuel contra a parede.

3) As nações ou o mundo não são parâmetros que devem nortear as atitudes de quem crê em Deus. O modelo de fé e prática do povo de Deus é a palavra de Deus e não aquilo que o mundo dita ou pratica. Inclusive, a intenção de Deus sempre foi que as nações idólatras tivessem Israel como um modelo a ser seguido e não que Israel imitasse as outras nações. Qual tem sido o seu referencial de vida? Em quem você tem se espelhado? Em Jesus ou em pessoas sem qualquer compromisso com Deus e com a sua palavra? O apóstolo Paulo era um imitador de Cristo. E você, quem tem imitado? O nosso alvo sempre deve ser Jesus, buscar chegar à sua estatura.

Conclusão
Nada justifica abandonar a Deus;
Devemos ser governados por Deus;
Devemos imitar a Cristo.

Em Cristo,
Anderson Vieira