quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Deus resiste aos soberbos

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
(Tg 4.6b Versão Genebra)

A paz de Cristo. Deus cria a partir do nada. Portanto, enquanto o homem não se reduzir a nada, Deus não poderá fazer nada com ele, disse Martinho Lutero. O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda, disse Salomão. Quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado, disse Jesus. Já Tiago disse que Deus resiste aos soberbos. O apóstolo Paulo, sabendo do perigo da soberba, disse que se houvesse algo em que devesse se gloriar, que seria em relação à sua fraqueza.

Verdadeiramente a soberba anda na contramão do evangelho de Cristo. A soberba menospreza Aquele que em tudo é superior a nós. Por isso aquele que julga estar de pé deve vigiar para que não caia, mas muitos, por ocuparem uma posição privilegiada, acabam permitindo que esse sentimento altamente destrutivo entre em seus corações.

A Bíblia Sagrada dá testemunho de vários personagens bíblicos que por causa da soberba experimentaram a correção do Deus vivo. Vejamos alguns exemplos:

Satanás: A grande maioria dos teólogos concorda que o texto de Ezequiel, capítulo 28, que aborda a profecia contra o rei de Tiro faz uma alusão clara a Satanás. O verso 17 diz: “Seu coração tornou-se orgulhoso por causa da sua beleza, e você corrompeu a sua sabedoria por causa do seu esplendor”. Tal entendimento também se dá ao texto de Isaías, capítulo 14, versos 13 e 14 que dizem: “Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. Satanás foi expulso da presença de Deus, o querubim guardião se rebelou contra o seu Criador.

Nabucodonosor: Diz a Bíblia Sagrada em Daniel, capítulo 4, verso 30: “Acaso não é esta a grande Babilônia que eu construí como capital do meu reino, com o meu enorme poder e para a glória da minha majestade?”, enquanto Nabucodonosor dizia estas palavras andando pelo seu jardim, Deus disse a ele que estava tirando a sua autoridade e que ele seria expulso meio dos homens, passando a viver com os animais selvagens. Deus fez Nabucodonosor pastar como animal e comer capim, tudo devido a sua soberba, o seu orgulho. Depois ele se arrependeu, baixou a crista e Deus lhe restituiu seu reino.

Uzias, rei de Judá: Diz a Escritura Sagrada em 2 Crônicas, capítulo 26, verso 15, que o Rei Uzias foi extraordinariamente ajudado, e assim tornou-se muito poderoso e a sua fama espalhou-se para bem longe. Mas aí o verso subseqüente diz que por tornar-se poderoso, o orgulho provocou a sua queda, a soberba decretou a sua ruína, pois ele se achou no direito de entrar no templo do SENHOR para queimar incenso, uma tarefa exclusiva dos sacerdotes, os descendentes de Arão e então foi tomado pela lepra.

Mas o contrário de soberba é humildade. E Cristo Jesus é um exemplo inigualável, incomparável e extraordinário. Vale lembrar que humildade aqui não quer dizer pobreza e sim estado de espírito.

Cristo Jesus participou da natureza humana, das qualidades humanas, sujeitou-se às fraquezas humanas, foi tentado, porém jamais pecou. Teve sede, cansaço, tristeza, dor etc. Simplesmente o Filho de Deus veio ao mundo como Filho do Homem e foi concebido no ventre de Maria pelo Espírito Santo. Ele simplesmente deixou a sua glória e habitou entre nós. O Deus se fez homem e morreu por nós. Nada pode representar maior ato de amor e humildade do que esse. A Doutrina da Trindade declara que Cristo é verdadeiramente divino. A Doutrina da Encarnação declara que o mesmo Cristo é também plenamente humano.

Um cristão que teve um encontro genuíno com Cristo Jesus e que vive cheio do Espírito Santo jamais incorrerá no erro de se tornar soberbo. É contra a sua nova natureza. É contra tudo que Cristo ensinou e viveu.

Sujeitemo-nos a Deus com esse espírito totalmente dependente e humilde, pedindo a Ele que tenha a cada dia misericórdia de nós, como diz Lamentações 3.22. E se houver algum resquício de soberba, que seja aniquilado da nossa vida em nome de Jesus.

Em Cristo,
Anderson Vieira