quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Superando as dores que surgem na instituição família!

Texto áureo: Mc 5.22-23; 35-42 (ACF)

Personagem Jairo:

Jairo era chefe da sinagoga, um líder na comunidade. A sinagoga era o lugar onde os judeus se reuniam para ler o livro da Lei, os Salmos e os Profetas, aprendendo e ensinando a seus filhos o caminho do Senhor.

Jairo era o responsável pelos serviços religiosos no centro da cidade no sábado, pela escola, e tribunal de justiça, durante o restante da semana. Ele supervisionava o culto, cuidada dos rolos da Escritura, distribuía as ofertas, e administrava e cuidava do edifício onde funcionava a sinagoga. O líder da sinagoga de Cafarnaum era um dos homens mais importantes e respeitados da comunidade.

Introdução

Apesar da posição religiosa e condição financeira privilegiada, a doença apresentou-se sorrateiramente em seu seio familiar, alcançando a sua filha com uma enfermidade mortífera. Agora Jairo deixa a sua posição de príncipe da sinagoga de Cafarnaum e se coloca na posição de pai, um pai disposto a fazer qualquer coisa para salvar a vida de sua filha de 12 anos, disposto a qualquer coisa para restaurar a sua família.



I) No enfrentamento do problema sempre surgem obstáculos a serem vencidos:


Primeiro obstáculo posição social.
Jairo era o chefe da sinagoga: não lhe ficava bem permitir que sua fragilidade diante da doença fosse de conhecimento público. Nenhum judeu poderia se prostrar diante de quem quer que fosse, somente a Deus.

Segundo obstáculo - a espera.
No caminho alguém furou a fila do milagre, ele precisou esperar. Jairo estava desesperado, sua filha à beira da morte, mas no meio do trajeto, uma mulher com fluxo de sangue faz com que Jesus pare e então Jairo precisa ser paciente e esperar.

Terceiro obstáculo - a imagem da realidade.
Jairo mesmo que esperando maios com o coração esperançoso recebe a notícia que sua filha morreu.

II) Recursos de que dispomos para superar a dor vivida na família.

1. O recurso humano.

Todo problema humano apresenta uma dimensão que precisa ser tratada pelo próprio homem. Os quatro aspectos do lado humano no enfrentamento da dor são:

a) Força - É necessário esforço para restaurar a família.

b) Paciência - A cura da filha de Jairo nos ensina que nem sempre os milagres são instantâneos, sendo às vezes processuais, demandando espera, paciência, perseverança.
c) Esperança - Os que conseguem superar a dor na família são aqueles que não perdem a esperança.

d) União - na busca de solução para o nosso drama, não devemos sucumbir à solidão, devemos estar unidos com a nossa família.

2. O segundo tipo de recurso na superação da dor é o recurso divino que sustenta-se em 3 pilares.

a) O primeiro pilar é a decisão divina de intervir. Só encontramos solução para os nossos problemas quando Deus resolve agir. Como conseguir que Deus intervenha no nosso problema? Se colocando diante d'Ele com humildade. Deus resiste aos soberbos, mas exalta os humildes. Jairo se humilhou diante do Filho de Deus.

b) O segundo aspecto da solução divina é que a presença de Deus vai ao encontro da dor humana, sarando-a - mas tão somente quando a levamos até o cerne da nossa dor, o centro do problema. Jairo levou Jesus até a sua filha.

c) O terceiro aspecto da solução divina está na declaração do Senhor. Qualquer ação de Deus na vida humana só se manifesta quando sua Palavra sobre o problema é liberada. Foi a Palavra que criou o Universo. É a Palavra dele que faz milagres, abre horizontes e ressuscita mortos. Foi a palavra de Jesus que ressuscitou a filha de Jairo restaurando a sua família.

Conclusão

“John Henry diz que não há lugar na terra mais alto do que aos pés de Jesus. Cair aos pés de Jesus é estar de pé”.

Prostre-se hoje aos pés de Jesus Cristo e clame pela restauração da sua família. Uma palavra do SENHOR pode mudar todas as circunstâncias, mesmo as mais adversas. Jesus lhe diz: “Não temas, crê somente”. (Mc 5.36)

Em Cristo,
Anderson Vieira