terça-feira, 22 de novembro de 2011

Persevere pela fé

(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Rm 4.17-21 (Versão ACF)

A paz de Cristo. Segundo o Dicionário Aurélio, a palavra “perseverança” significa: Conservar-se firme e constante. Penso que, uma das maiores marcas de Abraão, além da fé e obediência foi a capacidade de perseverar.

Eu não sei quanto a você, mas eu, por muitos anos, em minha caminhada cristã, tinha como principais marcas duas coisas: a ansiedade e a inconstância. Eu era como um trem desgovernado sobre trilhos, como uma ferrari em alta velocidade, porém, sem freios, era como um caminhão descendo a ladeira molhada e escorregadia rumo ao muro de concreto. O resultado não poderia ser diferente, sem o airbag me esborrachei, ou melhor, bati contra o muro por várias e várias vezes. E, não que eu me considere alguma coisa, mas sei bem o significado do que Jeremias disse em Lamentações: “As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade”.

Graças a Deus tais marcas carnais ficaram para trás como aprendizado e já não me pertencem mais, o Espírito Santo tem cuidado disso.

Entendi que o importante não é a velocidade, mas sim, a constância. Discerni que a largada tem valor, porém, é a chegada que determina o vencedor. Compreendi que o presente é melhor que o passado, e o futuro melhor que o presente.

Digo essas palavras não como poesia ou filosofia, às digo com base no testemunho de Abraão, um homem que perseverou na fé desde o início do seu chamado (Gênesis 12).
Saiu da sua terra sem saber para onde ia, não enfraqueceu na fé já com quase 100 anos de idade, não duvidou da promessa e ainda dava glória a Deus, pois estava certíssimo que Deus ia cumprir o que havia prometido. Creio que o simples fato de olhar para o céu estrelado fazia Abraão lembrar-se e ser fortalecido naquilo que Deus tinha lhe falado. E então a madre de Sarah foi aberta e Isaac foi gerado em seu ventre. Mas tudo isso levou tempo, foi necessário perseverança e constância.

Pode ser que você não esteja aguardando o nascimento de Isaac, mas semelhantemente espera o cumprimento, a realização de uma promessa que Deus fez. Saiba que o Senhor não é inconstante como a maioria de nós nem tampouco desiste de algo. Melhor é crer nas palavras de Jó: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido”.

Persevere pela fé.

Em Cristo,
Anderson Vieira