sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Hemorragia na alma

Mt 9.20-22 / Mc 5.25-34 / Lc 8.43-48

Introdução

A paz de Cristo. Fala-se de hemorragia vaginal, ou metrorragia, em presença de uma perda de sangue anormal que não coincide com o ciclo menstrual. Considera-se que existe uma hemorragia vaginal anormal quando há perdas de sangue por via vaginal que não aparecem na altura esperada ou que surgem em grandes quantidades (durante mais de sete dias). http://saude-publica.blogspot.com/2005/04/hemorragias-vaginais.html http://www.pcd.pt/biblioteca/docs.php?id=514&id_doc=247&id_cat=10

Com mais de sete dias a menstruação é considerada hemorragia vaginal anormal. Imagine uma mulher passar 12 anos, ou seja, 4380 dias perdendo sangue diariamente. A mulher do fluxo de sangue estava com hemorragia insolúvel, não havia quem a curasse, de natureza que todos os seus recursos foram gastos em vão. Esta mulher morria aos poucos, pois sangue é vida. Todavia, não quero dar ênfase a essa hemorragia física, e, sim, à hemorragia gerada na alma desta mulher.

Desenvolvimento

A alma consiste de mente ou intelecto, vontade e emoções. Santo Agostinho disse que as lágrimas são o sangue da alma. Já C. S. Lewis disse que nós não temos uma alma. Somos uma alma e temos um corpo. A alma desta mulher estava sangrando. Vejamos a causa dessa hemorragia em sua alma:

a) Sofrimento demasiado - A Bíblia diz em Provérbios que a esperança adiada desfalece o coração, mas o desejo atendido é árvore de vida. (Pv 13.12) – 12 anos de sofrimento ininterruptos, dia e noite, noite e dia (Mc 5.25). A alma desta mulher estava esfacelada.

b) Crise financeira – A Bíblia diz em Mateus: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” (Mt 6.31) – Porém, esta mulher já havia despendido tudo que tinha. Os seus recursos haviam terminado, não havia mais o que fazer, pra onde ir, o que comer, o que beber, ou até mesmo o que vestir. Era um estado total de privação financeira. Ela estava fadada à miséria.

c) Privação Conjugal e Rejeição – A Escritura não diz se esta mulher era casada ou solteira, contudo, segundo a lei judaica, a mulher com fluxo de sangue não podia relacionar-se com o marido. Se ela era casada, podemos deduzir que seu casamento possivelmente passava por uma grave crise, visto que durante 12 anos ela e seu esposo não tiveram nenhum contato físico, já que a mulher menstruada era considerada impura (niddah em hebraico) e proibida de ter relações sexuais com o cônjuge. Caso ela fosse solteira, com esse quadro não poderia casar-se. Uma verdadeira prisão invisível. A alma estava sendo torturada, dilacerada. Esta mulher sem sombra de dúvidas estava na extremidade da morte, à beira do precipício. Imagine a possibilidade de ser repudiada pelo próprio marido?

d) Privação Social e Solidão – Jó se sentindo solitário clamou: “Quebrou-me de todos os lados, e eu me vou; e arrancou a minha esperança, como a uma árvore”. (Jó 19.10) – Esta mulher não podia fazer parte do convívio social, antes, devia viver à margem da sociedade em total isolamento. O tratamento que esta mulher recebia era como se estivesse com lepra. 12 anos sem receber um abraço de um familiar, sem desfrutar de comunhão com seus amigos. Sua autoestima estava destruída. Sua alma em frangalhos agonizava.

e) Privação Religiosa – Esta mulher estava impedida de entrar no templo ou na sinagoga para adorar a Deus. Ela não participava de um culto fazia 12 anos devido à sua condição de constante impureza. Ela não podia participar das festas como a Páscoa, Tabernáculos e Pentecostes. E quem a tocasse ficaria cerimonialmente impuro. Era como se ela tivesse uma doença contagiosa. Sua alma não parava de sangrar.

Quantas pessoas estão vivendo uma situação como esta!

Conclusão

“Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou na sua veste. Porque dizia: Se tão-somente tocar nas suas vestes, sararei”. (Mc 5.27-28)

Esta mulher estava perdendo sangue. E sangue é vida. Porém, ao ouvir falar de Jesus (Mc 5.27), e vir até Ele, e tocar em suas vestes, ela teve acesso Àquele que é a ressurreição e a vida (Jo 11.25) e instantaneamente a hemorragia cessou.

Jesus veio para salvar não apenas a nossa alma da condenação eterna, mas também de todo sentimento maligno. A palavra “salvar” no grego é SOZO, e é usada tanto para indicar salvação espiritual e eterna como também para indicar libertação de perigo ou doença. Essa salvação é integral e abraça as aflições da alma e doenças do corpo. À medida que o coração se abre e se pode entender o evangelho no coração, tanto a salvação como a cura acontecem. Foi justamente o que essa mulher do fluxo de sangue experimentou: “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”. (Mc 5.34)

A hemorragia na alma só pode ser curada por meio de um milagre. Porque apenas Deus tem a capacidade de entrar nas cavernas e porões da nossa alma e vasculhar nossos sentimentos, pois Ele nos sonda e nos conhece. “SENHOR, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”. (Sl 139.1-2)

Você sente a sua alma sangrar? Sua alma está sofrendo de hemorragia devido à fadiga espiritual, rejeição, stress, depressão, decepções, indiferenças, sofrimento, enfermidades físicas, entre outras coisas? Então é momento de tocar nas vestes de Jesus e experimentar a cura integral.

Paulo disse à Igreja de Tessalônica: "E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará". (I Ts 5. 23-24)

Em Cristo,
Anderson Vieira