terça-feira, 27 de março de 2012

Redes Sociais: Bênção ou Maldição?

Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Não há o que se discutir, nesse mundo pós-moderno as redes sociais viraram uma febre. Facebook, Twitter, Orkut, entre outros, encurtaram distâncias, fizeram pulular o conhecimento assim como muita porcaria.

Os cristãos são parte integrante da sociedade (não somos extraterrestres), também são adeptos das redes sociais, acessível por meio da internet, uma rede capaz de interligar todos os computadores do planeta.

Essa capacidade que as redes sociais proporcionam de compartilhar conteúdos é uma oportunidade distinta para a Igreja Contemporânea (que somos nós) sinalizar para o mundo que existe apenas um caminho e uma verdade, das quais se encerram na pessoa de Jesus Cristo (Jo 14.6).

Em tempos obscuros dos quais o relativismo filosófico e moral vêm excedendo verdades com caráter de axioma, a cristandade precisa propagar que possui a verdade de Deus e vivê-la através de uma teologia saudável, escriturística e sem variação de princípios.

A vida do cristão exposta nas redes sociais tem que ser uma carta aberta, que passa de pessoa para pessoa, impregnando o Reino de Deus. Como eu já disse outrora, nosso dizer ("eu sou cristão") deve estar de acordo com a nossa conduta ("seguir os passos de Jesus"). O padrão normal da vida cristã deve refletir o caráter de Cristo, por meio de uma busca incessante da estatura completa de Cristo. (Ef 4.13)

As redes sociais podem ser bênção ou maldição. Tudo depende do conteúdo que eu curto, compartilho, tuito. Penso que muitas vezes o cristão é negligente quanto à sua postura em ambientes que estão além dos templos, quando na verdade a fé cristã genuína deve ser revelada com vigor aquém das paredes da religião.

Tiago, coluna da igreja em Jerusalém disse: “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, E GUARDAR-SE DA CORRUPÇÃO DO MUNDO.” (Tg 1.27 ênfase minha)

Seja bênção nas redes sociais, afinal de contas, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Co 5.17)

Antes de colocar memis com palavras imorais no facebook, pense que você primar pela excelência do evangelho e se atentar para aquilo que o apóstolo Paulo disse à igreja localizada em Roma: “Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14)

“A igreja não é um mero termômetro que registra as ideias e princípios da opinião popular; ela é o termostato que transforma os usos e costumes da sociedade.”
Martin Luther King Jr.

Em Cristo,
Seminarista Anderson Vieira

1 * O autor é seminarista do Curso Bacharel em Teologia no STEMAT – Seminário Teológico Evangélico de Mato Grosso. É capelão internacional, professor de Escola Bíblica Dominical e tem mais de 250 artigos de cunho evangélico publicados em mídia impressa e internet.