sexta-feira, 20 de abril de 2012

Esboço Sermão Vaso com Azeite

(Jr 18.1-6 ACF)

A paz de Cristo. Deus ao dirigir-se ao profeta Jeremias na casa do oleiro, compara a nação de Israel a um vaso de barro e a si mesmo como “Oleiro”. Em Gênesis 2.7, na versão da Bíblia de Jerusalém é dito que Deus modelou o homem com a argila do solo, ou seja, componente comum do barro. O apóstolo Paulo em sua Segunda Carta aos Coríntios denomina os cristãos como vasos de barro que contêm em si um tesouro. E o próprio Deus ao se referir a Paulo, ainda Saulo dirigindo-se a Ananias, chama-o de “vaso escolhido”. Fato indiscutível é que somos vasos de Deus, e todo vaso de Deus é forjado em sua olaria. 

Como vaso que somos, precisamos estar em perfeitas condições para ser usados por Deus e receber algo muito precioso, o “azeite”. E o azeite é uma figura do Espírito Santo. Moisés derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para santificá-lo (Lv 8.12). O azeite representa o Espírito Santo. 

O problema de muitos crentes é a ausência do batismo no Espírito Santo e a manifestação dos dons espirituais como experiência pessoal, recebido pela fé, por ocasião da conversão da pessoa ou posterior a ela, experiência esta acompanhada ou não de um dom espiritual, como revestimento de poder e necessária habilitação para o testemunho cristão, o que leva muitos a uma apatia espiritual.

 • O problema da viúva que procurou o profeta Eliseu era a falta de AZEITE. (2 Rs 4.1-7) 

 • O problema das cinco virgens loucas era a falta de AZEITE. (Mt 25.3) 

Existem ao menos três tipos de cristãos na igreja: 

Formalista – Conhece profundamente a Escritura Sagrada, mas não dá liberdade ao Espírito Santo, não busca o sobrenatural e por conseqüência, não tem experiências pessoais com Deus. No culto é um mero espectador e sempre crítico. 

Fanático – Valoriza sobremaneira a emoção, o que sente no culto e as experiências com Deus. Todavia, tem falta de discernimento. É levado facilmente por ventos de doutrinas devido a possuir raso conhecimento bíblico. 

Equilibrado – Conhece as Escrituras Sagradas, busca experimentar o sobrenatural de Deus, dá total liberdade ao agir do Espírito Santo, possui discernimento e produz o fruto do Espírito (amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança - Gl 5.22). Esse é o vaso com azeite. 

Se você deseja ser um vaso com azeite nas mãos de Deus precisa exercer três atitudes básicas em sua vida. Porque assim como diz o Pr. Paulo Giovane que “Sem edificação não há preparação”, eu digo que, “Sem que o vaso passe pela olaria de Jeová, não tem como receber azeite”. 

 • Oração (Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos - Ef 6.18) 

 • Jejum (O Rev. Hernandes Dias Lopes define o jejum como um clamor a Deus pelo sobrenatural.)

 • Dedicação ao estudo da Bíblia Sagrada (Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração - Hb 4.12) 

Conclusão 

Quando o samaritano viu o homem que fora espancado por salteadores sofrendo, atou-lhe as feridas com AZEITE. (Lc 10.34) 

O Espírito Santo vai sarar suas feridas, te renovar, te colocar de pé e avivar o seu coração. “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef 5.18) 

Em Cristo, 
Sem. Anderson Vieira