sexta-feira, 28 de junho de 2013

Uma Fé que gera Obediência para Conquistar

Referência Lucas 5.1-6

INTRODUÇÃO

O texto lido trata da pesca maravilhosa realizada por Pedro (Simão) em obediência a ordem de Jesus para que ele lançasse as redes, mesmo tendo fracassado toda noite, sem pescar sequer um peixe.

Quando lemos todo o contexto percebemos Jesus requisitando o barco de Pedro para lhe servir de púlpito. Pedro por sua vez estava voltando de uma noite pescaria fracassada e já estava lavando as redes para recolhê-las. Depois de terminar de falar, Jesus ordena a Pedro que lance suas redes ao mar.

Pedro numa atitude de fé ousou obedecer a ordem de Jesus e o resultado foi surpreendente. Algumas verdades contidas neste episódio bíblico são de fundamental importância para a nossa vida cristã:

a)   Fé que gera obediência é sem dúvida a chave de nossas vitórias e conquistas. Quando num ato de fé ousamos obedecer ao nosso Mestre, mesmo que racionalmente a ordem pareça absurda, as coisas começam a acontecer.

b)   A fé que não gera obediência não é fé de fato. Jesus é o Senhor tanto da nossa fé quanto de nossa obediência. Assim, a fé sem obediência (obras) é morta. Como diz Tiago em sua epístola.

c)   Às vezes os milagres não acontecem em nossas vidas porque queremos racionalizá-los, encontrar lógica neles. Milagre não tem lógica. Muitas vezes esquecemos que o Senhor tem sempre saídas impensáveis e em suas mãos estão todas as possibilidades.

d)   O milagre para os que creem é uma possibilidade absolutamente real. Por isso o crente em Jesus é aquele que crê e espera pelo milagre mesmo que tudo aponte para o impossível.

DESENVOLVIMENTO

Pedro tem duas atitudes fenomenais que devem ser aprendidas e praticadas por todos quantos querem alcançar conquistar por meio do instrumento da fé:

1)   Pedro obedece as ordens de Deus sem questionar – v. 4-5:

a)   Pedro era um pescador experiente, podia não conhecer nada sobre sermões, mas uma coisa ele dominava como ninguém: a arte de pescar. E aquela pescaria sem dúvida nenhuma fora absolutamente infrutífera. Mas Jesus deu uma ordem e ele apenas obedeceu.

b)   Quantas vezes Deus nos dá uma orientação clara e preferimos questionar ao invés de obedecer e tomar posse da bênção.

c)   É preciso exercitar obediência a Cristo em todas as situações, mas, sobretudo, e especialmente, naquelas onde tudo parece não ter nenhuma lógica.

d)   Pedro ousou, aliás, essa era uma marca desse apóstolo, que chegou até a andar sobre as águas sob uma ordem de Jesus. Ele ousou obedecer quando tinha tudo para recuar, mas ele foi desafiado a confiar nessa Palavra de Vida.

e)   Deus nos desafia hoje a ousar a obedecer a sua Palavra. Obedecer é trazer à existência aquilo que não existe, é criar uma realidade espiritual.


2)   Pedro obedece a palavra de Jesus pela fé e as conquistam ocorrem de forma sobrenatural – v.5:

a)   Pedro contra todas as evidências: desânimo e até mesmo a própria experiência, ousou obedecer sob a autoridade da Palavra que é Cristo.

b)   “Mas sob a tua palavra lançarei as redes”. Agir sob a Palavra de Deus é o grande diferencial de uma fé para conquistar.

c)   O resultado da ousada obediência de Pedro podemos ver no v. 7: a pesca foi tão abundante que ele precisou da ajuda dos amigos para recolher a enorme quantidade de peixes. “O Senhor é poderoso para fazer infinitamente mais de tudo aquilo quanto pedimos ou pensamos, segundo o seu poder que opera em nós”.

CONCLUSÃO

a)   Todas as vezes que ousamos obedecer a Palavra de Deus, temperamentos são mudados, relacionamentos são restaurados, corações são amolecidos e quebrantados, vidas são transformadas. Fé que gera obediência é o que Deus espera para que os milagres se manifestem em nossas vidas.

b)   Ouça hoje a palavra do Senhor e ouse dizer: “Mas sob a tua palavra lançarei as redes” e serei bem-sucedido em tudo quanto eu fizer, porque confio em ti Senhor Jesus.

c)   Fé para Conquistar? Obedeça a palavra de Deus. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. (Rm 10:17)

Em Cristo,

Anderson Vieira