sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Esboço Sermão – Avivamento nos cura da cegueira da vida

Referência Marcos 8.22-26

INTRODUÇÃO

A paz de Cristo. O genuíno avivamento está centrado em Cristo e na sua obra, e isso implica em abrir a nossa visão.

O que salta aos nossos olhos nesse texto de Marcos é a cuspida. Isso nos incomoda porque foge do comum. Jesus não segue uma metodologia padrão. Jesus quebra os paradigmas para operar milagres.

Muitos acreditam que a cegueira é apenas visual. A cegueira não é apenas a incapacidade de ver, a cegueira é também a incapacidade de discernir. Creio que é isso que Jesus quer nos mostrar nesse texto.

Enxergar é mais que perceber imagens, é discernir a imagem vista.

Ver homens como árvores pode ser melhor do que a cegueira, mas sem discernir é como continuar cego.

Há muita gente cega dentro da igreja. Na carta de Jesus à igreja de Laodicéia, o Senhor aconselha que eles unjam os olhos com colírio para que vejam. Ou seja, eles enxergavam, mas a sua visão estava deturpada. Estavam cegos em sua cosmovisão cristã. Eles viam a si mesmos como ricos, mas Jesus declara o seu equívoco, pois na verdade eles eram desgraçados, miseráveis, pobres, cegos e nus.

Jesus ao curar o cego, mostra-nos que tem poder para restaurar a visão do homem.

A atitude de Jesus para com o cego de Betsaida revela o cumprimento da profecia de Isaías: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos presos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor.” (Lc 4.18-19)

Quando Jesus manda avisar a João Batista que agora os cegos veem (Mt 11.5), eu creio que Jesus estava apontando para muito mais que uma cura física, mas uma cura de natureza espiritual.

DESENVOLVIMENTO

Existem ao menos três cegueiras que estão implícitas no texto de Marcos e que precisam ser restauradas por Jesus em nossa vida.

1ª Cegueira é Direcional - Verso 23 “E, tomando o cego pela mão...”:

O cego não tem senso de direção. O cego precisa usar uma muleta para se locomover ou um cão guia. Semelhantemente é o ato de enxergar sem discernir. Mas glória a Deus que Jesus restaura a direção da vida.

Jesus nos conduz para Ele mesmo, visto que Ele é o caminho, e a verdade, e a vida. Jesus dá sentido aos nossos pés. Jesus é o logos, é a palavra, é lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos.

Jesus tomou o cego pela mão. Ele restaurou a cegueira do cego por inteiro. Guiou o cego nas veredas da justiça.

Somos cegos quando não sabemos para onde vamos. Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve.

Quando não entendemos o sentido da vida, da nossa existência, somos cegos. Vida sem direção está com o diagnóstico da cegueira. É vazia em si mesma. Jesus quer nos curar da cegueira direcional e dar sentido à nossa existência a fim de que tenhamos não uma vida qualquer, mas uma vida em abundância.


2ª Cegueira é a Sentimental ou Emocional - Verso 24 “Vejo os homens... como árvores que andam”:

Ver as pessoas como árvores é não discernir a essência do ser humano. É não enxergá-lo na sua humanidade, alguém dotado de corpo, alma e espírito, alguém que precisa ser visto e tratado como gente e não como objeto. Infelizmente vivemos um tempo de relacionamentos descartáveis.

Preciso ver os homens como homens e dar-lhe o devido valor, porque o que tem valor não tem preço e o que tem preço não tem valor. Não posso amar as coisas mais do que amo as pessoas.

Se perguntarmos a uma mãe o preço do seu filho, ela vai nos dizer que seu filho não tem preço. Qual o preço do sacrifício de Jesus. Não tem preço, tem valor inestimável e impagável. Nem todo dinheiro dos bancos do planeta poderiam pagar por tamanho sacrifício.

Jesus restaura as sensibilidades do cego. Gente é gente.

Jesus restaura o senso de valor pelo próximo apontando para o fato de que devemos amar ao próximo como a nós mesmos.

Jesus quer nos curar da cegueira emocional para que vejamos as pessoas como elas são, humanas.


3ª Cegueira Relacional - Verso 26: “E mandou-o para sua casa”.

Não adianta querer seguir Jesus e fugir da resolução dos problemas da vida, em especial, de relacionamentos.

A nossa relação com Deus não é apenas transcendental. Vemos Deus também na relação com nossos irmãos. E devemos exalar o aroma de Cristo para as pessoas.

Devemos enxergar os perdidos assim como Jesus os vê.

Enxergue de forma correta a sua família, seus amigos, seus irmãos na fé. Volte pra sua casa assim como o cego de Betsaida. Volte para o seio familiar. Porém, veja a sua família como ela merece ser vista e se relacione de forma correta com ela. No que depender de você, tenha paz com todos os homens. (Rm 12.18)

Ame o teu próximo como a ti mesmo (Mt 22.39)

CONCLUSÃO

Se você tem estado cego ou tem visto homens como árvores, Jesus toca em sua visão. Avivamento implica em ter a visão restaurada por Jesus e enxergar a vida sob a ótica do reino de Deus, sob a ótica da eternidade.

Em Cristo,
Asp. Anderson Vieira