sábado, 27 de agosto de 2016

Esboço Sermão Andando com Deus

Referência: Gênesis 6:1-9 (ACF)

Gn 6:1 E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Gn 6:2 Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
Gn 6:3 Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
Gn 6:4 Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
Gn 6:5 E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
Gn 6:6 Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.
Gn 6:7 E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gn 6:8 Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR.
Gn 6:9 Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.
Gn 6:10 E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé.

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo.
Eu tenho três filhos – Thaís, Isaac e Gabriella Victoria. Sendo que os dois últimos, assim que começavam a querer dar os primeiros passos, eu e minha esposa fazíamos com eles, normalmente o que a maioria dos pais fazem: a gente os colocava de pé para que eles pudessem dar os primeiros passos. Como ainda não tinham os passos firmes, eles caíam. Mas nós não desistíamos, pelo contrário, estendíamos nossas mãos e os encorajávamos para que caminhassem na nossa direção. E quando os primeiros passinhos surgiam, o nosso coração vibrava de alegria! Semelhantemente, nosso Pai que é Deus faz a mesma coisa conosco, como bebês espirituais, Ele nos pega pela mão e nos ensina a caminhar e andar com Ele de fé em fé e de glória em glória na vida cristã.
Nosso Pai celestial está à nossa frente de braços abertos, nos encorajando a viver uma vida de santificação e sempre disposto a estender suas mãos para nos levantar quando cairmos. Quanto mais difícil o processo da nossa caminhada, tanto mais cuidado e bondade Ele nos concede.
George MacDonald diz que: “Deus quer nos ajudar quando não conseguimos caminhar, e quer nos ajudar quando achamos que é difícil caminhar, MAS ELE NÃO PODE NOS AJUDAR SE NÃO QUEREMOS CAMINHAR”.
Quantos estão dispostos a andar com Deus a partir desta noite?
Que você possa declarar até o término desta mensagem: “Eu não andava com Deus, mas hoje eu escolho andar com Ele”.
Há uma canção evangélica cujo refrão diz: “Mas eu escolho Deus, eu escolho ser amigo de Deus”.
O Pr. Luciano Subirá diz que as igrejas nunca estiveram tão cheias de gente vazia. Esse vazio ocorre porque muitos apesar de virem à igreja ainda não decidiram andar com Deus.

DESENVOLVIMENTO
Vejamos o que significa Andar com Deus:  

a) Andar com Deus não é simplesmente um andar geográfico - Uma pessoa pode não possuir as pernas, mas pode andar com Deus. Andar com Deus é um modo, é uma expressão de comportamento. Aquele que anda com Deus se torna diferente das outras pessoas. Ele manifesta a própria vida do Senhor em sua vida.

b) O homem muitas vezes resolve caminhar sozinho - Vemos no Velho Testamento, no livro de Gênesis, que Deus criou o homem com um propósito: para andar com Ele. A Bíblia diz que na viração do dia, lá no Jardim do Éden, Deus caminhava com o homem. Mas houve o momento em que Adão decide se afastar do Senhor, a criatura afronta o Criador. O homem resolve caminhar sozinho, o engano passa a tomar conta do coração e ele acredita ser capaz de determinar o que é bom e mal. Acredita que ser independente de Deus é a melhor opção, o melhor caminho a seguir. A melhor escolha.

Um assunto que está dando o que falar é um jogo chamado “Pokemon Go”, onde as pessoas ficam andando por todo lado com o celular tentando encontrar, capturar o pokemon. Nesse andar com o jogo, há relatos de que pessoas bateram o carro, morreram etc. O homem não quer andar com Deus, mas anda viciado num jogo buscando capturar criaturas, monstros, sendo que no fim o que isso vai mudar de fato a sua vida? Alguém disse que achar pokemon é fácil, quero ver é achar Filemon, Amós, Miqueías etc.

Adão por meio do pecado original decide virar as costas para Deus. Em Isaías 53.6, está escrito que todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho – ou seja, cada um andando em seu próprio caminho – a escolha pela desobediência afastou o homem de Deus e da santidade, e o lançou no pecado e na perdição.

c) Por outro lado, muitos personagens bíblicos foram sábios e escolheram andar com o Senhor - No capítulo 5 de Gênesis, encontramos um homem que andou com Deus. Seu nome era Enoque.
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou a Metusalém. Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. An- dou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”. Gn 5.21-24

A Bíblia revela que esse homem andou com Deus.
·        Enoque andou com Deus numa época em que os homens não quiseram andar com Ele.
·        Enoque andou com Deus numa época, quando não existia a Bíblia para ensinar as pessoas a andarem com Deus.
·        Enoque andou com Deus numa época quando não tinha pregadores exortando as pessoas a andarem com Deus.
·        Enoque andou com Deus num tempo quando o Espírito do Senhor não habitava dentro do homem, mas, mesmo diante de todas as ausências, ele escolheu andar com o Senhor.

E esse andar, que se repete por duas vezes nos versículos supracitados, não era um andar físico. Esse andar significa intimidade com o Pai.
d) Tenho aprendido que tudo na vida é uma questão de escolha. Quando uma pessoa escolhe andar com Deus, os valores mudam - O estilo de vida muda. Os planos e propósitos agora são outros.

Deixe-me lhe contar um fato que aconteceu: Um grande líder evangélico dirigia seu carro sempre em alta velocidade, correndo a 150, 180 quilômetros por hora e em certo dia, esse cristão foi parado por um policial rodoviário federal, que lhe pediu o documento do carro e carteira de habilitação. O homem religioso disse asperamente: - Seu policial, se vai me multar, multa logo que estou com pressa. E então o policial respondeu: - Sabe senhor, antes de eu andar com Jesus, antes de eu me converter, eu era igual ao senhor: irresponsável, inconsequente, apressado, mas quando passei a andar com Jesus minha vida mudou. Eu vou te dar um conselho. Ouvi dizer que seguindo aqui reto nesta avenida, tem uma igreja cujo pregador fala de Jesus para as pessoas e esse Jesus pode mudar a sua vida assim como mudou a mnha. O único detalhe é que o pregador ao qual o policial se referia, era o motorista inconsequente.

QUANDO UMA PESSOA SE ENTREGA A JESUS, ELA NÃO MUDA DE RELIGIÃO. ELA MUDA DE CAMINHO. ELA MUDA DE COMPORTAMENTO. ELA DÁ FRUTOS DE ARREPENDIMENTO. ELA CAMINHAVA EM DIREÇÃO À MORTE, AGORA CAMINHA EM DIREÇÃO À VIDA.

Jesus Cristo disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me”. (Lc 9.23)
Ele também disse: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. (Jo 14.6) Ele é o verdadeiro Caminho. Aleluia! Quando temos essa compreensão, tudo muda em nossa vida.

O andar com Deus tira o nosso “eu” do trono e coloca a vontade do Senhor acima de tudo.

e) Em uma época em que tantas pessoas se recusavam a caminhar com Deus, Noé escolheu andar com Ele.
Noé era homem íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus. (Gn 6.9)
Como está escrito na Palavra, a geração de Noé foi muito perversa, sem referencial, semelhante a que vivemos hoje, pois Jesus Cristo disse que assim como foi nos dias de Noé, será na volta do Filho do Homem (Mt 24.37).
A época de Noé foi marcada pela lascívia, por pecados, os mais vergonhosos possíveis, mas no meio daquela geração existiu um homem justo, íntegro entre os seus contemporâneos, que escolheu obedecer a Deus.

CONCLUSÃO
1)     Hoje é o dia de fazer a escolha pelo caminho certo!
2)     Hoje é o dia de escolher andar com Deus.
3)     Hoje é dia de Jesus Cristo habitar em sua vida.
4)     Hoje é dia do Espírito Santo guiar seus passos.
5)     Ande com Deus.

Em Cristo,

Pr. Anderson Vieira