segunda-feira, 6 de agosto de 2007

Aparência – Fator determinante

Aparência – Fator determinante

A paz de Cristo. Quero abordar neste artigo o tema “aparência”. O novo Aurélio define aparência como: Aquilo que se mostra à primeira vista, exteriormente, aspecto, sinal exterior. Desde a antiguidade a aparência vem sendo abordada, inclusive, a Bíblia Sagrada, tanto no Velho quanto no Novo Testamento relata-nos acerca da aparência de vários personagens como: Lúcifer, Adão, Eva, Sansão, Absalão, Davi, Paulo, e até mesmo acerca do Mestre Jesus, que, segundo a Palavra não possuía qualquer beleza ou majestade que nos atraísse.

A aparência no âmbito social tornou-se um fator determinante. Para concorrer a uma vaga de emprego, o candidato deve enviar o currículo juntamente com sua foto, acredito piamente que mesmo tendo uma boa bagagem profissional, não tendo boa aparência, dificilmente obterá a vaga, estou dando esse diagnóstico por inferência. No “American Idol Britânico” me chamou a atenção um calouro gordinho, com um dos dentes quebrados, alguém que não se enquadra nos padrões de beleza dos nossos dias. Os jurados ao vê-lo estamparam em seus rostos deboche e o candidato não se abalou. E quando abriu a sua boca, cantou ópera de tal maneira que deixou Simon Cowell, um dos jurados mais críticos, simplesmente de boca aberta. O julgamento pela aparência traiu o corpo de jurados e milhares de pessoas na platéia que romperam em lágrimas. Afinal, como um cara de dente quebrado, gordinho e vendedor de celular poderia cantar ópera? Não é um perfil da sociedade contemporânea.

Nada melhor que números para se comprovar aquilo que se diz. Veja bem, hoje o Brasil já ultrapassa os Estados Unidos em número de cirurgias plásticas estéticas, tornando-se o país que mais fez esse tipo de intervenção no mundo. Eu disse do mundo. Segundo a jornalista de beleza Inês de Castro, nós temos uma média de 01 milhão de plásticas por ano nos dias de hoje, sendo 40% lipoaspirações. E dados recentes apontam que a juventude também entrou na onda de fazer cirurgia plástica. Não sou sociólogo, nem antropólogo para aprofundar-me em paradigmas sociais brasileiros, mas quero fazer algumas considerações à luz das Escrituras Sagradas rapidamente.

Em relação ao julgamento por aparência envolvendo pessoas, há um caso bíblico envolvendo o Profeta Samuel e os filhos de Jessé, relatado em 1 Sm 16 nos versículos 6 e 7: Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou:”Com certeza é este que o Senhor quer ungir”. O Senhor, contudo, disse a Samuel: “Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração”. Oh Glória, Deus não vê a questão dos olhos verdes, nem tampouco peso, cor, etnia ou algo assim, Deus sonda o quebrantamento e as intenções de nossos corações. Em dias em que se supervalorizou tanto a aparência, Deus nos motiva a caminhar na contra mão dos padrões pré-estabelecidos.

Tiago em sua epístola, capítulo 2, vai dizer que não se deve fazer “acepção” de pessoas nas sinagogas. Se o Espírito Santo levou-o a escrever sobre isso é porque algo estava acontecendo dessa natureza. Em nossas igrejas acontece algo parecido? Acepção é uma palavra semelhante à aparência. Tiago faz uma analogia entre um homem em trajes de luxo e um pobre, quem sabe, mal vestido. Ele nos exorta a não fazermos distinção. Em outras palavras, igreja de Cristo, pare de olhar as aparências, tratai a todos com amor. Em Romanos 2: 11 está escrito que para com Deus não há acepção de pessoas.

As aparências são enganosas, Salomão nos alerta, há caminhos que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte, ou seja, existem caminhos de aparência agradável aos olhos humanos, mas na realidade são abismos para a nossa alma. Os animais mais belos da natureza com cores vivas e encantadoras na maioria das vezes são altamente venenosos. O fator determinante deve ser o Espírito Santo, Ele nos guiará a tomar as decisões corretas e sábias.

Busquemos um olhar como o de Jesus, um olhar santo, manso, sublime e suave. Felizes os limpos de coração, porque verão a Deus, disse Jesus.

Sê tu uma bênção.
Em Cristo,
Anderson Vieira