terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Israel e sua crise de Identidade

“...escolhe agora um rei para que nos lidere, à semelhança das outras nações”. I Sm 8:5b NVI

A paz de Cristo. Hoje escrevo acerca do primeiro livro do profeta Samuel. O trecho bíblico citado mostra as autoridades de Israel colocando o profeta Samuel contra a parede e pedindo um rei à semelhança das outras nações. É interessante essa palavra “semelhança”, já que, a nação de Israel poderia ser muitas coisas, menos semelhante a outras nações, pois sua história peculiar não lhe permitia comparar-se a nenhuma outra nação da face da terra.

Israel, de acordo com a Bíblia, foi a nação formada pelas 12 Tribos, um povo descendente de Abraão, Isaac e Jacó. Sob a liderança de Josué os israelitas conquistaram a terra de Canaã, abandonaram o nomadismo e se estabeleceram nas terras conquistadas, dividindo o território entre as 12 tribos. Contudo não existia um verdadeiro poder central e cada tribo governava a si própria. A união entre as tribos era tão frágil que por vezes guerreavam entre si. Em um momento raro de união, Israel decidiu abandonar a Teocracia e instaurar a Monarquia. Decidiram abandonar o governo divino e submeter-se ao governo humano. Vale lembrar que quando o povo de Israel estava acampado ao sopé do Monte Sinai, Deus disse por intermédio de Moisés: "Vós mesmos vistes o que fiz aos egípcios, para vos carregar sobre asas de águias e vos trazer a mim. E agora, se obedecerdes estritamente à minha voz e deveras guardardes meu pacto, então vos haveis de tornar minha propriedade especial dentre todos os outros povos." Os israelitas responderam: "Tudo o que Jeová falou estamos dispostos a fazer." (Êxodo 19:4, 5, 8) Celebrou-se um pacto e nasceu a nação teocrática de Israel. – (Deuteronômio 26:18-19).

A pergunta que me incomoda e levou-me a escrever este artigo é: Será que o povo de Israel não sabia quem era? Havia uma crise de identidade instaurada neste povo Kadosh de dura cerviz? No grego bíblico, "teocracia" significa governo [krátos] de Deus [theós]. Que governo melhor poderia haver do que o do próprio Deus? Após contemplar tudo que Deus fez, simplesmente abandonaram-NO como algo descartável e fizeram requerimento de algo que segundo os seus interesses egoístas pareceria ser melhor.

À semelhança da atitude da Nação de Israel, nós, que, por receber a Cristo como único e suficiente Senhor e Salvador, também nos tornamos Israel de Deus, o povo eleito, da aliança e da adoção, povo do qual Deus chamou para uma relação de amor e comunhão, também sofremos crises de identidade e tais crises têm nos levado a copiar o mundo e a esquecer-nos de qual modelo/padrão de vida devemos realmente seguir. Quem é quem tem governado a nossa vida? Quais princípios têm guiado a nossa vida? A palavra de Deus declara: "Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança." (Sl 33.12)

Quem está no controle da sua vida? Permita que o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Pão da vida, Estrela da manhã, Bom pastor, Leão de Judá, Carpinteiro, Pedra Angular, Cordeiro de Deus, Meigo Nazareno, o Senhor Jesus Cristo reine em seu coração por toda a eternidade.

Em Cristo,
Anderson Vieira