terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Davi - Angústia e Clamor diante de Deus

“Na minha angústia, clamei ao Senhor; clamei ao meu Deus. Do seu templo ele ouviu a minha voz; o meu grito de socorro chegou aos seus ouvidos”. II Sm 22:7 NVI

A paz de Cristo. Dando seqüência aos estudos do Antigo Testamento, abordo hoje II Samuel. O verso que cito acima é uma declaração de Davi, é um cântico entoado em um momento em que Deus havia livrado Davi das mãos de todos os seus inimigos e das mãos de Saul. (II Sm 22:1)
Em toda a Bíblia Sagrada encontramos homens e mulheres que durante a sua vida prestaram adoração a Deus, mas não houve ninguém como Davi. Cantar e dançar ao som de todo tipo de instrumento era algo corriqueiro na vida do rei Davi. E o interessante é que, ele não só adorava com excelência, como a nação de Israel ao vê-lo adorar, também adorava a Deus com imensa alegria. (II Sm 6:6)
Ao olhar para o cântico que Davi ofertou a Deus, eu entendo que ele adorava ao Senhor de tal maneira por duas razões:
1) Davi conhecia bem o Deus que ele servia e cria. O cântico entoado no capítulo 22, a partir do verso 2 demonstra isso com clareza: O SENHOR é o meu rochedo, e o meu lugar forte, e o meu libertador. Deus é o meu rochedo, nele confiarei; o meu escudo, e a força da minha salvação, o meu alto retiro, e o meu refúgio. Ó meu Salvador, da violência me salvas... Podemos até dizer que esse cântico é uma declaração de amor a Deus. Aleluia!
2) Davi conhecia bem a si mesmo. Conhecia bem a sua maneira de viver: Recompensou-me o SENHOR conforme a minha justiça; conforme a pureza de minhas mãos me retribuiu. Porque guardei os caminhos do SENHOR; e não me apartei impiamente do meu Deus. Porque todos os seus juízos estavam diante de mim; e de seus estatutos não me desviei. Porém fui sincero perante ele; e guardei-me da minha iniqüidade. E me retribuiu o SENHOR conforme a minha justiça, conforme a minha pureza diante dos seus olhos. (II Sm 21-25)
Davi conhecia bem a Deus porque estabeleceu uma relação de intimidade com o Senhor. Só alguém íntimo de Deus é capaz de atribuir tais adjetivos ao PAI com tanta naturalidade.
Davi também conhecia a si mesmo. Ele viveu momentos de angústia fugindo de Saul; viveu momentos dificílimos com seus filhos que nasceram em Hebrom: Amnom, Quileabe, Absalão, Adonias e Itreão; arcou com a punição pelo adultério com Bate-Seba; não pode construir o templo ao Senhor, passando a missão a Salomão; errou ao fazer o recenseamento e foi penalizado. Enfim, Davi teve inúmeros acertos e erros, mas foi um homem segundo o coração de Deus, um verdadeiro adorador, alguém que não oferecia a Deus algo que não lhe custasse nada. E por fim, foi um homem que na hora da angústia colocava o rosto no pó e clamava a Deus por socorro com um coração quebrantado, despindo-se da túnica de rei e colocando a túnica do maior adorador que a terra já contemplou.
Se você está passando por lutas, provações, vales e decepções, siga o exemplo de Davi e declare: Contigo posso avançar contra uma tropa; com o meu Deus posso transpor muralhas. (II Sm 22:30)
O Senhor vive! Bendita seja a minha rocha! Exaltado seja Deus, a Rocha que me salva, que salva a todos nós. Bendiremos ao Senhor o tempo todo.
Que Deus te abençoe. Fica firme, Deus é fiel.