terça-feira, 20 de maio de 2008

Deus, não há quem te possa resistir

“Senhor, Deus dos nossos antepassados, não és tu o Deus que está nos céus? Tu dominas sobre todos os reinos do mundo। Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se a ti”. (2 Cr 20:6)

A paz de Cristo। Continuo a seqüência de estudos do Velho Testamento। Pela infinita misericórdia do Altíssimo hoje abordo o segundo livro de Crônicas। A porção das Sagradas Escrituras em destaque mais acima é uma parte da oração feita a Deus por Josafá, rei de Judá, em um momento que seu reino estava prestes a ser atacado pelos amonitas, moabitas e habitantes dos montes de Seir, inimigos declarados. Enfim, um exército enorme e muito poderoso.
Quero já destacar no início deste texto que ao perceber o perigo iminente, Josafá foi imediatamente falar com Deus (Jr 29:13)। Josafá se dobrou diante Daquele que poderia resolver a situação, ao invés de ficar murmurando pelos cantos como muitos de nós fazemos muitas vezes. Pode ser que você esteja lendo esse texto e esteja passando por uma verdadeira guerra. Fica a pergunta. Já falou com Deus?

Quase no fim da oração Josafá faz uma declaração fantástica a Deus: “...Pois não temos força para enfrentar esse exército imenso que vem nos atacar। Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para ti”। (2 Cr 20:12) – Essas últimas palavras mostram uma verdadeira entrega। Revelam que Josafá apesar de rei, estava rendido com corpo e alma diante do trono do Deus Criador, o Guarda de Israel, o Todo-Poderoso। E essa atitude de Josafá é o inverso das nossas muitas vezes। Como temos dificuldade em render-se ao PAI (Sl 46:10b), temos resistência em nos humilhar-mos na presença D’Ele e nos aquietar-mos e dizermos: - Descansados estamos porque sabemos que o SENHOR é Deus।É interessante que o rei dizia não saber o que fazer diante daquela situação, mas com aquela oração estava tomando a atitude mais sábia possível। Aquele clamor implicaria na sua vitória sobre os seus inimigos. Aquela súplica estava indo ao céu como incenso suave e alcançando o coração de Deus. Como disse o salmista: “Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”. (Sl 51:17)

A oração de Josafá foi surpreendente, mas a resposta de Deus mais surpreendente ainda। O Espírito do SENHOR veio sobre Jaaziel e ele declarou: Escutem todos os que vivem em Judá e em Jerusalém e o rei Josafá! Assim lhes diz o SENHOR: “Não tenham medo nem fiquem desanimados por causa desse exército enorme. Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus”. (2 Cr 20:15) – ...Vocês não precisarão lutar nessa batalha. (2 Cr 20:17) – Aleluia!

É isto que Deus faz quando confiamos plenamente em seu poder। Pela fé vejo Deus do seu trono dizendo aos seus anjos que Josafá e o povo clamaram com sinceridade esperando auxílio divino. E mandando imediatamente a resposta. Após a resposta de Deus os homens deram graças a Deus, cantaram, entoaram louvores e quando chegaram ao lugar de onde se avistava o deserto, olharam para o imenso exército e viram apenas cadáveres no chão, ninguém havia escapado. Glória a Deus! Aleluia!

Não sei qual é o seu inimigo, mas se você orar, descansar em Deus e entoar cânticos de vitória, Deus segundo o Seu infinito poder e misericórdia, poderá reduzir o seu inimigo a pó। Força e poder estão em tuas mãos, e ninguém pode opor-se ao SENHOR dos Exércitos.

Confia em Deus। Segura na mão de Deus. Fala com Deus.O apóstolo Paulo nos diz em 2 Co 2:14 “Graças a Deus que, em Cristo, sempre nos leva em triunfo, e por nós manifesta a fragrância do seu conhecimento em todo lugar”. Glórias ao Senhor!!!

Em 1 Jo 5:4-5 está escrito: “Todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé। Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?”.

A vitória é nossa em nome de Jesus. Deus, não há quem te possa resistir.
Em Cristo,
Anderson Vieira