sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jesus - Um Comunicador Extraordinário

A paz de Cristo. Os comunicadores dos púlpitos das igrejas fazem uso de homilética, técnicas retóricas, possuem eloqüência, além de aparato tecnológico de última geração que inclui microfones espetaculares, data-show, ambiência sem ruídos para facilitar o feedback etc. Mas por que será que a grande maioria, mesmo com técnicas, equipamentos, e até quem sabe, muito esforço, não consegue chegar nem perto do grau de excelência de comunicação que Jesus exerceu? Bem, acredito que o próprio Jesus pode nos revelar alguns fatores que podem estar contribuindo para a falta de êxito e/ou feedback dos pregadores/comunicadores junto aos ouvintes:
a) Diferente de muitos, Jesus sabia para quem falava e o que falar.
b) Diferente de muitos que abusam de um “evangeliquez” que deixa qualquer visitante desorientado, Jesus identificava as pessoas para as quais estava dirigindo as palavras e então fazia uso de exemplos co-relacionados ao tipo de vida que tais pessoas levavam, quer fossem mulheres, pescadores, fariseus, publicanos, samaritanos, romanos, entre tantos outros. Independente do público a mensagem era adequada a fim de não haver ruídos na comunicação.
c) Mesmo sem microfone, alto falante e mesa de som, Jesus obtinha êxito usando a natureza em seu favor. No sermão da montanha, procurou um lugar mais alto e isso fazia com que a sua voz ressoasse melhor. Às margens de um lago se aproveitava da reverberação.
d) Diferente de muitos que se utilizam de técnicas de manipulação de massa, Jesus pregava com autoridade e unção, sem emocionalismo e a mensagem ia direto ao coração.
e) Ao contrário de muitos que pregam aquilo de seus próprios interesses, Jesus estava sempre em oração e pregava mensagens que recebia direto do trono do Pai।
Muitos pregadores querem ser bem-sucedidos no púlpito। É simples, basta seguir os exemplos de Jesus, um comunicador extraordinário.

Em Cristo,
Anderson Vieira