segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Precipitação leva à ruína

“O homem paciente dá prova de grande entendimento, mas o precipitado revela insensatez”. (Pv 14:29)

A paz de Cristo। Verdadeiramente toda a Escritura é útil para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. Como são felizes os que andam em caminhos irrepreensíveis, que vivem conforme a lei do SENHOR e obedecem aos seus estatutos. A Palavra de Deus é o manual de vida para nós cristãos (pequenos cristos), e sobre um texto nela inserido quero meditar.

Salomão com sua sabedoria peculiar declarou que o precipitado revela insensatez। Disse também que é melhor encontrar uma ursa da qual roubaram seus filhotes do que um tolo em sua insensatez.

A precipitação é um mal a ser batido assim como a ansiedade। O homem precipitado não sabe esperar em Deus, caminha em direção à ruína e demonstra falta de confiança e fé no SENHOR a ponto de NÃO aguardar o SEU agir. E todo aquele que toma a frente de Deus é mesmo insensato. A precipitação é um atropelo sobre a paciência. É uma atitude impensada, movida na maioria das vezes pelas circunstâncias. Muito melhor é esperar no SENHOR, mas sem o fruto do Espírito a vulnerabilidade é fatal e a precipitação fica à espreita só aguardando o momento de entrar em ação.

Saul é um exemplo bíblico daquilo que a precipitação é capaz de fazer। Diz a Bíblia que Saul havia sido ungido rei e recebido algumas instruções do profeta Samuel: “ Vá na minha frente até Gilgal. Depois eu irei também, para oferecer holocaustos e sacrifícios de comunhão, mas você deve esperar sete dias, até que eu chegue e lhe diga o que fazer”. (I Sm 10:8) – Mas na frente, no capitulo 13, olha o que acontece: Os filisteus haviam se reunido para lutar contra Israel e quando os soldados israelitas viram que a peleja ia ser ferrenha fugiram para buracos e cavernas. Saul estava em Gilgal e os soldados que estavam com ele tremiam de medo. Já haviam se completado os sete dias e Saul esperava Samuel, até que os soldados começaram a dispersar devido ao medo e Saul então resolveu oferecer o holocausto. Diz a Bíblia que quando Saul acabou de oferecer holocausto, Samuel chegou e disse: “Você agiu como um tolo, desobedecendo ao mandamento do SENHOR, o seu Deus, lhe deu; se você tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel”.

(I Sm 13: 5-13) – A precipitação de Saul lhe custou caro। Um ato precipitado jogou pelo ralo o seu ministério. Saul perdeu o reinado, mas o que eu e você podemos perder ao agirmos com precipitação?

1. Perdemos a oportunidade de contemplar a perfeita e soberana vontade de Deus em nossas vidas;
2. Perdemos a oportunidade de exercer o domínio próprio e a paciência, e sermos aprovados por Deus;
3. Perdemos a chance de discernir que o tempo de Deus não é o nosso tempo;
4. Perdemos a oportunidade de contemplar o milagre através da nossa fé;
5। Perdemos a chance de declarar com nossas atitudes o quanto confiamos no SENHOR.

Não sejamos precipitados e, sim, pacientes। Como Tiago disse: “Sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como ESPERA com PACIÊNCIA até virem as chuvas do outono e da primavera”. (Tg 5:7)

Deus nos livre de toda precipitação, esperemos no SENHOR।

Em Cristo, pacientemente,
Anderson Vieira