terça-feira, 21 de outubro de 2008

Jejum – Parte I

A paz de Cristo। Faz algum tempo que eu quero escrever sobre jejum. Finalmente tomei coragem. Vamos lá. Eu tenho dito, o cristianismo vai muito além da fé ou do fato de freqüentar uma igreja, ele é o exercício da Palavra de Deus através de um estilo de vida. E esse viver com a mente de Cristo nos direciona a buscar as coisas do alto e a agir sempre na direção do Espírito. Mas não são poucas as vezes que a nossa natureza pecaminosa busca fazer com que percamos o foco daquilo que é eterno. Daí a necessidade de nos fortalecermos, vigiarmos e alimentarmos o Espírito. E uma forma de ganhar massa espiritual é através do jejum.

Mas, o que é o jejum? Podemos definir o jejum como abstinência total ou parcial de alimentos sólidos ou líquidos com finalidade espiritual. O jejum é centrado em Deus. O Rev. Hernandes Dias Lopes define o jejum como “Fome de Deus”. Apesar da pouca ênfase em nossos dias, o jejum é bíblico. O jejum é utilizado para enfraquecer a nossa carne, quebrantar a nossa vida e nos fortalecer no SENHOR.

No Antigo Testamento o jejum é encontrado sendo praticado como sinal de arrependimento (I Sm 7:6), pedido de proteção (Ed 8:21), em favor da nação (Ne 1:4), entre outras coisas. Moisés jejuou 40 dias (Dt 9:9), Daniel jejuou 21 dias (Dn 10:1-3), Davi jejuou 7 dias (II Sm 12.16-18) e para as mulheres não se sentirem discriminadas, também temos Ester que jejuou 3 dias (Et 4:15-16).

Já no Novo Testamento Jesus além de ter jejuado 40 dias (Mt 4:2), enfatizou a prática do jejum e a forma pela qual deve ser feito várias vezes, entre elas: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”. (Mt 6:16-18) - O Apóstolo Paulo também jejuava constantemente (II Co 11:27).

Assim discernimos que a prática do jejum fez parte da vida de homens e mulheres de Deus e os fortaleceu em momentos importantíssimos da história bíblica. Do mesmo modo Deus quer e pode nos fortalecer através do jejum. Com o jejum recebemos autoridade, tanto que Jesus disse que alguns demônios só são expelidos com jejum (Mt 14:21). Busquemos direção do Espírito Santo para jejuar e o façamos de acordo com a nossa necessidade.

Continua...

Em Cristo,
Anderson Vieira