sábado, 7 de fevereiro de 2009

TV – Tome cuidado

A paz de Cristo seja contigo। Escrevo o artigo desta semana a TV brasileira. Antes de fazer uma análise como cristão, quero fazer uma análise como comunicólogo, publicitário e telespectador. Ultimamente o conteúdo programático dos principais canais de televisão dá ânsia de vômito, repulsa, nojo. Há uma tentativa de uniformização do comportamento humano pautada na imoralidade, sendo a programação uma ferramenta sagaz de manipulação, cujo ápice ocorre na quebra dos valores morais.

Hoje, ao ligar a TV no seu lar, dependendo do programa que estiver passando, é possível sentir o odor da podridão como que de um esgoto a céu aberto correndo bem próximo ao sofá, ali na sala। Além da imoralidade, outra questão interessante é o consumismo. A TV dita moda, as regras de beleza, o comportamento social. É também graças à televisão que o homossexualismo, o adultério, a rebeldia, o consumismo desenfreado, entre outras coisas são vistos hoje com naturalidade. Alguns chamam isso de “quebra de paradigmas e modernidade”, eu chamo de “fundo do poço”.

Na ótica de cristão, digo que é alarmante como as TVs, incluindo aquela que o “bispo” é proprietário, se propõem a romper com as valores cristãos। A programação de modo geral, tendo como maior agente propagador as novelas, através de seus teledramaturgos, exploram questões como homossexualismo, adultério, esoterismo, espiritismo, hinduísmo, criacionismo, etc, como se fossem os melhores princípios de vida.

Quando o telespectador se identifica totalmente com a novela, não conseguindo diferenciar o real da fantasia, ele toma para si os princípios morais da novela para a sua própria vida। Os atores interpretam personagens bem-sucedidos, pessoas com poder, seja ele representado por dinheiro, beleza ou intelecto. Interpretam ainda homossexuais, lésbicas, adúlteros, pervertidos, entre outros, e pessoas tomam esse tipo de conduta para si, como se isso fosse uma coisa digna de ser ostentada e então vivem em função desse modelo, desse estereótipo.

Tem uma novela no ar que está uma verdadeira febre e prega o hinduísmo। Grande parte da população indiana é hindu. O hinduísmo é uma religião politeísta com mais de 30 milhões de deuses, que são adorados das mais diversas maneiras, desde ratos a vacas, etc. Para você ter uma idéia do poder de persuasão de uma novela, os 400 indianos que vivem na cidade de São Paulo, segundo o Consulado-Geral da Índia, andam surpresos com a repercussão da novela da emissora líder de audiência no horário. Desde a estréia, os sáris (roupas típicas), as pulseiras coloridas e até o bindi (símbolo do terceiro olho colocado entre as sobrancelhas) usado pelo elenco começaram a evaporar das lojas especializadas. Também cresceu o movimento em restaurantes, escola de dança, centros de ayurveda (tradiconal medicina indiana) e com certeza, os adeptos do hinduísmo.

A Revista Ultimato On Line de 4 de fevereiro de 2009 traz uma matéria interessante:

Além das bobagens de sempre, agora as pesquisas apontam uma novidade nas novelas, se é que não sabíamos: aonde chega o sinal da Globo, aumenta o número de separações। Não é preciso ser um gênio para perceber como as novelas tratam o casamento, as relações pessoais e, especialmente, os valores cristãos.

A novidade está na pesquisa dirigida pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sugere uma ligação entre as novelas da Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas। Publicada pela BBC.com, a pesquisa leva em conta os censos dos anos 70, 80 e 90 e o alcance da TV Globo em todo o país. Para os autores, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível”.

Não parece história da carochinha, como é o caso dos dramalhões। Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Já a novela da emissora do “bispo” mostra mutantes, lobisomens, vampiros, etc. Acho que qualquer comentário aqui é perda de tempo. O BBB também nem é digno de ser comentado.
O homem que nasceu de novo, que assumiu um compromisso genuíno com Cristo, deve ser vigilante em relação à televisão. A questão não é jogar o televisor pela janela, mas selecionar aquilo que vai assistir, a fim de não contaminar a si mesmo e nem aos da sua casa. Paulo disse:
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualquer outra। coisa, fazei tudo para glória de Deus”. (I Co 10:31) - “Fujam da imoralidade sexual”. (I Co 6:18) - “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas”. (Cl 3:2) - “Tudo me é permitido, mas nem tudo convêm. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”. (I Co 6:12)

Dediquemos o nosso tempo ao maior referencial de comportamento, de caráter, de serenidade, respeito e moralidade que a terra já vislumbrou: Jesus Cristo। Chega de horas frente à TV vendo aquilo que não presta e não edifica. Adoremos a Deus em todo o tempo, em espírito e verdade, isso inclui, quando estivermos escolhendo um programa de TV.

Em Cristo,
Anderson Vieira
Soli Deo Gloria