sábado, 31 de janeiro de 2009

Meninos Inconstantes ou Homens na fé?

“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”। (I Co 13:11)

Graça, paz e misericórdia da parte de Deus Pai e de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo। Gostaria de começar esse texto perguntando se assim como eu, alguma vez você já agiu, já teve atitudes imaturas, de “menino”, impensadas. Quantas são as vezes que apesar de certo tempo de caminhada cristã nos pegamos agindo como meninos, agindo sem pensar nas conseqüências. O texto do Apóstolo Paulo acima citado mostra dois extremos: O “menino” é aquele que age por impulso, sem pensar. Apenas age e só depois de ter feito algo, entenderá e sofrerá as conseqüências pelos seus atos. O “homem” é alguém provido de maturidade, discernimento, é alguém que deixou de ser menino e amadureceu, é alguém que pensa antes de agir.

Noutro texto endereçado aos coríntios Paulo diz: “Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo। Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições...” (I Co 3:1-2). No versículo subseqüente, Paulo mostra a razão pela qual deu-lhes leite e os tratou como crianças em Cristo, ou podemos dizer “meninos”. - “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens”? (I Co 3:3)

O desejo de Deus é que deixemos de beber leite e venhamos a comer alimento sólido। A vontade de Deus é que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, para que não sejamos mais MENINOS INCONSTANTES, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. (Ef 4: 13 -14) Ênfase minha.

Deus quer nos levar a um novo nível espiritual। Deus não quer que sejamos nanicos espirituais. Ele quer que cresçamos dia após dia. É hora de amadurecimento. É hora de experimentar coisas novas. Mas Deus só nos levará a um novo nível espiritual quando deixarmos as meninices de lado.

Que Deus através do seu Santo Espírito nos fortaleça e faça de cada um de nós verdadeiros homens espirituais।

No amor de Cristo,
Anderson Vieira
Soli Deo Gloria