quinta-feira, 3 de setembro de 2009

APOSTASIA

“Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24।12 NVI)

A paz de Cristo। Apesar da grande exposição do Evangelho na mídia televisiva, da abertura de igrejas evangélicas como jamais se viu e da facilidade que é adquirir um exemplar das Escrituras Sagradas, é notório que o amor se esfriou. Fora da ambiência eclesiástica isso não é novidade para absolutamente ninguém, mas dentro das igrejas isso se torna cada vez mais perceptível.

Jesus foi enfático: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará”। Esse esfriamento do amor é uma conseqüência do amor superficial que temos estabelecido para com Deus. A maioria das pessoas deixou de amar o Pai. E se essa relação no sentido vertical vai mal, as relações no sentido horizontal também declinam. O apóstolo João disse que devemos amar uns aos outros porque o amor procede de Deus e também que aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. (I Jo 4.7-8)

Estamos vivendo um momento de apostasia e de inversão de valores। A palavra “apostasia” significa “Ato de desviar-se ou afastar-se do relacionamento com Deus”. O Dicionário Aurélio define como: Apostasia (do grego apostasia) - 1. Separação ou deserção do corpo constituído (de uma instituição, de um partido, de uma corporação) ao qual se pertencia. 2. Abandono da fé de uma igreja, especialmente a cristã. 3. Abandono do estado religioso ou sacerdotal.

Jesus Cristo quando indagado acerca de qual era o maior mandamento da Lei, respondeu: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”। Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo”. (Mt 22. 36-39)

As orientações mais importantes de Jesus estão sendo apagadas paulatinamente da memória dos cristãos। A palavra do momento hoje é “milagre”. Mas milagre que não se desdobra em relacionamento sincero e submissão a Deus é preocupante. Por essa razão temos Escolas Bíblicas Dominicais vazias, cultos frios, desinteresse por Deus, por Sua obra e, conseqüentemente, pelas almas.

A apostasia, o abandono do primeiro amor e a banalização da Palavra de Deus já é uma realidade। Por isso Jesus disse: “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”. (Mt 24:13)

“...levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos”। (Mt 24:11)

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas।

No amor Daquele que é o primeiro e o último, que esteve morto, mas vive pelos séculos dos séculos e tem as chaves da morte e do inferno.
Anderson Vieira