segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Maria Madalena e Jesus, o Cristo

Erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. (Jo 8.10-11 Bíblia Genebra)

A paz de Cristo। A situação narrada na Bíblia Sagrada, no Novo Testamento, que envolve Jesus, Maria Madalena, escribas e fariseus, com certeza pode nos trazer ensinos de grande valia. Entre eles, o de revelar a capacidade que Jesus tem de transformar a vida de uma pessoa que o encontra de forma singular.

Permita-me dar uma atenção especial para Maria Madalena: Maria era conhecida como Madalena, nasceu numa cidade chamada Magdala, região pesqueira da Galiléia, próximo da cidade onde Jesus viveu boa parte de sua vida। Maria Madalena é mencionada nas Escrituras pela primeira vez em (Lc 8.3) como uma das mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos (Maria Madalena foi liberta de sete demônios) e de enfermidades pelo Senhor Jesus, a palavra diz também que ela prestava-Lhe assistência com os seus bens. Essa mulher acompanhou Jesus em sua última viagem a Jerusalém (Mt 27.55), manteve-se junto à cruz na crucificação, onde permaneceu até estar tudo terminado. No primeiro dia da semana, ela, juntamente com Maria, mãe de Tiago (Mt 28) foram ao sepulcro levando especiarias para poderem ungir o corpo de Jesus, mas a pedra do sepulcro estava revolvida e o corpo já não estava lá. Maria Madalena foi a primeira mulher a ver Jesus ressurreto (Jo 20.16).

Resumir as citações sobre essa mulher e fico pensando que, ela tem mais destaque nas Escrituras Sagradas que alguns dos apóstolos, como Bartolomeu e Judas Tadeu por exemplo।

O que podemos aprender com Maria Madalena e seu encontro com Jesus?

1) Jesus é o nosso Advogado – A punição para o adultério segundo a Lei Mosaica era a morte (Dt 22.22). Maria Madalena seria apedrejada. Mas Jesus mostra aos acusadores através de sua indagação que eles estavam desqualificados como juízes (Jo 8.7). Jesus não viola a lei de Moisés, mas age com justiça, até porque sabia que o propósito dos acusadores não era de fazer valer a lei de Moisés, mas sim, armar uma cilada para Ele. Mas o intento deles fracassa. Com apenas uma frase, Jesus faz com que o plano maquiavélico venha a sucumbir. Jesus indica que nenhum procedimento legal foi observado e, portanto, não há base para a condenação outrora proposta. Mas Jesus admoesta Maria Madalena para que não peque mais.

2) Jesus liberta de forma definitiva – Maria Madalena foi liberta, conheceu o Verbo que se fez Carne e tornou-se seguidora fiel de Jesus. Esteve presente em alguns dos acontecimentos mais importantes que envolveram o nosso Senhor Jesus e teve o privilégio de ser a primeira pessoa a vê-lo após ter vencido o confronto com a morte. Vale ressaltar que depois que Pedro e João se retiraram do sepulcro, Maria Madalena permaneceu frente ao túmulo desconsolada e Jesus a honrou. Deus sempre honrará aqueles que o buscam com perseverança; estes, certamente, verão o Cristo Glorificado.

3) Os escribas e fariseus queriam provar a Jesus e também ver a morte daquela mulher. Mas Jesus transformou a maldição em bênção – Após o encontro com Jesus, Maria Madalena foi transformada. Caso os acusadores não tivessem trazido Maria Madalena até Jesus, seu nome quem sabe, nem estaria registrado na Escritura Sagrada. A intenção dos acusadores era má, mas Jesus entrou em cena e mudou as circunstâncias, como Lhe é peculiar.

4) Jesus mudou a história de Maria Madalena – O Senhor também quer mudar a sua história. Você pode não ser um adúltero (a), mas saiba, tendes um Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo. Só Jesus tem poder e autoridade para tirar você da condenação eterna e dar-lhe a vida eterna. Pense nisso.

No amor de Cristo, cujo Reino não terá fim.
Anderson Vieira