quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A gratidão do leproso samaritano

“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou”.(Lc 17.11-19)

A paz de Cristo. Todo final de ano somos levados a refletir acerca dos acertos e erros que tivemos, de como foi o ano. Colocamos no papel projetos para o ano seguinte, lamentamos aquilo que não se realizou como gostaríamos, e na maioria das vezes, esquecemo-nos de agradecer a Deus pelas infinitas bênçãos sobre nossas vidas derramadas. Somos rápidos em cobrar, reclamar e justificar. Em alguns casos exigimos, determinamos que nossa petição seja atendida a qualquer preço diante do amoroso Pai. Quando abençoados, somos vagarosos em agradecer, testemunhar e louvar. Somos ingratos. A religiosidade faz isso conosco, estamos sempre prontos a pedir, mas indispostos a agradecer. Somos insaciáveis, queremos que Deus faça sempre mais e estamos dispostos a fazer sempre menos em prol do reino e de nossa relação com o Criador.

O médico Lucas relata acerca de dez leprosos que saíram ao encontro de Jesus, clamaram por misericórdia e acatando as ordenanças do Mestre, ao mostrarem-se aos sacerdotes foram purificados. Acontece que, apenas um deles, vendo que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz, caiu aos pés de Jesus e deu-lhe graças pelo milagre alcançado. E além de tudo, este que voltou era estrangeiro, um samaritano. Nove dos dez homens seguiram seus caminhos curados. Horas antes clamavam em alta voz pela piedade de Jesus. Agora curados, festejavam a cura, muito longe de Jesus. Ingratos. Apenas um demonstrou um coração grato e pronto a retornar para os pés Daquele que teve piedade dele.

Pessoas com fé, mas depositada muitas vezes no lugar errado, colocam faixas, acendem velas etc, como forma de agradecimento. E, nós, que servimos ao Deus Vivo, o Deus de Abraão, Isaac e Israel, muitas vezes somos incapazes de ter um coração agradecido, como se fosse obrigação de Deus nos abençoar e fazer as nossas vontades.

Que neste fim de 2009 sejamos agradecidos a Deus, que grandes coisas fez por nós. Que nossa alma bendiga ao Pai e não se esqueça de nenhum de seus benefícios. Que reconheçamos que pelo simples fato de estarmos respirando já temos um bom motivo para glorificar o Seu nome.

Reflita sobre isso e que venha 2010.
Com um coração quebrantado e agradecido a Deus,
Anderson Vieira