quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Aparência do mal

Abstende-vos de toda a aparência do mal. (1 Ts 5.22)

A paz de Cristo. Tenho dito com certa frequência aos amigos mais próximos que muitas vezes agimos como se o cristianismo fosse um conto de William Shakespeare. Já o inimigo de nossas almas, investe contra a nossa vida espiritual com seriedade, ao ponto do apóstolo Pedro dizer: “Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. (1 Pe 5.8)

O apóstolo Paulo, em sua carta à igreja de Tessalônica, com sua teologia pragmática, faz uma recomendação digna de apreço: “Abstende-vos de toda a aparência do mal”. (1 Ts 5.22) – Abster é privar-se, conter-se, refrear-se, e Paulo diz referente a TODA aparência do mal.

A aparência do mal não é o mal em si. É o que se mostra à primeira vista. É uma questão de prudência. É um alerta. Todavia, esquecemos que estamos em meio a uma batalha e que nosso adversário lança sem pudor seus dardos inflamados contra nós. Não levamos a sério o fato de que a nossa luta não é contra a carne e nem sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Deveríamos ser simples como a pomba e prudentes como a serpente, mas preterimos fazer uso da armadura de Deus e entramos nos confrontos despreparados. Não oramos nem tampouco jejuamos na maioria das vezes. Muitos de nossos devocionais são substituídos por Big Brother Brasil, A Fazenda e outras imundícies, além do que, grande parte da nossa comunhão é nocauteada por um monte de assuntos em que nada exaltam o reino de Deus.

Eu creio que:
Abster-se da aparência do mal é vigiar, orar, ler e estudar a palavra a fim de que não pereça à semelhança de muitos cristãos que desprezaram o conhecimento. (Os 4.6)

Abster-se da aparência do mal é negar-se a si mesmo.

Abster-se da aparência do mal é reconhecer a fraqueza, a pobreza de espírito e tendo esse entendimento, mergulhar no rio de Deus e ser totalmente dependente do Pai.

Abster-se da aparência do mal é jamais esquecer que ainda existe uma cruz a ser carregada.

Abster-se da aparência do mal é habitar no esconderijo do Altíssimo e à sombra do Onipotente descansar.

Abster-se da aparência do mal é ser prudente e agir como filho de Deus no Facebook, Orkut, Msn. Enfim, no mundo cibernético.

Abster-se da aparência do mal é permanecer firme até a volta do Senhor Jesus Cristo.

Quem tem ouvidos, ouça.

Em Cristo e abstendo-me da aparência do mal,
Anderson Vieira