terça-feira, 5 de junho de 2012


“Deus, nosso Porto Seguro”

Referência: Atos 27; 28.1-3

INTRODUÇÃO
A paz de Cristo. Quando o apóstolo Paulo estava sendo levado para Roma em um navio, o navio sofreu um naufrágio e veio a encontrar porto seguro na ilha de Malta. Esse acontecimento tem muitas lições a nos ensinar.

DESENVOLVIMENTO
Muitas vezes a nossa vida se assemelha a um barco, e por diversas ocasiões temos a impressão que estamos naufragando, mas o SENHOR sempre intervém em nosso favor.
Vamos dar ênfase apenas em três versículos do capítulo 28.
“Uma vez em terra, descobrimos que a ilha se chamava Malta. Os habitantes da ilha mostraram extraordinária bondade para conosco. Fizeram uma fogueira e receberam bem a todos nós, pois estava chovendo e fazia frio. Paulo ajuntou um monte de gravetos; quando os colocava no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão.” (At 28.1-3)

Esta mensagem tem cunho alegórico, figurado, simbólico, não atentando para questões históricas, literárias e gramaticais.

Mar revolto – Representa muitas vezes a nossa vida diante das dificuldades. Um jovem, ainda mais, pois precisa tomar decisões muito importantes como prestar qual vestibular, tirar a carteira de habilitação, buscar a independência financeira , namorar, noivar, casar etc.

Ilha – Representa o próprio Deus vivo e o Senhor Jesus, a nossa Rocha, porto seguro e fortaleza, socorro bem presente na angústia, o fundamento da nossa salvação.

Habitantes da ilha – Representam os anjos do Senhor, sempre nos servindo e cuidando de nós. Representa pessoas que o Senhor coloca em nosso caminho para nos ajudar. Os habitantes ajudaram Paulo e os demais. Paulo pegou graveto e ajudou seus companheiros de viagem.

Fogueira – Representa o Espírito Santo, que consola, ajuda e aquece os corações meio às provações e dificuldades, intercedendo por nós com gemidos inexprimíveis. É importante ressaltar que o Espírito Santo é representado por alguns símbolos como “sopro”, “vento”, “pomba” e “fogo”. É esse fogo de Deus que nos purifica e nos limpa das impurezas do pecado.

Gravetos – Representa o exercício da fé através da obediência, oração, santificação, leitura da palavra e compaixão.

Víbora – As dificuldades que se apresentam para impedir o exercício de uma fé viva, eficaz e poderosa.

CONCLUSÃO
Não importa se o navio da nossa vida está afundando ou se está em meio à arrebentação do mar com grandes ondas, o Senhor, nosso Deus, sempre será uma ilha pronta a nos dar livramento.

Em Cristo, 
Seminarista Anderson Vieira