quarta-feira, 13 de junho de 2012


Esboço Sermão
“Vem. Anda sobre as águas”

Referência: Mateus 14.22-33

Considerações Preliminares
A porção bíblica em destaque conta-nos acerca de uma experiência ímpar vivida por Pedro e demais apóstolos a bordo de um barco no Mar da Galileia. É mister esclarecer que o mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré é na verdade um extenso lago de água doce com comprimento máximo de cerca de 19km e largura máxima de cerca de 13km. Nos tempos do Novo Testamento suas costas contavam com a cidade de Tiberíades, Cafarnaum, Betsaida, Genesaré, entre outras. Também é importante ressaltar que Pedro residia à beira do lago, onde ele trabalhava como pescador. Logo, é possível deduzir que Pedro conhecia o lago como a palma da sua mão.

Introdução
Jesus acaba de realizar o milagre da multiplicação de pães e peixes em Betsaida ao alimentar quase 05 mil homens, além de mulheres e crianças (Mt 14.21) sendo a hora já avançada (provavelmente fim de tarde – Mt 14.15), e então envia os discípulos de barco em direção ao outro lado, para Genesaré (Mt 14.22).  
É nessa travessia que começou no fim da tarde e adentrou a noite é que então os discípulos se veem em apuros, sendo o barco açoitado pelas ondas porque o vento era contrário (Mt 14.24). Já era noite e eles estavam em sérios apuros. Somente por entre 3h e 6h da manhã, que era a quarta vigília da noite, é que o Senhor Jesus dirige-se a eles andando sobre as águas. Ou seja, eles ficaram horas em desespero. Devido a neblina ou névoa característica e comum na madrugada em mares e lagos, isso impossibilitou os discípulos de verem Jesus com clareza. Provavelmente por isso confundiram-no com um fantasma, gritando de medo (Mt 14.26). Porém, Jesus se identifica e profere palavras de segurança: “Tende bom ânimo, sou eu, não temais”. (Mt 14.27) – É então que um dos acontecimentos mais extraordinários da narrativa bíblica acontece, Pedro pede que  Jesus mande-o ir ter com ele sobre as águas, e a resposta de Jesus é mais fenomenal que a indagação: “VEM”.

Desenvolvimento
O que esse acontecimento bíblico pode nos ensinar acerca do poder da fé?

a)    Apenas Pedro teve a ousadia de querer ir ao encontro de Jesus. Os outros ouviram as mesmas palavras de Jesus, mas preferiram ficar no barco e contemplar a experiência sui generis de Pedro (Mt 14.29).

b)   Pedro andou sobre as águas. Quem mais além de Pedro andou sobre as águas, com exceção do Senhor Jesus? Ninguém. O poder da fé o levou a um patamar incomparável.

c)    O medo e a dúvida são grandes inimigos da fé (Mt 14.30-31).

d)   É bem verdade que Pedro se atentou para o vento e começou a afundar, mas clamou por socorro para a pessoa certa: “Senhor, salva-me”. E o Senhor Jesus prontamente atendeu o seu apelo. Quando estamos em perigo, a quem clamamos?

e)    Jesus questionou a pouca fé de Pedro assim como a dúvida, mas isso não invalida a atitude dele ter andado sobre as águas.

f)     Pedro apesar de expressar pouca fé na circunstância vivida, saiu do barco num quadro climático extremo. E os demais apóstolos que nem do barco saíram...

g)    Entendo também que, por fim, Pedro afundar é pedagógico, pois ensina que não devemos tirar os olhos de Cristo em meio aos problemas. Devemos permanecer com os olhos fitos em Jesus, e ainda que comecemos a afundar, Ele tem poder para nos salvar.

Conclusão
Concluo com algumas definições de fé segundo o Novo Dicionário da Bíblia (Ed. Vida Nova).
  • Fé significa o abandono de toda confiança nos próprios recursos;
  • Fé significa lançar-se sem reservas nas mãos misericordiosas de Deus;
  • Fé significa apegar-se às promessas de Deus em Cristo, dependendo inteiramente da obra de Cristo referente à salvação, bem como do poder do Santo Espírito de Deus, que no crente habita, para dele receber fortalecimento diário;
  • Fé implica em completa dependência de Deus e plena obediência ao Senhor;

Jesus nos diz: “Venham. Andem sobre as águas”.

Em Cristo,
Sem. Anderson Vieira

Fontes:
Bíblia de Estudo Dr. Scofield
Bíblia Nova Versão Internacional
Bíblia de Jerusalém
Novo Dicionário da Bíblia – Editora Vida Nova
Livro quem é quem na Bíblia Sagrada – Editora Vida Acadêmica
Site Wikipedia