quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Esboço Sermão – As Marcas de um Herói Bíblico

Referência Gálatas 6.17

O QUE É UM HERÓI?

O Dicionário Online da Língua Portuguesa define “herói” como:
·        O nome dado pelos gregos aos grandes homens divinizados. Aquele que se distingue por seu valor ou por suas ações extraordinárias, principalmente por feitos brilhantes durante a guerra.
·        Principal personagem de uma obra literária (poema, romance, peça de teatro etc.) ou cinematográfica.
·        Principal personagem de uma aventura, de um acontecimento.
Não quero empregar aqui a palavra "herói" no sentido pagão, isto é, grandes vultos humanos divinizados. Quero contextualizar a vida de um “herói à luz da Palavra”, alguém que tem as credenciais bíblicas, alguém do qual o mundo não era digno.
Poderíamos falar de homens mais contemporâneos que fizeram a diferença, verdadeiros heróis como: Jerônimo Savonarola; Martinho Lutero; Jônatas Edwards; João Wesley; Jorge Whitefield; Jorge Muller; Charles Spurgeon, Dwight Lyman Moody; David Wilkerson, entre outros.

INTRODUÇÃO

Mas o protagonista desta mensagem, o nosso herói de carne e osso é um homem chamado Saulo, nascido na cidade de Tarso, judeu por sua origem benjamita e cidadão romano por direito de filiação, que após ter um encontro com o Senhor na estrada de Damasco tornou-se Paulo, que significa: “pequeno” ou “de baixa estatura”. Apesar do nome, Paulo foi um gigante das Escrituras.

Geralmente os heróis seguem um estereótipo. Eles são fortes, musculosos, bonitos e têm superpoderes.
Como você imagina que Paulo era? Um texto apócrifo chamado “Atos de Paulo”, datado do Sec. II d.C., afirma que Saulo de Tarso “era um homem de pequena estatura, parcialmente calvo, pernas arqueadas, de compleição robusta, olhos próximos um do outro, e nariz um tanto curvo.” Mas se a veracidade de sua aparência física não possui fontes dignas de plena confiança, o mesmo não podemos dizer de sua obra em defesa do Evangelho.

DESENVOLVIMENTO

1)    Paulo é o nosso herói de carne e osso porque foi o maior missionário da história da igreja.
·        Paulo fixou-se nas cidades mais importantes do império, porque estava convencido de que a partir dali, o evangelho poderia se espalhar para outros horizontes. Nas quatro províncias que Paulo plantou igrejas, as províncias da Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia Menor, procurou sempre se estabelecer em lugares geográfica, econômica e religiosamente importantes, pois sabia que as igrejas nessas cidades tornar-se-iam multiplicadoras na evangelização mundial;
·        Paulo é também o maior escritor do Novo Testamento, tendo escrito 13 livros.

2)    Paulo é o nosso herói de carne e osso porque é o maior exemplo de perseverança sobre as dificuldades. (2 Co 11.16-27)
·        Recebeu dos judeus cinco vezes uma quarentena de açoites menos um, ou seja, 195 açoites;
·        Três vezes fustigado com varas;
·        Apedrejado uma vez;
·        Três vezes enfrentou naufrágio;
·        Enfrentou prisões;
·        Passou fome, sede, jejum, foi picado por uma víbora etc.

3)    Paulo é o nosso herói de carne e osso porque ousou dar a cara a tapa e dizer aos coríntios "sede meus imitadores como sou de Cristo".  
·        Um exemplo a ser seguido.
·        Testemunho de vida.
·        Coragem para se declarar cristão nos padrões bíblicos.

4)    Paulo é o nosso herói de carne e osso porque não mediu esforços para combater as heresias e anunciar o evangelho de Cristo. (Gl 1.8)         
·        Zelo pela palavra.
·        Zelo pela doutrina.
·        Zelo pelo sacrifício vicário.
·        Zelo pela graça.

5)    Paulo é o nosso herói de carne e osso porque nos ensinou sobre a importância do amor. (1 Co 13)
·        Ainda que se fale a língua dos anjos, sem amor, não tem valor.
·        Uma mulher chegou no pastor e disse: meu esposo não vale nada, não aguento mais aquele traste. Depois os filhos chegaram e disseram: pastor, ele é um péssimo pai, nunca sequer orou com a gente. Depois veio a sogra e disse: isso não é um genro, isso é uma mala sem alça. E até o cachorro se pudesse, reclamaria do homem ao pastor. O pastor chamou aquele homem ao gabinete e disse: sua família não aguenta mais você, dizem que você é um zero a esquerda e que não te suportam mais. Dizem que não te amam, mas eu quero te dizer uma coisa, “eu te amo”. E então abraçou aquele homem que se tornou um excelente marido, bom pai, e um dos maiores ganhadores de almas na igreja. O amor é capaz de nos levar a fazer coisas extraordinárias. O pastor com certeza conhecia as orientações do apóstolo Paulo.

CONCLUSÃO
Para ser um herói bíblico de carne e osso basta obedecer a palavra de Deus. Paulo era homem como eu e você.

Em Cristo,

Anderson Vieira