quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Esboço Sermão – A Fonte da Alegria do Cristão

Referência Lucas 10.17-21

INTRODUÇÃO
Será que Jesus era um homem alegre? Ao longo da história Jesus é retratado nas artes com agigantada tristeza e olhar apático. Isaías profetizou que o Messias seria homem de dores e que sabe o que é padecer. Contudo, se o nosso Senhor foi “homem de dores”, Ele foi ainda mais “homem de alegria”. Podemos deduzir que Jesus era alegre tomando por exemplo o fato de que as crianças eram atraídas a Ele (Mc 10.13-16). Em que colo as crianças se sentem livres para sentar? Com certeza as crianças não são atraídas à pessoas que têm uma feição triste e carrancuda, mas sim por pessoas calorosas, felizes e alegres. Além disso, a alegria de Jesus também pode ser notada por sua participação em ocasiões festivas. No casamento de Bodas de Caná, Jesus proveu o vinho, símbolo da alegria para os judeus. Já referindo-se à festa dada por Mateus, Jesus indagou: “Mas a quem hei de comparar esta geração? ... nós vos tocamos flautas e não dançastes...” (Mt 11.17). Jesus mesmo disse: “Podem, acaso, estar tristes os convidados para o casamento, enquanto o noivo está com eles?” (Mt 9.15). Quando os 70 discípulos voltaram a Jesus com seu relato encorajador, somos informados de que “exultou Jesus no Espírito Santo” (Lc 10.21). A fonte da alegria de Jesus certamente não eram as circunstâncias pois sabemos que o Mestre foi rejeitado, ignorado, maltratado, entre outras coisas. Mas em meio a tanta dor e desprezo, havia um propósito que mantinha acesa a chama da alegria no coração do Messias. Agora... e quanto a nós cristãos? Devemos ter uma vida marcada pela alegria? A Bíblia responde. Os membros da igreja de Jerusalém “partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração” (At 2.46). O Novo Testamento ordena repetidamente que sejamos alegres. No Grego, língua original em que o NT foi escrito, a palavra alegria significa: regozijo, exultação, gozo, grande alegria, estar cheio de alegria. Vejamos as considerações do Apóstolo Paulo: “Regozijai-vos na esperança” (Rm 12.12); “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos” (Fp 4.4); “o fruto do Espírito é ... alegria” (Gl 5.22); “o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo” (Rm 14.17). Se há vários imperativos para que nós cristãos sejamos alegres, qual é a fonte da nossa alegria? Com certeza a nossa alegria não é baseada exclusivamente em circunstâncias, visto que a vida cristã é marcada por dificuldades e provações. Entendo que a alegria do crente é como a de Jesus, baseada em uma certeza fundamentada – uma segurança – em verdades bíblicas inquestionáveis. A nossa alegria não depende de fatos circunstanciais nem daquilo que temos, mas sim daquilo que somos, daquilo que já foi determinado por Deus.

DESENVOLVIMENTO

1)    Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nossa identidade.
·        Somos filhos de Deus (Jo 1.12)
·        Somos raça eleita, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus (1 Pe 2.9)
·        Amados de Deus (Rm 1.7)
·        Benditos do Senhor (Gn 24.31)
·        Benditos do Pai (Mt 25.34)
·        Filhos do Altíssimo (Lc 6.35)
·        Vasos Escolhidos (At 9.15)
·        Eleitos de Deus (Cl 3.12)
·        Herdeiros de Deus (Rm 8.17)
·        Herdeiros do Reino (Tg 2.5)
·        Herdeiros da Promessa (Hb 6.17)
·        Herdeiros da Salvação (Hb 1.14)
·        Santos Irmãos (Hb 3.1)
·        Reis e Sacerdotes de Deus (Ap 1.6)
·        Luz do Mundo (Mt 5.14)
·        Membros de Cristo (1 Co 6.15)
·        Homens de Deus (2 Tm 3.17)
·        Sal da Terra (Mt 5.13)
·        Servos de Cristo (1 Co 7.22)
·        Sevos da Justiça (Rm 6.18)
·        Ovelhas de Cristo (Jo 21.16)
·        Peregrinos com Deus (Sl 39.12)
·        “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus”. (Rm 5.1-2)

2)    Nós, cristãos, temos alegria por causa da certeza de nosso propósito.
·        Fazer o que agrada a Deus nos enche de alegria.
·        Adorar o nosso Criador nos dá alegria.
·        Buscar nosso próprio prazer e felicidade eventualmente produz desapontamento, mas buscar a vontade de nosso Senhor produz uma profunda alegria.
·        Imagine a alegria do coração de cada crente quando ouvir naquele grande dia as seguintes palavras: “Disse-lhe o senhor: Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor (Mt 25.21).

3)    Nós, cristãos, temos alegria porque sabemos que o nosso destino é o céu.
·        Nossas vidas não são sem sentido. O céu será a nossa morada na eternidade.
·        As dificuldades temporárias não são nada comparado ao futuro de glória que nos espera. Paulo disse aos coríntios: “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas.” (2 Co 4:16-18)

4)    Nós, cristãos, temos alegria porque Deus entregou o seu filho Jesus Cristo para morrer pelos nossos pecados.
·        Fomos perdoados.
·        Fomos resgatados.
·        Fomos justificados pelo sangue de Jesus.
·        Fomos regenerados.
·        Fomos salvos da condenação eterna.
·        “Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus”. (Lc 10.20)

CONCLUSÃO

Leiamos o texto de Neemias:

“Esdras abriu o livro diante de todo o povo, e este podia vê-lo, pois ele estava num lugar mais alto. E, quando abriu o livro, o povo todo se levantou. Esdras louvou o Senhor, o grande Deus, e todo o povo ergueu as mãos e respondeu: "Amém! Amém! " Então eles adoraram o Senhor, prostrados, rosto em terra.
Os levitas Jesua, Bani, Serebias, Jamim, Acube, Sabetai, Hodias, Maaseias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã e Pelaías, instruíram o povo na Lei, e todos permaneciam ali. Leram o Livro da Lei de Deus, interpretando-o e explicando-o, a fim de que o povo entendesse o que estava sendo lido. Então Neemias, o governador, Esdras, o sacerdote e escriba, e os levitas que estavam instruindo o povo disseram a todos: "Este dia é consagrado ao Senhor Deus. Nada de tristeza e de choro! " Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei. E Neemias acrescentou: "Podem sair, e comam e bebam do melhor que tiverem, e repartam com os que nada têm preparado. Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá". Os levitas tranquilizaram todo o povo, dizendo: "Acalmem-se porque este é um dia santo. Não fiquem tristes! " Então todo o povo saiu para comer, beber, repartir com os que nada tinham preparado e para comemorar com grande alegria, pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas.” (Ne 8.5-12)

Quero concluir dizendo que a alegria do Senhor é a nossa força. Alegre-se pelo que você é e não pelo que você tem ou está enfrentando. O céu te espera.

Em Cristo,

Anderson Vieira